- Autores: Gubko V. N., Kamanin A. A. (empresa agro-tecnológica "Agros", Centro Federal de Pesquisa, Instituto de Citologia e Genética, Ramo Siberiano da Academia Russa de Ciências)
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva, para suco, para ketchup e polpa de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 116-120
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: 110-180
- Sai: médio, verde escuro
Ao escolher uma variedade de tomate para o plantio, os moradores e agricultores do verão são orientados principalmente por indicadores de produtividade, facilidade de tecnologia agrícola e versatilidade da espécie. Esses tipos de tomate incluem a variedade Canário de meia temporada, que cresce bem tanto no jardim quanto na estufa.
História de criação
Esta cultura foi criada por um grupo de criadores de Novosibirsk (Kamanin, Gubko) em 2005. A principal tarefa dos cientistas foi criar uma variedade que frutifique igualmente bem em campo aberto e em estufa, independentemente da iluminação. A espécie foi inscrita no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Rússia em 2007. No mesmo ano, a variedade foi autorizada a crescer em diferentes regiões da Federação Russa.
Descrição da variedade
O tomate da variedade Canário é um arbusto alto e indeterminado, podendo atingir uma altura de 110 a 180 cm. Os arbustos apresentam folhagem medianamente densa de cor verde escura, hastes fortes e flexíveis, sistema radicular potente e bem desenvolvido, além de complexo inflorescências. Devido à folhagem fraca da copa, não é necessário desbastar o arbusto, pois os tomates já recebem luz suficiente. Em cada arbusto, até 5-6 escovas com 4-5 ovários são formadas. Os especialistas recomendam a formação de um arbusto em 1-2 hastes, a remoção regular de novos enteados e uma liga para treliças ou suportes autônomos, caso contrário, a haste se deformará ou quebrará com o peso dos tomates. Essa variedade de tomates pertence à categoria dos universais - é consumida fresca, enlatada, processada em molhos, purê de batata, temperos e salgados. A variedade não é adequada para enlatamento de frutas inteiras devido ao peso dos tomates.
As principais qualidades da fruta
O tomate das Canárias é um representante das variedades de frutos grandes, cujo peso médio é de 163-182 gramas, no entanto, os frutos costumam crescer até 500-600 g. O vegetal é caracterizado por uma forma arredondada regular com uma superfície lisa ideal. Às vezes, a fruta pode ter a forma de coração. Quando totalmente maduro, o fruto apresenta uma cor vermelho vivo. Quando ainda não maduro, o tomate é de cor verde claro. A casca do tomate é densa, praticamente não sentida, com um brilho pronunciado. É a pele que forma uma barreira protetora, graças à qual o vegetal não racha e é armazenado por muito tempo (cerca de 2-3 meses nas condições adequadas). Os tomates toleram bem o transporte.
Características do sabor
O tomate das Canárias é caracterizado pelo excelente sabor. Sua polpa, dotada de leve cor escarlate, é doce, sem o menor indício de acidez, açucarada, muito suculenta, com pequeno número de sementes. Não há aguado no sabor. O aroma do tomate é pronunciado - picante.
Amadurecimento e frutificação
Pertence à turma de meia temporada. Desde o aparecimento dos rebentos até aos primeiros frutos maduros, demora cerca de 4 meses (116-120 dias). O amadurecimento dos frutos ocorre de forma amigável, o que permite colher toda a safra com escovas inteiras. Quando maduros, os tomates não se esfarelam. Sujeito às regras de atendimento, os primeiros tomates maduros aparecem na primeira década de julho.
Produção
A variedade Canária caracteriza-se por um alto rendimento, o que é uma de suas vantagens. Respeitando todas as normas do cuidado agrotécnico, podem ser colhidos 10 kg de bagos a partir de 1 m2 por safra.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Você pode semear sementes para mudas em março-abril - 65-70 dias antes de transferir para um local permanente. As mudas germinam em 6-8 dias. O crescimento saudável requer manutenção da temperatura ambiente (+ 20 ... 22) e boa iluminação (10-12 horas por dia). Na fase de aparecimento de várias folhas, é efectuado um mergulho em contentores separados. De 8 a 12 dias antes do plantio, os arbustos precisam ser temperados, expondo-os ao ar fresco, o que facilitará a adaptação da planta às novas condições.
O pouso no solo é realizado em abril-maio (às vezes no início de junho). Na hora do plantio no canteiro, o arbusto deve ter de 6 a 7 folhas e um cacho de flores.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para que a planta cresça com conforto e para que o morador de verão cuide dela com facilidade, deve-se observar a densidade de plantio. Neste caso, recomenda-se colocar no máximo 3 arbustos por 1 m2. O layout ideal para o plantio é de 30x50 cm.
Crescendo e cuidando
A planta é cultivada pelo método de mudas. O solo deve estar solto, respirável, moderadamente úmido e fertilizado. Os cuidados com a colheita incluem: regar com água morna, fertilizar, soltar e cobrir o solo com cobertura morta, modelar e amarrar um arbusto, remover enteados desnecessários, bem como prevenir doenças.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O sistema imunológico do tomate é elevado, por isso a variedade praticamente não é suscetível a doenças virais e fúngicas.
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura tem alta resistência a quedas bruscas de temperatura, bem como à falta de iluminação, o que é importante se o tomate crescer em áreas sombreadas.
Regiões em crescimento
A variedade Canário pode crescer e dar altos rendimentos em qualquer zona climática da Rússia, Ucrânia ou Moldávia.