- Autores: Blokin-Mechtalin Vasily Ivanovich
- Ano de aprovação: 2020
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 70-75
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: 30-35
- Característica de Bush: compacto, denso
As culturas caseiras estão se tornando mais populares devido ao fato de que podem ser cultivadas durante todo o ano. A flor da pedra do tomate pertence exatamente a essas variedades.
História de criação
Este é o nome de duas variedades de tomates. A primeira variedade indeterminada Flor de pedra, que é cultivada da maneira usual no exterior ou no interior. A segunda variedade foi registrada em 2020 pelo criador Blokin-Mechtalin V.I.
O tomate é considerado uma cultura híbrida. Destina-se a crescer em terreno aberto e fechado, em vasos no peitoril da janela.
Descrição da variedade
Flor de pedra híbrida é uma cultura anã. O arbusto é determinado e sua altura vai de 30 a 40 cm, a copa é compacta e os ramos são levemente espalhados, por isso a variedade é adequada para o cultivo em interior. Embora os arbustos sejam pequenos, eles ainda precisam ser amarrados a estacas para evitar quebrar o caule com o peso da fruta.
O tomate tem poucos enteados, além das folhas. As placas de folha são compactas, bem desenvolvidas e resilientes. São pequenos, com seção intermediária característica, fracamente ondulada, do tipo usual. A cor das folhas é verde escuro.
As inflorescências do híbrido são semi-complexas e simples. A inflorescência semi-complexa é característica apenas do caule central e requer polinização adicional. Sem ele, apenas 2-3 botões se formarão, que podem cair. Uma inflorescência simples não requer polinização adicional e é típica para todas as hastes laterais. O primeiro pincel aparece em 7 folhas.
A formação de ovários e brotos depende diretamente do local de cultivo. Em campo aberto, os indicadores serão mais elevados do que em casa.
De 18 a 25 frutos são formados em um cacho.
As vantagens incluem:
produção;
cuidado despretensioso;
não há necessidade de beliscar;
Sabor fantástico;
versatilidade do tipo;
validade;
imunidade a doenças fúngicas;
a possibilidade de crescer tanto nas camas como na varanda.
As principais qualidades da fruta
As frutas são redondas, de formato pequeno. O peso do tomate é de 10 g. Estes valores são típicos do cultivo doméstico. Em estufas ou ao ar livre, os frutos são formados ligeiramente alongados e alongados. Seu peso será de 12 G. Em ambos os casos, os frutos são classificados como cereja.
A tonalidade dos frutos verdes é verde claro, os tomates totalmente maduros apresentam casca vermelha.
A pele é fina, com uma flor brilhante, firme, que não é sentida quando comida. A polpa é suculenta, carnuda, doce, firme e não aquosa. No interior, 2 câmaras de sementes são formadas, existem poucas sementes nelas, e são muito pequenas.
A variedade é universal. As frutas podem ser consumidas in natura, usadas na decoração de pratos, enlatados e em conserva, bem como no preparo de pastas de tomate, molhos e coquetéis de vegetais.
Características do sabor
A Flor de Pedra do Tomate tem um sabor doce e suculento sem acidez evidente com um retrogosto frutado. A fruta também é caracterizada por um aroma brilhante.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Flor de Pedra pertence às variedades ultra-precoces com um período de maturação em casa de 70-75 dias, em campo aberto - 80-85 dias. Os frutos se formam e amadurecem juntos, mas a colheita é longa. 2-3 coletas são realizadas por temporada.
Produção
A partir de 1 m2, você pode coletar de 3 a 3,8 kg.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Antes de plantar as sementes, você precisa decidir onde exatamente a cultura vai crescer. Para o cultivo doméstico, não há época de semeadura padronizada. A muda germinará normalmente com boa luz e calor. E para o plantio no solo, é melhor começar a semear no final de março - início de abril.
Antes da semeadura, as sementes são embebidas em água e, em seguida, tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio. Solo fértil misturado com fertilizantes é preparado em caixas de mudas. A profundidade do buraco é pequena - apenas 3 cm. Após a semeadura, a terra é derramada abundantemente com água e coberta com uma película. Como a planta é anã, ela precisa de iluminação adicional para crescer.
Depois de uma semana, as sementes eclodirão e o filme pode ser removido. A rega de mudas jovens é realizada por meio de um borrifador 1-2 vezes por semana. O curativo de cobertura é aplicado após a rega na forma líquida.
O mergulho da variedade Flor de Pedra é feito duas vezes. O primeiro é quando várias folhas fortes se formaram no caule. Se a cultura for cultivada em casa, em um mês as mudas serão colocadas em vasos de 5 a 8 litros. É melhor escolher recipientes com um diâmetro grande para que os arbustos sejam confortáveis.
Para cultivo em solo, 10 dias antes do plantio, as mudas são levadas para fora para aclimatação. Em meados de maio, a uma temperatura diária de +16 graus, os tomates podem ser transplantados. No fundo do poço, você pode derramar nitrato de amônio para estimular o crescimento.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
As variedades anãs geralmente são plantadas com um arbusto em um vaso. Isso é benéfico para o crescimento do caule e a formação de frutos. Ao plantar no solo, deve-se seguir o seguinte esquema: a profundidade do buraco deve ser de 15 cm, e a distância entre os arbustos deve ser de 30x30 cm A densidade de plantio dos arbustos é de 7 a 8 plantas por m2.
Após o plantio, as mudas são derramadas abundantemente com água morna, e a próxima rega é realizada somente após uma semana.
Crescendo e cuidando
Para cada cultura, o rendimento depende diretamente de cuidados adequados e de questões agrotécnicas.
A rega deve ser feita 1-2 vezes por semana. Pode ser aumentado se o solo secar rapidamente ou se as condições meteorológicas forem muito secas. Mesmo assim, vale a pena seguir o cronograma para que doenças fúngicas não se desenvolvam. Vale lembrar que a água entra pela raiz e em nenhum caso o arbusto em si é regado.
As ervas daninhas são removidas em tempo hábil após cada irrigação.
O afrouxamento do terreno é feito duas vezes por semana. Não se deve permitir o aparecimento de crosta na superfície da Terra, pois o ar não passará por ela.
A cobertura é aplicada várias vezes por temporada. Após o plantio das mudas em local permanente, cada arbusto é tratado com minerais contendo nitrogênio e uma solução de nitrato. Durante o aparecimento dos ovários, fertilizantes de potássio são usados, por exemplo, sulfato de potássio. Antes da colheita, as plantas são irrigadas com uma solução de superfosfato.
A variedade não requer beliscar. É melhor formar 2 hastes, isso aumentará o rendimento.Em junho, quando a planta se enraíza bem, os brotos que se formaram abaixo do terceiro par de folhas são removidos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A flor da Pedra do Tomate tem boa imunidade. Pelas suas características, a variedade foi denominada "pedra".
A planta é resistente a:
mosaico de tabaco;
requeima;
podridão de raiz;
oídio;
verticilose.
As pragas mais comuns são:
mariposa;
verme;
lesmas;
caramujos;
Besouro do Colorado.
A pulverização preventiva é realizada várias vezes por temporada, em intervalos de duas semanas.