- Autores: Dederko V.N., Postnikova T.N.
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para conservas de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: até 25
- Sai: médio, verde escuro
A variedade de tomate Kalinka-Malinka foi introduzida aos jardineiros há relativamente pouco tempo, mas já tem muitos admiradores. Agrônomos amadores conseguem fazer uma colheita completa, mesmo de um arbusto crescendo em uma loggia.
História de criação
Uma variedade com um nome de "canção" incomum apareceu graças ao trabalho meticuloso dos especialistas Dederko V.N. e Postnikova T.N. A novidade pôde ser usada em 2007. A variedade superdeterminante de maturação média é caracterizada por características únicas: baixa estatura e despretensão em relação às condições de cultivo.
Descrição da variedade
O arbusto pertence a variedades padrão subdimensionadas, crescendo até 25 cm, folhas verdes escuras de tamanho médio. A framboesa-Kalinka cresce como um arbusto muito compacto e dificilmente se ramifica.
As principais qualidades da fruta
Os frutos verdes distinguem-se por uma cor esverdeada clara. Quando atingem a maturidade, ficam vermelhos e parecem tomates vermelhos comuns. O peso do fruto é de cerca de 52 g. Os tomates são redondos. No interior há uma polpa bastante densa e algumas sementes, localizadas em 2-3 câmaras. Por fora - pele lisa e firme. O pedúnculo tem uma articulação.
Características do sabor
Os tomates Kalinka-framboesa não são aguados e muito saborosos. Os frutos pequenos são açucarados, suculentos e aromáticos.
Amadurecimento e frutificação
Refere-se a variedades de meia temporada. Do período de plantio de sementes à frutificação, passam 110-115. A época de colheita geralmente cai em julho-agosto.
Produção
Este valor é geralmente de 2,6 kg / sq. m (dependendo da densidade de plantio). É possível coletar cerca de 6 kg de frutos em um arbusto. Mas tal rendimento só pode ser esperado aderindo aos padrões agrotécnicos necessários.
O tomate Kalinka-Malinka possui um sistema radicular subdesenvolvido, mas este fator pode ser facilmente atribuído às suas vantagens. Graças a isso, mais arbustos podem ser cultivados em uma área muito pequena. Plantá-los mais próximos não afetará os rendimentos.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
As mudas são semeadas em meados de março. As mudas são lançadas ao solo em meados de maio, saindo sob o filme, e com a chegada do verão são colocadas em campo aberto.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Esta cultura subdimensionada tem uma taxa de sobrevivência muito melhor em comparação com contrapartes altas. Uma característica do plantio, como já mencionado, é que as plantas Kalinka-Malinka podem ser plantadas com mais densidade do que outras variedades.
Na praça principal, as mudas são plantadas de acordo com o seguinte esquema, posicionando as plantas desta forma:
de 40 cm entre linhas;
4-5 plantas por m2 (densidade de planta).
Crescendo e cuidando
A variedade descrita é despretensiosa em termos de cuidados. Na Rússia, ele é capaz até de produzir safras sem estufa nas realidades climáticas da Sibéria e dos Urais. Recomenda-se o cultivo de tomates em mudas.
Antes do plantio no solo, as sementes devem ser embebidas em solução de permanganato de potássio a 1%, ou então fazer um banho com bicarbonato de sódio. Antes de plantar, é melhor tratar as sementes com um estimulante de crescimento. São colocados nele envoltos em gaze. O tempo de exposição do ativador é de 2-3 horas.
O solo de plantio é aprofundado em alguns cm, depois se rega abundantemente e a caixa é colocada em um local bem iluminado a uma temperatura de +25 graus.
As sementes geralmente são semeadas em março, dois meses antes do plantio no local principal. Cuidar das mudas não é difícil: é preciso regar com água sedimentada, soltá-la periodicamente e mergulhar na hora certa.
Arbustos baixos são fáceis de cultivar não só no seu terreno, mas também em caixas ou recipientes de plástico na varanda. Se for tomada a decisão de cultivá-los em campo aberto, com a chegada do tempo frio eles podem ser facilmente cobertos com um filme ou usados para este spunbond.
Após 10-12 dias após o plantio, os caules das plantas terão que ser curados. É melhor cobrir a superfície do solo (com grama cortada).
Não é necessário plantar grama e amarrar arbustos dessa variedade. Este fato transforma Kalinka-Malinka em uma variedade elementar no processo de cultivo.
Mas regar os tomates regularmente é importante, mesmo que não seja abundante.
Para o transplante em condições de terreno aberto, os arbustos de tomate devem ter uma haste reforçada com uma única inflorescência.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Kalinka-Malinka tem boa resistência a doenças. Phytophthora afeta pouco. Porém, se forem detectadas pragas na horta, medidas preventivas devem ser tomadas. Cheirar a irrigação ajudará. O aroma forte do alho ou da solução de tabaco será capaz de espantar as lagartas e pulgões que procuram os sucos das plantas.
No caso de os remédios populares serem ineficazes e ocorrer infecção, as pragas podem ser tratadas com qualquer inseticida. A dosagem é determinada de acordo com as instruções do fabricante.
Visão geral da revisão
Muitos veranistas gostam do cultivo desta variedade pelo fato de os arbustos exigirem um mínimo de cuidados.
Os fãs da preservação caseira notam a excelente qualidade dos tomates carnudos. Não são aguados, pelo que são muito convenientes para a secagem.
A variedade produtiva é adequada para fins comerciais. Os tomates resistentes a doenças permanecem em boas condições por muito tempo.
A variedade distingue-se pela boa imunidade, que os horticultores também não poderiam deixar de apreciar. Os arbustos quase não são suscetíveis à podridão do topo e ao mosaico do tabaco. Até agrônomos novatos inexperientes podem cultivá-los.
Durante a sua existência, o tomate já conseguiu conquistar muitos fãs. Kalinka-Malinka é uma variedade de sucesso adequada para os residentes de verão mais preguiçosos. Mesmo com um mínimo de trabalho e tempo, é possível obter uma colheita totalmente decente.