- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 85-90
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Alto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 80-100
O tomate cacatua F1 é uma excelente escolha para os jardineiros que vivem nas regiões centro e norte do país, pois este híbrido apresenta alto rendimento mesmo em clima frio de verão. A marca no nome F1 significa que a variedade é híbrida, ou seja, foi criada especificamente para determinadas condições, combina as melhores qualidades das plantas-mãe.
Descrição da variedade
A cacatua pertence aos tomates maduros precoces, pelos quais é especialmente apreciada pelos jardineiros. Uma colheita perfumada pode ser retirada já no meio do verão. Considerando que as plantas serão cultivadas em solo preparado em casa de vegetação, existe uma grande probabilidade de se obter safras recordes por peso.
As principais qualidades da fruta
Os tomates Kakadu têm uma rica tonalidade escarlate. Ao mesmo tempo, até 5-6 frutas de uma forma redonda e limpa podem ser formadas em um pincel. Os frutos maduros têm um peso médio de 180-230 g. Neste caso, 5 a 6 câmaras de sementes são mais frequentemente observadas. A pele de um tomate maduro é fina, mas bastante forte.
Características do sabor
Frutos escarlates brilhantes com casca fina são perfeitos para consumo in natura em saladas e para vários tratamentos térmicos. Ao mesmo tempo, a delicada polpa suculenta não perderá seu aroma requintado e bastante forte. As frutas têm um sabor delicado e rico.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é de maturação precoce. Os primeiros frutos maduros aparecem ao final de 3 meses a partir do dia do plantio das sementes. Os termos específicos dependem do clima do território e do método de cultivo - em estufa coberta ou diretamente em campo aberto.
Produção
A variedade é popular devido ao seu alto rendimento, que começa a se manifestar de forma especialmente ativa após a primeira colheita. Os indicadores médios mostram alta produtividade da cacatua em crescimento. Para a primeira ou duas safras - 6-7 kg / m², enquanto o rendimento total chega a 17-19 kg / m².
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Pelo fato de o fabricante cuidar antecipadamente do tratamento especial das sementes, o jardineiro não precisa de desinfecção adicional. O plantio de sementes para mudas ocorre 50 dias antes da transferência das plantas para o terreno aberto.
Assim que as folhas aparecerem, é melhor colocar as mudas no peitoril da janela e começar a endurecer lentamente antes do plantio, ajustando a temperatura em que os tomates estão localizados - isso aumentará significativamente a velocidade de adaptação ao solo maduro . Vale a pena começar a arejar as mudas uma semana antes de transplantá-las para um local permanente. E o pouso propriamente dito deve ser feito em um momento em que as geadas noturnas definitivamente tenham passado.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
As características do assento dependem de onde você planta a Cacatua. Em terreno aberto, é necessário dar mais espaço livre às plantas, arranjá-las de forma que haja 3-5 arbustos futuros por metro quadrado. E em uma estufa, um plantio mais denso é permitido - até 8 arbustos por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
Jardineiros de todas as regiões amam especialmente esta variedade por sua natureza pouco exigente e fácil adaptabilidade às condições externas. Os arbustos plantados no solo crescem até 80-100 cm e possuem uma alta densidade de arbusto, o que dispensa a necessidade de uma liga adicional. A única coisa que vale a pena cuidar no plantio é proteger as raízes do congelamento nos primeiros dias, enquanto a planta se acostuma com o solo. E também é necessário realizar alimentação sistemática a cada 10 dias. A rega deve ser feita de manhã - 2,5 litros por arbusto antes do aparecimento das primeiras flores e 4 litros após o início da floração.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Devido às suas propriedades híbridas, os tomates Kakadu têm uma imunidade natural bastante alta para a maioria das doenças e pragas comuns. No entanto, eles também têm um ponto fraco que você precisa conhecer: podridão apical e requeima. Quando surgem os primeiros sinais de doença, vale a pena realizar imediatamente o processamento necessário com meios especiais. Ou borrife os arbustos com antecedência.
Resistente a condições climáticas adversas
Tolera facilmente mudanças de temperatura. Adapta-se tanto a ondas de calor quanto a ondas de frio repentinas.Além disso, mesmo em um verão muito úmido, durante o período de excesso de chuvas, consegue amadurecer e dar uma colheita bastante grande e de alta qualidade.
Regiões em crescimento
Devido à sua durabilidade, resistência ao frio e ao rápido amadurecimento da safra, a variedade é considerada universal. É cultivado para uso e produção pessoal em diferentes partes do país.
As regiões sul e centro permitem o plantio em campo aberto.
Ural. Crescendo em estufas.
Sibéria. Crescendo em estufas.
Em todos esses territórios, a variedade apresenta alta resistência e produtividade. Mesmo que, após o início do tempo frio, os frutos ainda verdes sejam removidos, eles amadurecem notavelmente em um local escuro e quente em poucos dias.