- Autores: Nastenko N.V., Kachainik V.G., Kandoba A.V. (Agrofirma Aelita LLC)
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 78-80
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 50-60
O tomate Raisin é usado há bastante tempo e os jardineiros têm experiência em cultivá-lo. Um papel extremamente importante nisso é a familiaridade com todas as sutilezas de uso. Também é necessário levar em consideração a proteção contra fatores prejudiciais, incluindo pragas de insetos.
História de criação
A planta foi desenvolvida na década de 2000. Foi oficialmente registrado em 2008. O desenvolvimento foi realizado nos criadouros da agroindústria "Aelita". O projeto foi coordenado pelos criadores Nastenko, Kachainik e Kandoba.
Descrição da variedade
Raspas referem-se a tomates determinados. A planta é recomendada para cultivo em jardins abertos e em estufas de filme. Os arbustos de tal planta não são altos, eles chegam a um máximo de 0,5-0,6 m. Eles serão cobertos com folhagem verde escuro moderadamente grande. Caso contrário, o tomate em si não mostra quaisquer nuances externas especiais.
As principais qualidades da fruta
Quando esses frutos são formados a partir dos ovários, eles são de cor verde lisa. Quando amadurecem, os frutos ficam rosados. Seu peso normal é de 0,04-0,06 kg. Os tomates rasos têm a forma de um coração estereotipado. Os bagos são depositados em inflorescências intermediárias, e seus pedúnculos costumam apresentar articulações.
Características do sabor
Os frutos do tomate Zest são bem frescos. Eles também são adequados para enlatados de frutas inteiras. O sabor é harmonioso.
Amadurecimento e frutificação
É uma variedade atraente de tomate precoce. Entre a emergência das mudas e a formação dos frutos apanhados decorrem em média 78-80 dias. Apenas ocasionalmente esta regra é violada devido a dificuldades com o clima. É possível colher em julho e agosto.
Produção
Esta variedade é elogiada por sua produtividade decente. A coleção usual é de 8,3 kg por 1 sq. m) Vale lembrar que não é realizado automaticamente, mas com o uso de tecnologia agrícola competente e comprovada.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Semear sementes em recipientes de mudas é aconselhado entre 20 e 30 de março. Fazer isso mais cedo ou mais tarde não é muito inteligente. Se o cultivo sob filme for planejado, a prontidão necessária geralmente é alcançada em meados de maio. A transferência para campo aberto é realizada no início de junho. A prontidão real das plantas e o clima esperado também desempenham um papel importante.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
As mudas endurecidas são plantadas no solo oportunamente de acordo com o sistema 500x400 mm. Não faz sentido procurar outras opções, pois definitivamente são piores do que a recomendada pelo fornecedor.
Crescendo e cuidando
As sementes de tomate desta variedade precisam ser desinfetadas. O uso de permanganato de potássio ajuda a resolver um problema semelhante. Após o processamento, as sementes são tradicionalmente lavadas com bastante água. Os recipientes das mudas são regados com água morna para estimular o crescimento. Em alguns casos, drogas estimulantes são usadas.
O endurecimento é realizado 2 semanas antes do transplante. Eles compram ou preparam solo para as mudas por conta própria. No segundo caso, deve ser desinfetado. O top dress ocorre a cada década. A terra é solta com a mesma frequência.
Você precisa remover enteados e folhas inferiores que criam um problema para o mato 1 vez em 10 dias. Zest não pode passar sem amarrar. É importante usar fitas que não apodreçam. O solo para o plantio em estufa é escolhido ou preparado com o mesmo cuidado do que para as mudas. Não há mais sutilezas especiais aqui.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O vírus do mosaico do tabaco não causa nenhum dano perceptível ao Zest. O murchamento de Fusarium também praticamente não é assustador para esta variedade. Nenhuma praga específica foi descrita. As medidas de controle de infecções e insetos nocivos serão as mesmas que para outras variedades de tomate. Obviamente, não é permitido exceder a concentração de produtos químicos.
Regiões em crescimento
Zest não representa nada de incomum a esse respeito. Como muitos outros tipos de tomate, pode crescer:
- em Moscou e arredores;
- em São Petersburgo e arredores;
- no Volga;
- nos Urais;
- na região da Terra Negra;
- no Cáucaso;
- na Sibéria e no Extremo Oriente.
Visão geral da revisão
Os agricultores apreciam o sabor dos tomates Zest. Mesmo colhendo na fase de maturação técnica, amadurece bem separado do mato. Mas é importante ressaltar que às vezes existem dificuldades na compra de material de plantio.Deve-se notar também que ainda não há muitos comentários.