- Autores: Lukyanenko A. N., Dubinin S. V., Dubinina I. N. (Agrofirm Sedek LLC)
- Ano de aprovação: 2010
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 103-108
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 40
Não seria correto chamar o tomate de junho de uma planta completamente nova - isso é conhecido há muito tempo. No entanto, os jardineiros só se beneficiarão se ficarem mais familiarizados com esta cultura. E vale a pena começar com uma descrição de como ela surgiu, em geral.
História de criação
Esse tomate foi desenvolvido pela empresa agrícola Sedek. Seus criadores - Lukyanenko A. N., Dubinin S. V. e Dubinina I. N. O principal trabalho de criação foi realizado na década de 2000. A permissão para cultivar tal planta em jardins privados comuns foi dada em 2010.
Descrição da variedade
Este é um dos tomates versáteis. Ele se desenvolve de acordo com o princípio determinante. As plantas são subdimensionadas, os arbustos crescem até um máximo de 0,4 m. Os ramos aparecem fracamente. Neles se desenvolvem grandes folhas verdes, e a aparência de um tronco também é característica.
As principais qualidades da fruta
As bagas inicialmente verdes claras ficarão vermelhas à medida que se desenvolvem. A massa desses tomates varia de 100 a 130 g. Na forma, como muitos outros tomates, eles se parecem com um círculo achatado e têm apenas bordas relativamente difusas. As bagas aparecem tradicionalmente em inflorescências simples. Outra característica tradicional da maioria das variedades de tomate é a articulação do pedúnculo.
Características do sabor
O tomate de junho é adocicado. Sua carne é firme e carnuda. Existem relativamente poucas sementes nele. A casca da fruta é firme, mas não deixa uma impressão negativa ao comer.
Amadurecimento e frutificação
O tomate junino pertence ao grupo das variedades precoces. Entre a eliminação dos rebentos verdes e a disponibilidade dos bagos para a apanha decorrem em média 103 a 108 dias. O arbusto dará frutos em um momento e de forma amigável. Portanto, o jardineiro deve estar atento para não perder um momento crítico.
Produção
A planta se distingue pela grande produtividade. Com tecnologia agrícola de alta qualidade, você pode coletar até 7 kg de frutas vermelhas por 1 "quadrado". Em estufas, com muito cuidado, é possível trazer a coleta de até 10 kg de tomate. Um resultado semelhante é possível em toda a Rússia, onde é permitido o cultivo desta planta.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura antecipada deve ocorrer em fevereiro. Isso permite resultados ideais. A retroiluminação é frequentemente usada. Recomenda-se que as sementes sejam completamente desinfetadas. Não há datas específicas para o transplante para o solo, você deve esperar o bom tempo e o aquecimento da terra.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Você pode plantar 6, 7 ou até 8 pés de tomate por 1 m2. O sistema de pouso é 700x300 ou 700x400 mm. Esses sistemas são escolhidos de acordo com seu gosto.
Crescendo e cuidando
Não há necessidade de beliscar esse tomate.Anteriormente, o solo estava saturado com esterco e composto. A rega dos arbustos deve ser de 2 a 5 vezes por semana. Se o calor for exaustivo, a irrigação é necessária todos os dias. O uso de estimulantes de crescimento ativa a formação de ovários.
Embora a remoção dos enteados não seja necessária, alguns produtores ainda formam arbustos de 4 hastes. É possível usar fertilizantes orgânicos, mas não faz muito sentido. A colheita das mudas em vasilhames é realizada após o aparecimento de 2 folhas verdadeiras. As plantas são fortemente recomendadas para serem endurecidas antes do plantio em terreno aberto. A duração da exposição ao ar livre é aumentada gradualmente.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A proteção contra a requeima é fornecida pelo fato de que a cultura aparece antes da estação normal de ativação do patógeno. Quebras de frutas e danos verticillium também são improváveis.
Regiões em crescimento
É possível cultivar tomate de junho:
na Sibéria Oriental e Ocidental;
nos Urais;
em Moscou e região de Moscou;
nas regiões do Volga e da terra negra;
no norte do Cáucaso;
no Extremo Oriente.
Visão geral da revisão
As avaliações dos jardineiros sobre o tomate de junho são certamente favoráveis. Observa-se em muitos casos que, mesmo em condições de cultivo desfavoráveis, dá bons resultados. A taxa de sobrevivência das plantas é bastante alta. Os frutos são realmente abundantes e saborosos. Para um resultado positivo da temporada, muito pouco esforço será necessário.