- Autores: Dederko V.N., Postnikova O.V.
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: 100-160
- Sai: grande, verde
- Cor de fruta verde: verde com uma mancha escura no caule
Devido ao seu nome atraente, a variedade Ivan Kupala atraiu a atenção de muitos residentes de verão russos. Essa cultura pode crescer e frutificar em qualquer região do país. A variedade é despretensiosa no cuidado e os frutos distinguem-se por uma forma invulgar e sabor requintado.
Descrição da variedade
Ivan Kupala é recomendado para cultivo em estufas de filme e em canteiros abertos. Frutas maduras são consumidas frescas. O tipo de crescimento do arbusto é indeterminado. A altura das plantas varia de 100 a 160 centímetros. Os rebentos são cobertos por grandes folhas verdes brilhantes. As folhas são alongadas e possuem bordas lisas. A folhagem é forte. Até 7 tomates são formados em um pincel. As inflorescências são simples.
As principais qualidades da fruta
Os tomates verdes verdes apresentam uma mancha escura ao redor do pedúnculo. Legumes maduros viram framboesa. A cultura tem um formato atípico para o tomate. Os frutos têm aspecto de pêra e são recobertos de costelas. Em peso, eles ganham de 147 a 164 gramas em média. A polpa tem densidade média. A pele fica firme, mas não é sentida durante o uso.
Os tomates não racham durante o transporte e armazenamento. Mantendo vida em até 10 dias. Além do consumo in natura, os vegetais maduros são ótimos para preparar o inverno ou fazer marinadas. Algumas donas de casa preferem fazer sucos e ketchups com eles.
Nota: apesar da pele densa, o transporte a longo prazo da variedade é contra-indicado.
Características do sabor
O sabor da colheita é excelente. Os tomates totalmente maduros são doces e suculentos, sem acidez.
Amadurecimento e frutificação
No momento do amadurecimento da safra, a variedade está no meio da temporada.
Produção
O rendimento da variedade Ivan Kupala é bastante alto. Cerca de 9,5 quilos de vegetais são obtidos em um metro quadrado da plantação. Um arbusto pode ser colhido de 2 a 3 quilos de safras.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O material de semeadura é semeado 60-65 dias antes do dia do plantio das mudas em local permanente. Com isso em mente, você pode calcular o momento exato do plantio. Antes da germinação, as sementes devem ser mergulhadas em solução salina para testar a germinação. Uma colher de chá de sal é dissolvida em um litro de água. Os grãos são enviados para a composição resultante por 10 minutos. As sementes flutuantes são jogadas fora.
Após a desinfecção é realizada com uma solução de manganês (processado por 20-30 minutos) ou peróxido de hidrogênio (8 minutos). O inóculo é colocado em gaze e em solução. Para a obtenção das mudas, as sementes são colocadas uniformemente entre duas lâminas de gaze, umedecidas e transferidas para local aquecido (temperatura de 22 a 25 graus). O solo é irrigado regularmente. Com a falta de luz solar, dispositivos de iluminação adicionais são usados.
Para o cultivo de mudas, use recipientes separados feitos de plástico ou turfa. Uma caixa de madeira também é adequada, na qual as mudas são germinadas antes da colheita. Após a formação dos primeiros brotos, a temperatura ambiente deve ser reduzida para 18 graus Celsius.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao fazer um plantio, é necessário deixar 0,5 metros de espaço entre os arbustos e as fileiras. Não mais do que 4 arbustos são colocados em um metro quadrado de terreno.
Crescendo e cuidando
Assim que o solo estiver suficientemente aquecido, é hora de transplantar as mudas acabadas para um novo local. Após o transplante, o solo deve ser afrouxado, batido e irrigado. As plantas precisam de uma semana para se adaptarem a um novo lugar. Para reter a umidade, o solo é coberto com cobertura morta. Ervas daninhas ou palha secas bastam. A matéria orgânica não apenas mantém o nível desejado de umidade, mas também nutre a terra com microelementos úteis no processo de decomposição. A cobertura morta também protege os arbustos de insetos perigosos.
Após 7 dias, eles começam a irrigar a terra regularmente. Eles umedecem os arbustos estritamente na raiz para que a umidade não entre nas folhas e caules. Use água decantada e morna. Os tomates são regados 2 vezes por semana, mas nas estações quentes e secas, a irrigação é realizada 3-4 vezes por semana. É importante monitorar cuidadosamente a condição da terra e evitar o encharcamento do solo. A umidade afeta negativamente arbustos e colheitas. Além disso, a água estagnada provoca o desenvolvimento de fungos.
Os nutrientes são indispensáveis. Os primeiros fertilizantes são usados 2 semanas após o transplante. Eles escolhem matéria orgânica (excrementos de frango são comuns) ou composições minerais. Antes da aplicação, a matéria orgânica deve ser diluída em água para não queimar as raízes. A proporção recomendada é de 1: 15. Na segunda vez, as plantas são alimentadas quando os botões aparecem. A última cobertura é aplicada quando a cultura é definida.
Outra condição importante para o cultivo de tomates Ivan Kupala é beliscar regularmente. Se sobrarem os brotos laterais, os frutos não receberão nutrientes suficientes. Os tomates ficarão menores e perderão sua alta qualidade gastronômica. Os processos laterais são removidos quando seu comprimento atinge de 4 a 8 centímetros. Dessa forma, a planta sofrerá um estresse mínimo. Para proteger a cultura de infecções, ela é tratada com uma solução de manganês.
Jardineiros experientes são aconselhados a formar arbustos em 2 hastes. Isso promove a frutificação máxima.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos.Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.