- Autores: Mashtakov A.A., Mashtakova A.Kh., Strelnikova T.R., Mashtakov N.A.
- Ano de aprovação: 2005
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 79-108
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Transportabilidade: Sim
- Rendimento de fruta comercializável,%: até 99%
Entre os tomates universais de maturação precoce, muitos jardineiros observam o híbrido Irishka (sinônimo Irishka F1), que é resistente às principais doenças, tem um sabor clássico de tomate, um alto rendimento de mercado (99%) e excelente transportabilidade. Esse parâmetro, além da despretensão, possibilita o uso do híbrido para cultivo em fazendas. Irishka é cultivada em regiões quentes em campo aberto. As frutas podem ser consumidas in natura, para fazer saladas e sanduíches, são utilizadas na culinária como excelentes acompanhantes para o primeiro e segundo pratos. Alguns proprietários reciclam as safras excedentes para fazer sucos e molhos.
História de criação
A cultura foi aprovada para uso em 2005, os autores são A. A. Mashtakova, A. Kh. Mashtakova, N. A. Mashtakov, T. R. Strelnikova.
Descrição da variedade
Arbustos baixos (70-80 cm) extensos são cobertos por folhagem esparsa verde de tamanho médio. As flores formam-se em inflorescências intermediárias, nas quais se forma um ovário de 6 a 8 bagas, que se fixam ao caule articulado.
Vantagens híbridas:
produção;
despretensão;
versatilidade;
maturidade precoce e manutenção da qualidade;
comercialização, transportabilidade.
Desvantagens:
a necessidade de beliscar;
fraca resistência à requeima.
A primeira inflorescência é formada após 5-6 folhas, todas as subsequentes após 1-2 cortes de folhas.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são redondos, de tamanho médio (de 58 a 101 g), verdes, coloridos em uma paleta verde. Na fase de plena maturação, mudam de cor para vermelho vivo. Os tomates forrados com nervuras baixas têm um aspecto muito decorativo e atraente, o que desperta o interesse genuíno dos compradores.
Características do sabor
A polpa é firme, carnuda, de sabor adocicado com acidez moderada. A quantidade de matéria seca dentro de 3,6%
Amadurecimento e frutificação
Pertence à categoria de maturação precoce, os períodos de maturação a partir de 79 dias permitem-nos justificadamente chamá-la de ultra-madura. Colhida em julho-agosto.
Produção
A Irishka fornece excelentes indicadores de rendimento, ao mesmo tempo que observa os requisitos agrotécnicos. Podem ser colhidos até 3 kg de frutos de um arbusto, levando-se em consideração a compactação da planta e a densidade de plantio permitida, a partir de um metro quadrado. metros são colhidos até 15-17 kg e até 219-567 centners por hectare.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes das mudas são semeadas 3 meses antes do plantio no solo. As datas aproximadas são de semeadura de 20 de março a 10 de abril, desembarque em local permanente de 15 de maio até o início do verão.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio proposto é 30x70 cm, no entanto, a forma do arbusto permite compactar significativamente sem o menor dano - até 6 raízes por metro quadrado. m.
Crescendo e cuidando
O tomate é cultivado da forma tradicional de mudas, embora sua maturidade precoce permita semear as sementes diretamente no jardim. No entanto, ao mesmo tempo, o tempo de frutificação mudará significativamente, e a colheita será obtida simultaneamente com a categoria meio-tarde. O solo para o tomate deve ser fértil, solto, respirável e com um nível de acidez neutro. Terras ácidas são desoxidadas com osso, farinha de dolomita. Solo denso e pesado é solto de várias maneiras:
semear adubo verde;
usando húmus ou composto;
a introdução de trigo sarraceno ou outra casca no solo.
A casca do trigo sarraceno não só melhora a estrutura, mas também enriquece a composição do solo, enchendo-o de vitaminas, minerais, atraindo as minhocas.
Para os tomates, eles começam a cozinhar o local no outono, acrescentando matéria orgânica para cavar. Na primavera, as cristas são enriquecidas com húmus, fertilizantes minerais e cinzas. A pequena altura dos arbustos não significa que não necessitem de apoio. Os caules não resistem a uma boa colheita e deitam-se. Portanto, as estacas são instaladas perto de cada raiz. As plantas jovens plantadas precisam de proteção do sol, mesmo que medidas de endurecimento tenham sido tomadas anteriormente.
Cuidados adicionais com o híbrido: regar, remover ervas daninhas, alimentar e beliscar em tempo hábil. Isso evitará o espessamento. Durante um conjunto de massa vegetativa, os tomates são alimentados com nitrogênio, durante o período de brotação - com fertilizantes de fósforo-potássio.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido é altamente resistente a doenças como Alternaria e TMV. No entanto, cresce em espaços abertos, o que significa a possibilidade de requeima com precipitação persistente. As pragas são perigosas para o tomate:
pulgão;
tripes;
nematóide;
urso, verme;
Besouros de maio e do Colorado.
Para prevenir o aparecimento de doenças e pragas, é necessária a profilaxia com soluções de inseticidas e fungicidas.
Resistente a condições climáticas adversas
Irishka é considerado tomate resistente à seca, ao frio e ao calor.
Regiões em crescimento
O híbrido Irishka é recomendado para cultivo nas regiões do sul, bem como na faixa do meio, na região do Volga, na região central do Mar Negro e no norte do Cáucaso.