- Autores: Gavrish S.F., Morev V.V., Amcheslavskaya E.V., Gorkovets S.A., Korolev V.V.
- Ano de aprovação: 1998
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 94-117
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Sim
Variedades jovens de tomate estão se tornando cada vez mais populares entre os jardineiros. A intuição do tomate é uma dessas culturas.
História de criação
O desenvolvimento da variedade começou na segunda metade dos anos 90 na empresa agrícola Gavrish. Os autores foram criadores domésticos Gavrish S.F., Morev V.V., Amcheslavskaya E.V., Gorkovets S.A., Korolev V.V. O tomate foi inscrito no registro estadual em 1998. O Tartaristão, as regiões centrais e o Território de Krasnoyarsk eram então considerados as principais regiões de cultivo. Agora a variedade pode ser cultivada em qualquer região da Rússia.
Descrição da variedade
O híbrido pertence a lavouras indeterminadas, ou seja, é uma variedade com crescimento ilimitado de arbustos. O comprimento do caule atinge 200 cm ou mais. Portanto, muitos jardineiros aconselham apertar a coroa na altura necessária.
O caule é potente, espesso, verde, com ligeira pubescência. É necessário amarrar esse tronco a pinos ou a um sistema de treliça. As raízes do arbusto se desenvolvem bem e penetram profundamente no solo. Não há muitos ramos na planta, assim como a folhagem. As folhas são de tamanho médio, de cor verde escura, mate. Seção mediana e veias estão presentes. A placa traseira é mais leve que a frontal. Com a seca e o calor, as folhas podem enrolar para dentro.
O número recomendado de hastes durante a formação é 2. O primeiro ovário aparece ao nível de 8-9 folhas do solo. Além disso - a cada 3. Por um lado, são formados 6-8 frutos.
As vantagens incluem:
- qualidades de sabor;
- produção;
- validade;
- transportabilidade;
- imunidade;
- aplicação universal.
Desvantagens:
- a necessidade de pinças e ligas;
- altura do arbusto;
- a incapacidade de obter sementes diretamente do tomate.
As principais qualidades da fruta
Os bagos são redondos, pesando 79 a 92 g, com 7 cm de diâmetro, casca lisa, firme e com ligeiro brilho. Embora seja fino, o fruto não quebra com isso. A cor da casca será vermelho escuro. Os tomates verdes têm um tom verde claro.
A polpa é rosada, macia, carnuda, firme e não muito aquosa. 3-4 câmaras são formadas no interior. As sementes neles são pequenas e completamente vazias.
Características do sabor
Segundo os jardineiros, os frutos têm sabor agridoce com aroma característico de tomate.
Amadurecimento e frutificação
A intuição se refere às safras de meia temporada, o período de amadurecimento é de 94 a 117 dias. Embora os ovários das frutas se formem ao mesmo tempo, a frutificação será estendida. Vai de junho a agosto.
Produção
Até 25,6 kg de tomates são obtidos a partir de 1 metro quadrado. A produtividade depende diretamente das condições climáticas e dos cuidados agrícolas.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Dependendo da região de cultivo e do local (terreno aberto ou fechado), a época de semeadura das sementes pode ser diferente. Em média, este é o final de fevereiro ou os primeiros dias de março. Primeiro você precisa preparar os recipientes. A terra é colocada ali, complementada com adubo ou composto. A profundidade das covas é de 2 cm. O solo é derramado com água.
As sementes devem ser embebidas em água e processadas em solução de permanganato de potássio. Vale ressaltar que, na compra de sementes, atenção especial deve ser dada ao rótulo, que indica se foi realizado processamento adicional do material. Nesse caso, não use outras soluções estimulantes.
Após a semeadura, o solo é derramado com água morna com fraca concentração de humato de sódio e coberto com uma película. Você pode guardar as caixas no peitoril da janela. As sementes eclodirão após 7 dias. Nesse momento, o abrigo é removido. É importante que a temperatura seja de +22 graus.
Durante a germinação das sementes e antes da colheita, é muito importante observar o regime de irrigação e em nenhum caso transbordar as mudas. Caso contrário, as mudas podem pegar uma doença fúngica (perna preta) e a planta morrerá. É melhor regar as mudas com um borrifador. A colheita é realizada após a formação de várias folhas fortes.
No início de maio, as mudas podem ser levadas para fora para adaptação. Os arbustos de até 35 cm de altura devem ser transplantados para o solo. Um caule mais alto cria raízes por muito tempo e costuma doer. Portanto, na fase de formação dos arbustos, é necessário monitorar a intensidade do crescimento.
Em média, 50-55 dias devem se passar entre a semeadura e o plantio no solo.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O local deve ser escavado e derramado abundantemente com água. As covas são rasas - 15 cm.
Vale a pena plantar os arbustos em tabuleiro de xadrez e no esquema 40x60 cm, o que é necessário, pois o sistema radicular da variedade se desenvolve muito ativamente e avança não só em profundidade, mas também em diferentes direções. Se você plantar os arbustos mais perto, as raízes não terão espaço suficiente e a planta não se desenvolverá corretamente devido à quantidade insuficiente de minerais.
Crescendo e cuidando
Para que a variedade frutifique bem e seja saudável, alguns pontos devem ser lembrados.
- Para regar, você pode fazer um cronograma - 1-2 vezes a cada 7 dias. Em climas mais secos, a quantidade de rega aumenta. Em média, um arbusto deve consumir 1,5 litro de água quente e estável. A rega é realizada na raiz. As folhas não devem ser derramadas, pois podem desenvolver doenças fúngicas.
- É necessário fertilizar os arbustos 4 vezes por temporada. A primeira alimentação é feita 1 semana após o plantio das mudas no solo. É melhor fertilizar com minerais contendo nitrogênio. Na formação de inflorescências, potássio e fósforo podem ser usados. Os seguintes curativos são feitos no momento do ovário do fruto e durante o período de frutificação.
- Você pode amarrá-lo a uma treliça ou pinos imediatamente após o desembarque. Então a haste não irá inclinar para o chão, será mais fácil remover enteados desnecessários. Você também pode amarrar a coroa aos pinos.
- A paixão é realizada conforme a necessidade. Algumas semanas antes do final da estação de cultivo, os jardineiros recomendam beliscar a coroa do caule. Isso ajudará a planta a direcionar todos os minerais e forças benéficas para o amadurecimento e enriquecimento dos frutos formados, e não para o crescimento do arbusto.
- O afrouxamento é realizado uma vez a cada 2 semanas. Não afrouxe o solo muito profundamente, pois pode danificar as raízes. No momento do afrouxamento, as ervas daninhas são removidas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A Intuição do Tomate tem boa imunidade, mas com cuidados agrotécnicos inadequados, a cultura pode adoecer com as seguintes doenças:
- requeima;
- podridão cinzenta;
- azeitona mancha.
As principais pragas:
- mosca branca;
- Besouro do Colorado;
- ácaro-aranha;
- lesmas.
Para evitar doenças fúngicas, é necessário pulverizar os arbustos com inseticidas e fungicidas para prevenção.