- Autores: Nunhems B.V.
- Ano de aprovação: 2000
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Alto
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
Jardineiros e agricultores experientes que cultivam tomates em escala industrial preferem variedades comprovadas e frutíferas. Isso inclui o tipo holandês de tomate Inkas, que cresce bem tanto em canteiros de jardim quanto em estufas.
História de criação
A variedade intermediária de tomate foi cultivada por um grupo de criadores holandeses que representam a empresa de sementes Nunhems B. V. em 1999. Um ano depois (em 2000), a cultura da erva-moura foi incluída no Registro do Estado e aprovada para uso. A tarefa dos cientistas era criar uma espécie produtiva e despretensiosa que crescesse bem em terreno aberto e estufas de filme em diferentes zonas climáticas.
Descrição da variedade
A cultura vegetal híbrida Inkas é um arbusto de tamanho médio do tipo determinante, com até 100 cm de altura, planta compacta dotada de caules poderosos, sistema radicular desenvolvido e um espessamento moderado de folhagem verde escura. Durante a temporada, até 6 escovas são formadas em cada haste, onde são formados 8-10 frutos (ovários). O arbusto requer a formação de 2-3 hastes, uma liga para os suportes, bem como beliscões regulares, pois os novos enteados aparecem rapidamente.
As principais qualidades da fruta
O tomate Inkas tem uma forma regular semelhante a uma ameixa (cubóide) e uma cor vermelha uniforme. O tomate verde é de cor verde claro. A casca da fruta é lisa e firme, com um brilho pronunciado. É a força da casca que protege os bagos de rachar, e também garante um bom transporte e segurança dos frutos. O peso médio de um tomate é de 80-100 gramas. É característico que todos os tomates tenham, idealmente, o mesmo formato e tamanho.
Características do sabor
O tomate tem um aroma agradável e um sabor adocicado. Contra o pano de fundo de doçura moderada, uma leve acidez mal é percebida. A polpa do fruto é densa, carnuda, açucarada, com pequena quantidade de semente. Se o tomate for cortado, o suco quase não será liberado. A variedade é universal, portanto é indicada para consumo in natura, enlatada, desidratada. Inkas é especialmente bom para enlatados de frutas inteiras.
Amadurecimento e frutificação
O tomate holandês pertence à classe dos híbridos iniciais. Do momento do crescimento da semente até a colheita, leva 95-100 dias. O período de frutificação é um pouco atrasado - dura cerca de 45-60 dias, mas uma grande parte da safra pode ser colhida no primeiro mês. O amadurecimento das bagas ocorre de maneira uniforme, então você pode colher com pincéis inteiros.
Produção
O rendimento do híbrido é alto e estável. Sujeito a todas as regras da tecnologia agrícola, você pode coletar até 4,7 kg de frutas em 1 m2. Os indicadores de produção no jardim e na estufa podem ser ligeiramente diferentes. Jardineiros experientes coletam até 3 kg de tomates por temporada de um arbusto saudável. Os indicadores de rendimento dependem diretamente da remoção oportuna dos enteados.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semente é plantada 55-60 dias antes da data prevista de plantio dos arbustos no jardim ou estufa. O período ideal para semear sementes de mudas é março. As sementes são plantadas em solo nutritivo e solto. A semente não requer pré-tratamento e imersão. O mergulho (assento) é realizado na fase de aparecimento de 2-3 folhas verdadeiras.
A sala para o cultivo de mudas deve ser bem iluminada e aquecida. O efeito estufa (cobertura com vidro ou polietileno) ajudará a acelerar o aparecimento de brotos. O desembarque na horta é feito no final de maio e na estufa no início do mês.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Recomenda-se plantar não mais do que 3 arbustos de mudas por 1 m2. Um esquema de 40x50 cm é considerado ideal para o plantio de uma planta.
Crescendo e cuidando
É recomendável cultivar tomates em uma área bem iluminada pelo sol. O solo deve estar livre de ervas daninhas, respirável e moderadamente úmido. O cuidado abrangente da lavoura inclui uma série de atividades padrão: regar, formar um arbusto, remover enteados, liga, alimentação, controle de pragas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade aumentada da planta oferece proteção contra verticillium e murcha de fusarium.
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura híbrida é resistente à exposição direta à luz solar e a fatores climáticos adversos - seca, quedas bruscas de temperatura. O único fator natural negativo para a planta é a umidade prolongada, que causa phytophthora.
Regiões em crescimento
A erva-moura é amplamente cultivada em todo o território da Federação Russa, em certas regiões da Ucrânia e da Moldávia.
Visão geral da revisão
Esta variedade híbrida é popular entre os residentes de verão e agricultores há muitos anos, uma vez que é caracterizada pela rápida adaptação ao solo e clima da zona de cultivo, é completamente despretensiosa na manutenção, dá rendimentos estáveis e também pode ser armazenada e amadurecida por muito tempo à temperatura ambiente.