- Autores: Jim Myers, Universidade de Oregon, EUA
- Apareceu ao cruzar: tomates cultivados x espécies selvagens do Chile e das Ilhas Galápagos
- Sinônimos de nomes: Rosa Indigo, Rosa Indigo, Rosa Indigo
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 95 - 100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
A variedade de tomate Indigo Rose, também conhecida como Indigo Rose, Indigo Rose ou Indigo Rose, pertence à categoria universal. Seus frutos são utilizados com sucesso para enlatar e fatiar saladas, não são propensos a rachar. O cultivo é realizado em estufas ou em campo aberto.
História de criação
A variedade foi criada por um especialista da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, Jim Myers. Foi obtido pelo cruzamento de tomates cultivados com espécies silvestres do Chile e das Ilhas Galápagos. Os testes de reprodução foram concluídos em 2015.
Descrição da variedade
A variedade desenvolve-se de acordo com o tipo determinante, atingindo 150 cm de altura, sendo considerada alta. A folhagem é fraca, os caules são púberes, verde-claros.
As principais qualidades da fruta
Um tomate de casca vermelho-violeta brilhante dá frutos de tamanho médio, redondos, de formato regular, sem estrias. Os tomates são coletados em grupos compactos de 4-6 peças cada. A carne sob a pele é densa, de um vermelho vivo.
Características do sabor
A fruta é considerada excelente no sabor. Eles são doces, com uma acidez de tomate quase imperceptível.
Amadurecimento e frutificação
A variedade está no meio da temporada, amadurece em 95-100 dias. As datas de colheita são estendidas de meados de agosto a meados de setembro.
Produção
A taxa de colheita de até 12 kg / m3 permite classificar os tomates Rosa Indigo como de alto rendimento.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Nas condições da região do Médio Volga, as mudas são semeadas a partir da 2ª década de março. Você pode transferir plantas para um local permanente em 55-60 dias. Os tomates podem ser transferidos para um terreno aberto próximo ao início de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A maneira mais fácil de cultivar esses tomates é colocá-los em uma estufa ou em um canteiro de jardim em quadrados de 50 × 50 cm.
Crescendo e cuidando
As plantas não são muito exigentes para cuidar. Ao cultivar Índigo Rose, você pode fazer sem beliscar, uma liga para os arbustos é necessária, pois podem atingir 1,5 m de altura. Sob o peso dos frutos maduros sem suporte, os arbustos simplesmente se quebram.
Na estufa, recomenda-se manter uma temperatura de pelo menos +24 graus Celsius. O cultivo ao ar livre é possível nas mesmas condições. Os arbustos não são muito higrófilos, eles requerem irrigação rara - não mais do que 1 vez por semana. Devem ser colocados ao sol forte, sem sombreamento, para garantir o amadurecimento normal da variedade, para protegê-la de pragas e infecções fúngicas.Na estufa, além de uma boa iluminação, é necessário fornecer um modo de ventilação ideal para remover a condensação.
Os arbustos requerem alimentação regular para um bom crescimento e desenvolvimento. O solo é protegido do endurecimento do solo, cobrindo-o com uma camada de cobertura morta à base de materiais naturais. A rega é feita por irrigação, de forma a não erodir a camada superficial do solo. O curativo mineral é necessário 4 vezes durante a temporada. Após o plantio das mudas, antes da formação dos pedúnculos, na postura dos frutos e 14 dias antes da colheita.
Alimentações complexas baseadas em nitrogênio, potássio e fósforo funcionam bem. O primeiro fertilizante é aplicado 2-3 semanas após o plantio. Durante este período, o monofosfato de potássio é a melhor escolha. Fertilizantes de nitrogênio são aplicados a seguir.
Com um aumento abundante na massa verde, os tomates Indigo Rose podem precisar de desbaste. Isso geralmente ocorre quando o solo está muito saturado com nitrogênio. Nesse caso, são realizadas pinças e retirada das folhas superficiais que bloqueiam os raios solares. O trabalho deve ser feito manualmente para evitar a possível transmissão de infecções por meio de ferramentas de jardim.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Indigo Rose é resistente à requeima. É imune ao mofo cinzento. Outras doenças requerem higienização preventiva com soluções à base de sulfato de cobre ou fungicidas químicos. A coleta de pragas é feita manualmente, as lagartas podem ser pulverizadas com inseticidas adequados.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade tolera bem quedas extremas de temperatura. Resiste a geadas até -2 graus. Indigo Rose é tolerante à seca, perfeito para climas quentes sem altos níveis de umidade.
Visão geral da revisão
Segundo os horticultores, o tomate, declarado o mais escuro dos roxos, é bastante adequado para o plantio a céu aberto, mesmo na região de Moscou. Observa-se excelente germinação - de acordo com as observações dos compradores, chega a 100%. De acordo com a experiência dos residentes de verão, um arbusto deve ser formado em 2-3 hastes. A fruta vai ganhando cor aos poucos, adquirindo um tom índigo profundo.
Alguns inconvenientes são causados pelo processo de colheita. A maturação de um tomate com uma cor incomum é, a princípio, difícil de determinar. O aparecimento de uma rica tonalidade chocolate na pele pode ser considerado um sinal de colheita. Com a falta de luz solar, o tomate fica com uma tonalidade avermelhada.
Você pode remover os tomates dos galhos antes mesmo do início da maturidade completa. Após completar a colheita no final de outubro, você pode deixar os frutos verdes amadurecerem. Nesse caso, de acordo com as avaliações dos moradores do verão, é possível armazenar a safra até dezembro.