- Autores: Lukyanenko A.N., Dubinin S.V., Dubinina I.N., Agrofirma SEDEK LLC
- Ano de aprovação: 2011
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Marketability: excelente
- Transportabilidade: Sim
Empire é uma variedade híbrida de tomate criada por criadores da Agrofirma SEDEK LLC e aprovada para uso em 2011. Cultivar esses tomates a partir de sementes não é fácil, mas se um jardineiro paciente tiver sucesso, será recompensado com uma excelente colheita.
Descrição da variedade
O arbusto é alto, sua altura chega a 200 cm, alguns caules podem atingir 2,5 m de comprimento. Os rebentos são densamente cobertos por grandes folhas verdes escuras. As flores são simples. A primeira inflorescência é formada acima do nó 7-8, as subsequentes crescem após 2-3 folhas.
As principais qualidades da fruta
Quando verdes, os tomates são verdes claros, os frutos maduros são alaranjados. O peso de cada um é de 90-140 g, a forma é ligeiramente nervurada, obovada. Um pincel forma 6-8 tomates de uma vez. Sua principal vantagem é sua excelente apresentação e transportabilidade. A polpa firme permite manter os frutos inalterados por até um mês e meio.
Características do sabor
A julgar pelas críticas dos residentes de verão, os tomates Imperia têm um sabor excelente. Sua suculência se expressa claramente na alface fresca, mas, mesmo assim, esses tomates são muito apreciados na hora de enlatados de frutas inteiras e, principalmente, quando secos.
Amadurecimento e frutificação
O império pertence às variedades com um período de maturação médio precoce. Os primeiros tomates aparecem 95-100 dias após os primeiros brotos. A variedade é caracterizada pela frutificação de longo prazo.
Produção
A casta é considerada uma casta de alto rendimento: a partir de 1 m2 permite colher até 9,0 kg de frutos.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A espécie apresentada pertence a híbridos e, portanto, não é capaz de dar várias gerações de plantas ao mesmo tempo. Isso significa que novas sementes precisam ser compradas a cada ano. Antes do plantio, recomenda-se segurar o material de plantio em uma solução de permanganato de potássio.
A semeadura é realizada em 1-2 dez dias de março. É melhor preparar um recipiente separado para cada semente, isso facilitará o processo de colheita, permitindo até mesmo pulá-lo. Se não foi possível evitar uma picareta, isso deve ser feito quando aparecerem duas folhas. O horário ideal de luz do dia para mudas deve ser de pelo menos 13 horas.
O transplante para uma cabana de verão é realizado 55-60 dias após o início da semeadura. A planta usual para este dia tem um comprimento de 25 cm.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Prepare o solo antes de transplantar. Para fazer isso, misture a terra com húmus e trate com um controle de pragas. Esquema de plantio - até 6 arbustos por 1 m2.
Crescendo e cuidando
É permitido cultivar a variedade apresentada somente em estufa de filme. A cultura requer ligação à treliça e formando no máximo duas hastes. A capoeira deve ser realizada em até 10 dias após o transplante para a estufa, caso contrário a planta direcionará todas as suas forças para o desenvolvimento do caule e não para a formação dos frutos.
Para que os tomates se sintam confortáveis, observe um regime de temperatura de +24 graus e umidade de 70%. Certifique-se de ventilar a estufa e manter a luz adequada. Regue os arbustos duas vezes por semana, não se esqueça de arrancar ervas daninhas e soltar.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Imperia tem alta imunidade contra doenças como alternaria, verticilose, vírus do mosaico do tabaco, mas a planta pode ser afetada pela requeima. Para a profilaxia, é necessário um tratamento periódico com formulações especiais. Para prevenir o desenvolvimento de fungos, ventile a estufa e evite o alagamento do solo.
Inspecione os caules e as folhas das colheitas regularmente em busca de insetos. Besouros e suas larvas podem ser coletados manualmente e destruídos, ou uma armadilha especial pode ser preparada.
Avaliações
Segundo a experiência dos jardineiros, o híbrido não germina bem. E também dos pontos negativos, há uma pele muito densa, o que diminui o prazer de comer tomate. Há mais vantagens: isso é despretensão para as condições de cultivo e um período de maturação precoce e o excelente sabor dos tomates, especialmente na forma seca, e sua qualidade de conservação a longo prazo.