- Autores: Lukyanenko A. N., Dubinin S. V., Dubinina I. N. (Agrofirm Sedek LLC)
- Ano de aprovação: 2011
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Transportabilidade: Alto
- Tamanho do arbusto: alta
As variedades de colheita de tomates adequadas para enlatamento de frutas inteiras são altamente valorizadas entre os residentes de verão. O híbrido Imperatriz é uma dessas variedades. A cultura é zoneada para cultivo em todo o país.
Descrição da variedade
A Imperatriz, criada pela Agrofirma Sedek LLC, é uma variedade indeterminada destinada ao cultivo coberto. Crescendo em uma estufa, o caule se estende até 2 metros de altura. As raízes são muito poderosas, estendem-se profundamente e amplamente no subsolo. As plantas possuem um grande número de folhas verdes escuras. Percebe-se que nos exemplares com o topo pinçado, a folhagem fica mais saturada.
As principais qualidades da fruta
Os frutos em fase de formação apresentam uma cor próxima do verde claro. Os frutos maduros ficam vermelhos, não há nenhuma mancha perto do pedúnculo. Os tomates ovais Empress têm uma leve nervura, bem como uma protuberância na ponta - o chamado bico. Quanto às características de peso, serão de 100-150 gramas. A casca desses tomates é muito elástica, o que permite que sejam transportados sem problemas.
Características do sabor
Os tomates cremosos têm uma textura muito densa. O sabor é bom, doce, com uma pequena quantidade de ácido.
Amadurecimento e frutificação
A Imperatriz atinge a maturidade técnica total em 95-105 dias. Esses indicadores são típicos para variedades intermediárias iniciais. A colheita é realizada em 2-3 meses de verão.
Produção
Em casa de vegetação, a variedade apresentou-se como uma variedade de alto rendimento. A taxa de coleta padrão é de 9,1 kg / sq. m.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Preparar mudas é o primeiro passo no cultivo de tomates Imperatriz. As sementes devem ser plantadas em março ou abril. O material deve ser desinfetado previamente, mantendo-o em solução de manganês rosa claro por 24 horas. O solo também é regado com a mesma solução. Os grãos são semeados frouxamente, ligeiramente borrifados com terra, enquanto a terra deve ser úmida. À medida que crescem, fornecem todas as condições e condições de temperatura necessárias, a pulverização é realizada a partir de um borrifador. Após a colheita, cada muda recebe um copo separado.
As mudas da Imperatriz são plantadas na estufa 2 meses após o aparecimento dos primeiros rebentos. Antes disso, as raízes das mudas são imersas brevemente em água com "Heteroauxin".
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para evitar que as plantas competam entre si por nutrientes, você não precisa plantar mais do que 3 arbustos por metro quadrado. A terra não deve ser azeda. Solos ácidos podem ser neutralizados pela aplicação de calcário. Isso é muito importante para esta variedade. Os buracos são cavados a uma distância de 50 cm um do outro. Cada um está repleto de suplementos orgânicos e minerais. O tomate plantado é bem regado e imediatamente amarrado a uma estaca. Você também pode colocar cobertura morta no chão. Se isso for feito, as plantas não precisarão de água por uma semana inteira, ou até mais.
Crescendo e cuidando
A variedade híbrida Empress não requer cuidados complexos. É suficiente regar as plantas uma vez por semana, mas durante a floração terá de ser feito duas vezes mais. Para evitar a formação de uma crosta dura após a rega, costuma-se soltar e cobrir a terra com cobertura morta.
É aconselhável fazer o tempero de cobertura nos meses de outono para repor o suprimento de nutrientes, pois esta variedade os arrancará todos. As plantas plantadas na primavera também precisam de fertilização. Na primeira vez, as mudas são fertilizadas 10 dias após o plantio. Excremento de frango ou verbasco são boas opções. Além disso, não alimente até que a segunda escova esteja dissolvida. Quando isso acontece, eles esperam mais 14 dias, depois fazem a seguinte composição:
solução de verbasco - 2 litros;
"Solução" - 1 colher de sopa;
sulfato de cobre - 3 gramas;
manganês - 3 gramas.
O fertilizante é aplicado sob cada arbusto. O mesmo molho é dado às plantas no início da frutificação.
Os arbustos são bastante altos e a variedade é indeterminada. Isso significa que o tomate vai crescer sem parar. Para evitar isso, você precisa apertar os topos. Graças a um procedimento simples, os frutos ficarão maiores e amadurecerão mais rápido. E também é necessário cortar os enteados que aparecem regularmente nas mudas. Caso contrário, o plantio começará a engrossar, o que complicará a colheita. Ao se formar, sobram 2 hastes, de modo que a planta gasta energia nos frutos, e não no crescimento de novas folhas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A Imperatriz é resistente a doenças como podridão de frutas, verticillium e vírus do mosaico do tabaco. Ela raramente pega doenças fúngicas, e mesmo assim com uma simples não observância das condições de crescimento. Para evitar o aparecimento de enfermidades, é necessário ventilar a estufa, não inundar nem engrossar as plantas. As pragas na estufa aparecem com pouca frequência. A mosca-branca e os ácaros-aranha podem incomodar, mas são fáceis de eliminar com meios profissionais.
Visão geral da revisão
Muitos horticultores já tentaram criar a Imperatriz. Na esmagadora maioria, a variedade é cultivada em estufa. Os residentes de verão dizem que a planta dá excelentes frutos e dá uma boa colheita de frutos cremosos. Bagas lisas e bonitas são agradáveis de comer diretamente do mato ou colocadas em branco. Porém, a densidade da polpa não agrada a todos.
Se o clima for muito ameno, então é bem possível tentar plantar a Imperatriz em terreno aberto. Os residentes de verão que fizeram isso são aconselhados a usar treliças como ligas e proteger os brotos de sombra para que não sejam queimados pelo sol.