- Autores: Lukyanenko A. N., Dubinin S. V., Dubinina I. N. (Agrofirm Sedek LLC)
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para conservas de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para estufas de filme, para estufas
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Alto
Ao escolher sementes de tomate, fazendo uma escolha em favor de uma variedade ou um híbrido, os jardineiros são guiados por preferências pessoais. Muitos se inclinam para as culturas varietais, por considerá-las mais saborosas e aromáticas. Com relação a alguns representantes, talvez eles tenham razão, mas há híbridos que podem ser chamados de universais não apenas em propósito, mas também em características.
Isso inclui o híbrido indeterminado de frutos médios Emperor (sinônimo - Emperor F1), criado para cultivo em estufas de vidro, filme e policarbonato. A Baga do Imperador é usada para enlatar, cozinhar, fatiar, bem como para saladas de verão e inverno. Os frutos apresentam alto rendimento comercial e excelente transportabilidade.
História de criação
O resultado dos criadores A. N. Lukyanenko, S. V. Dubinin, I. I. Dubinina da LLC "Agrofirmy Sedek" foi aprovado para uso em 2015.
Descrição da variedade
Poderosos, altos (180-200 cm), frondosos médios, arbustos densos e espalhados têm um forte sistema radicular. Os rebentos estão cobertos por folhagem tradicional do tipo tomate, com um sabor igualmente forte a tomate. As placas foliares verde-escuras são alongadas, ligeiramente dissecadas, ligeiramente enrugadas e ligeiramente pubescentes.
Vantagens híbridas:
- imunidade forte;
- boa produtividade;
- resistência às mudanças climáticas;
- excelente transportabilidade e bom gosto;
- aparência atraente e boa manutenção de qualidade.
Desvantagens:
- a impossibilidade de crescer em campo aberto;
- dificuldade em escolher frutas para enlatamento de frutas inteiras.
As flores amarelas são coletadas em inflorescências simples, formando cachos com 5-6 frutos presos a um forte pedúnculo articulado.
As principais qualidades da fruta
Frutos grandes (de 90-115 ge mais), cilíndricos, levemente estriados, de cor verde brilhante no estágio de imaturidade. Durante o amadurecimento técnico e fisiológico, eles mudam de cor para escarlate escuro ou vermelho carmim.
Características do sabor
A polpa suculenta e carnuda, de agradável sabor a sobremesa, com açúcares e acidez equilibrados, é revestida por uma película densa, quase imperceptível durante as refeições. Gosto de açúcar com sabor incrível de melancia e final de boca longo. A seção mostra várias câmaras de sementes com um número limitado de sementes.
Amadurecimento e frutificação
Uma variedade incrível permite colheitas precoces. Um pouco mais de três meses se passam desde o tempo de germinação até os primeiros tomates maduros, mas o plantio precoce em uma estufa traz significativamente o período de frutificação para o início de meados de julho.
Produção
O híbrido é famoso por seu bom rendimento - de um arbusto colhido de 9,4 kg de deliciosas frutas silvestres.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Considerando que o híbrido se destina ao cultivo em estufas, a semeadura pode ser realizada no final de fevereiro - primeira quinzena de março. Mudas jovens são plantadas em 1,5–2 meses em uma estufa aquecida. Eles são transplantados para uma estufa sem aquecimento posterior, quando as temperaturas positivas estáveis chegam. O momento exato depende da região. Tempo de amadurecimento - de 105 a 110 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Arbustos altos precisam de espaço, portanto, você deve seguir o esquema de 70x90 cm, em espaçamentos entre linhas - 1-1,5 m.
Crescendo e cuidando
O método de cultivo de mudas permite que você obtenha uma colheita em tempo recorde. Se o clima da região permitir, as mudas podem ser transferidas para um local permanente já no estágio de 3-4 folhas verdadeiras.
O híbrido é especialmente exigente na fertilidade e permeabilidade do solo ao ar. Eles começam a preparar a terra na estufa no outono - eles trazem esterco para cavar. Na primavera, o solo é enriquecido com matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), fertilizantes minerais e cinzas de madeira são adicionados. Se o solo precisa de desoxidação, então farinha de osso ou dolomita, cascas de cereais são adicionadas para soltar argila grossa.
O cuidado adicional consiste na formação de um arbusto em 1-2 hastes, amarrando, beliscando, regando, capinando, alimentando e higienizando. Para obter um rendimento ideal, 3-4 escovas são deixadas em cada arbusto. A conformidade com os requisitos da tecnologia agrícola permitirá que você obtenha os primeiros frutos em 80–90 dias, o amadurecimento em massa começa um pouco mais tarde.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate tem forte imunidade, é resistente ao TMV, requeima, mas são necessários tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas.
Resistente a condições climáticas adversas
As qualidades positivas do híbrido residem em sua excelente resistência aos caprichos do clima, especialmente por ser protegido por paredes de estufa. Quedas de temperatura, ondas de frio e calor intenso não são terríveis para ele.
Regiões em crescimento
O Imperador com efeito de estufa é cultivado em todas as regiões da Rússia. Estas são as regiões Norte, Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, TsChO, Cáucaso do Norte, Médio Volga, Baixo Volga, Ural, Oeste da Sibéria, Leste da Sibéria e Extremo Oriente.