- Autores: Andreeva E.N., Sysina E.A., Nazina S.L., Bogdanov K.B., Ushakova M.I.
- Ano de aprovação: 1999
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 115-120
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: 70-100
Muitas variedades de tomates têm o nome de safras existentes. Os tomates de caqui não são exceção. As frutas se assemelham fortemente às frutas conhecidas e amadas por muitos. Os jardineiros escolhem esta cultura pelo seu excelente sabor e excelentes características.
História de criação
O originador da variedade é o Seed-Breeding Agrofirm "Gisok", em colaboração com os criadores Andreeva E. N., Sysina E. A., Nazina S. L., Bogdanov K. B., Ushakova M. I. A cultura foi inscrita no Registro Estadual em 1999 e aprovada para uso em muitas regiões da Rússia. O tipo de crescimento da variedade é determinante. O tomate é destinado ao cultivo em campo aberto e fechado.
Descrição da variedade
O arbusto é de tamanho médio, com vigor limitado. Tem uma altura de 70 a 100 cm, o caule é poderoso e bem desenvolvido. A coroa é ramificada, mas com ramificação fraca. É necessária uma liga para as treliças, pois durante o período ativo de formação dos cachos com frutos, os ramos dobram-se fortemente com o seu peso. Para evitar quebras, não só a haste é amarrada, mas também a coroa.
Existem muitas folhas, são verdes e grandes. Os primeiros ovários são formados acima da 7ª folha, os subsequentes - após 1-2. A inflorescência é simples, os botões são amarelos. 5-6 frutos são formados em uma mão.
A variedade é padrão, portanto não há necessidade de apertar os arbustos. Os jardineiros simplesmente formam 1-2 hastes para um rendimento maior.
Entre os aspectos positivos, destaca-se o bom rendimento, frutos de grande tamanho e sabor. A variedade apresenta bons indicadores de manutenção da qualidade dos vegetais e transporte. E também para muitos, é importante que a cultura possa ser cultivada em canteiros abertos.
Entre as lacunas, pode-se destacar o cuidado muito exigente com as mudas. As mudas são muito sensíveis a mudanças bruscas de temperatura, geadas e falta de umidade. Os jardineiros observam que o tomate caqui, com cuidado inadequado, pode ser infectado com doenças fúngicas (como a requeima). E isso significa que é necessário processar os arbustos pelo menos várias vezes por temporada para prevenção.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são grandes, achatados e arredondados, com formato ligeiramente estriado. Nos vegetais verdes, a cor é verde, com uma pequena mancha verde-escura no pedúnculo. Quando totalmente madura, a casca fica laranja e a mancha desaparece. O peso da baga é de 240 g. Com os devidos cuidados, o peso pode aumentar para 350-450 g.
A pele é lisa e fina. Apesar disso, é forte o suficiente para suportar o transporte de longo prazo. E também a casca não racha nem no arbusto nem durante o processamento.
A polpa é suculenta, carnuda e muito macia. No seu interior, de 6 a 8 câmaras de sementes são formadas com um pequeno conteúdo de sementes e líquido. O teor de matéria seca é de 5-7%.
A cultura é universal. Pode ser usado para fazer saladas, sucos e conservas. Os tomates são adequados para consumo fresco.
Características do sabor
O tomate caqui tem um sabor adocicado. Quando totalmente maduro, aparece um leve azedume. Os frutos contêm uma grande quantidade de caroteno e licopeno. Além disso, as bagas não contêm pigmento vermelho. Isso significa que a variedade é adequada para quem sofre de alergias e pessoas que fazem dieta.
Amadurecimento e frutificação
O tomate de caqui pertence às culturas de meia temporada.O amadurecimento completo da fruta leva 115-120 dias. A frutificação de longo prazo começa de julho a agosto. Observa-se também que a colheita pode ser feita quando os frutos ainda não estão totalmente maduros. Num local escuro, quente e seco, os bagos amadurecem por si próprios, sem perder o sabor.
Produção
O tipo de cultura é de alto rendimento. Em estufas, 5,8-6,5 kg são removidos de um m2, ou seja, aproximadamente 3 kg de um arbusto. E em áreas abertas, o rendimento é menor, apenas 4 kg.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O fabricante afirma que todas as sementes têm uma boa taxa de germinação (no nível de 90-93%). Mas antes da semeadura, todo o material é processado. Para fazer isso, você precisa de uma solução de permanganato de potássio ou permanganato de potássio. As sementes são embebidas em água por 20 minutos. Em seguida, todos aqueles que não surgiram são envolvidos em gaze e mergulhados em uma solução fraca de permanganato de potássio (5-8 minutos). Em seguida, o material é lavado em água destilada e enxugado com guardanapo.
O solo também deve ser processado - seque bem no forno ou em recipientes espaçosos. O solo deve ser ligeiramente ácido, por isso é melhor misturar tudo com areia, e só depois fertilizar.
As caixas de mudas são selecionadas independentemente. Podem ser recipientes oblongos ou potes de iogurte simples. O solo tratado é despejado em recipientes, derramado e, em seguida, são formados orifícios. 1-2 sementes são colocadas em cada buraco.
Além disso, as sementes são cobertas com terra e derramadas com água. Depois disso, as caixas devem ser cobertas com papel alumínio e removidas para um local escuro e quente. A temperatura sob o saco deve ser 23-26 ° C. Isso é ideal para bicar sementes.
Após uma semana, o filme pode ser removido e as mudas jovens podem ser eliminadas.
Os cuidados subsequentes para ela não serão difíceis.
Uma vez por semana, tudo é irrigado por meio de um borrifador.
O curativo de cobertura é aplicado na forma líquida junto com água.
O solo é solto em volta do caule, com cuidado para não arrancar a muda.
O horário de verão deve ser de 14 a 16 horas.
A colheita é feita na presença de várias folhas fortes. O fertilizante é colocado nas novas caixas junto com o solo para estimular o crescimento.
Dez dias antes do transplante das mudas para o solo, é necessário retirar as mudas para aclimatação. Em média, não devem passar mais de 50-60 dias desde a germinação das sementes até o transplante. Não se deve plantar mudas que ficaram "perdidas", pois será difícil para elas se adaptarem às novas condições. Vai doer e a frutificação começará muito mais tarde.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os arbustos são compactos, pelo que podem ser plantadas com segurança 7 a 9 plantas por 1 m2, respeitando o esquema de 50x40 cm. A profundidade das covas deve ser de 15 cm.
Crescendo e cuidando
Cuidar do tomate é simples, mas é preciso observar alguns pontos. Na maioria das vezes, isso se refere ao regime de rega, uma vez que a variedade Persimmon gosta muito de umidade. Os rendimentos podem ser prejudicados devido à falta de água no solo. Portanto, vale a pena seguir o esquema de rega 1-2 vezes por semana e eliminar cada arbusto abundantemente na própria raiz. Aproximadamente 3 litros ou um par de colheres.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Tomate caqui com cuidado inadequado pode ser infectado com uma doença bastante conhecida de todas as solanáceas - a requeima. A infecção começa na folhagem e gradualmente se espalha até o caule. É aconselhável remover as folhas infectadas e realizar pulverizações preventivas com os seguintes meios:
Fitosporin;
"Hom";
Ordan;
Thanos.
Entre os remédios populares, as soluções de sal, leite, refrigerante, cinza, sabão em pó e alho são as mais usadas.
A pulverização também é realizada com fármacos: ácido bórico, iodo, "Furacilin".
Os insetos costumam atacar o tomate caqui. Na maioria das vezes, são moscas-brancas, vermes-arame e lesmas. Produtos químicos podem ser usados contra eles. Mas deve-se ter cuidado, pois após esse processamento, os frutos não podem ser colhidos e comidos por algum tempo (cerca de 10-20 dias).