- Autores: Sysina Elena Artemievna, Borisov Alexander Vladimirovich, Krylov Oleg Nikolaevich, Skachko Vladislav Alexandrovich, Bartaya Vera Vladimirovna, LLC "Empresa de seleção e cultivo de sementes" Manul "
- Ano de aprovação: 2004
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Sai: médio, verde
- Cor de fruta verde: verde com uma mancha verde escura no caule
- Cor de fruta madura: Vermelho
O Tomato Khan pode ser uma escolha decente até mesmo para os jardineiros mais exigentes que colhem e escolhem as safras para seu jardim. Porém, para que suas expectativas sejam atendidas, é necessário estudar cuidadosamente todas as nuances do manuseio dessa planta. E vale a pena começar descobrindo de onde veio e o que é botanicamente.
História de criação
A cultura foi desenvolvida na empresa de seleção e horticultura "Manul". O "arrogante conquistador medieval" foi registrado no registro estadual em 2004. Em seguida, ele foi incluído na lista de variedades recomendadas para o cultivo em massa. Todo um grupo de criadores estava trabalhando no projeto:
Sysina;
Borisov;
Krylov;
Pulando;
Bartaya.
Descrição da variedade
Khan é um híbrido padrão com um tipo de desenvolvimento indeterminado. Destina-se ao cultivo em estufas de filme. A folhagem de tamanho médio desenvolve-se nos arbustos. Uma cor verde simples é típica dela.
As principais qualidades da fruta
As bagas que acabaram de aparecer ficarão verdes. Pontos verdes escuros aparecerão perto do caule. À medida que a fruta se desenvolve, ela fica vermelha. Bagas maduras, de tamanho médio, com peso variando de 80 a 110 g Os tomates são colocados em inflorescências complexas. A primeira dessas inflorescências aparecerá acima de 10-11 folhas, além disso - a cada 3 folhas.
Características do sabor
A polpa desse tomate é densa. Difere, a julgar pelas críticas, também na suculência. A carne, novamente, complementa a impressão.
Amadurecimento e frutificação
Normalmente, a maturação da fruta é atingida em 110-115 dias. Essa contagem regressiva começa com o aparecimento das primeiras mudas verdes. No entanto, as condições meteorológicas podem fazer ajustes significativos a esse cronograma bem estabelecido.
Produção
A variedade pertence ao grupo de alto rendimento. Você pode coletar de 7,4 a 8,3 kg de bagas por 1 m2. O resultado específico é determinado por vários fatores.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes são semeadas 50-60 dias antes do momento aproximado do transplante para um local permanente. A escolha de um termo específico é determinada pelas características de uma determinada região. O clima atual também é levado em consideração. Provavelmente, as plantas terão que ser transplantadas para a estufa em meados de maio. O plantio em jardins abertos é realizado principalmente na primeira década de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A distância entre os tomates deve ser de 40-45 cm. Para 1 sq. m planta não mais do que 5-6 plantas. Isso permite, no entanto, um resultado ideal a ser obtido.
Crescendo e cuidando
A formação da haste Khan deve ser feita em 1 haste. Em qualquer caso, é necessário formar os arbustos e formar os arbustos. Apesar de sua resistência ao mosaico do tabaco, essa planta precisa de cuidados completos. A rega dos tomates deve ser regular, mas não excessiva. E também é necessário um afrouxamento sistemático, o que permite fornecer ar às raízes da planta.
Alguns materiais indicam que esta variedade resiste fortemente às intempéries. Também pode ser cultivado ao ar livre. Mas em regiões relativamente frias, ainda é melhor não correr riscos e usar estufas. É quase impossível ficar sem se alimentar.
As mudas são mergulhadas em vasos individuais na fase de 2-3 folhas. O tamanho dos novos vasos deve ser entre 5 e 7 cm. A iluminação e outros parâmetros de cuidado com as mudas não são muito importantes. No entanto, secar demais a terra é inaceitável.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Regiões em crescimento
Khan é aconselhado a cultivar:
na bacia do Volga;
na região central da Terra Negra;
no norte e noroeste da parte europeia da Federação Russa;
no centro da parte europeia;
na região de Volgo-Vyatka;
no norte do Cáucaso.
Visão geral da revisão
A planta é maravilhosa. Não requer, de acordo com os residentes de verão, nenhum cuidado particularmente extenuante. Mesmo o trabalho agrotécnico mais comum é suficiente para obter uma colheita decente. Para muitas pessoas, essa planta entra na lista de suas variedades favoritas.