- Autores: Myazina L.A.
- Ano de aprovação: 2009
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Alto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 94-100
As variedades jovens de tomates estão ganhando cada vez mais popularidade entre os jardineiros e os residentes de verão. Todos são atraídos por bons rendimentos. Esses tomates incluem a nova variedade Gulliver.
História de criação
A variedade jovem foi criada pelo criador russo L.A. Myazina. Em 2009, o tomate Gulliver foi inscrito no Registro Estadual. É interessante notar que variedades semelhantes em nome são apresentadas no mercado: Gulliver's Heart e F1 Gulliver. Os três tomates não têm nada em comum.
Descrição da variedade
A cultura é determinante, ou seja, ela cresce até certo ponto. Para campo aberto, essa marca é de 80 cm, para interior - 170 cm.O crescimento depende das condições climáticas, características climáticas da região e alimentação.
O caule do tomate é grosso, forte. A planta dá poucos enteados, então você não precisa removê-los. Se desejar, os arbustos podem ser amarrados a pinos. Isso é especialmente verdadeiro durante o amadurecimento da safra.
As folhas são poucas, são de tamanho médio, oblongas e com ponta afiada. A placa frontal é verde escuro, a placa traseira é verde claro. Existe uma ligeira rugosidade em ambos os lados. Existem grandes bordas irregulares ao longo das bordas. As veias e a seção intermediária são claramente visíveis nas folhas. Com uma temperatura elevada, a copa pode cair e as folhas podem se enrolar.
O número recomendado de hastes é 2-3. O primeiro pedúnculo é formado a uma altura de 6-7 folhas do nível do solo, os subsequentes - após uma. 6 escovas devem ser deixadas em um arbusto. 5-6 frutos são formados na mão.
As vantagens da variedade incluem:
- despretensão no solo;
- de fácil cuidado;
- boa tolerância a muitas doenças;
- mantendo a qualidade;
- transportabilidade;
- maturação amigável;
- boa tolerância à seca.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são pequenos, oblongos e de formato cilíndrico. Em média, o peso de um vegetal é de 94-116 g e o comprimento da fruta chega a 15 cm.
O tomate maduro é de cor vermelha, o fruto verde é de cor verde claro. A casca é lustrosa, densa e sem estrias. Rachaduras na pele são incomuns no tomate.
A polpa é suculenta, carnuda e não aquosa. Existem apenas 2 câmaras dentro. Existem poucas sementes neles, e eles são pequenos.
Após a colheita, a manutenção da qualidade dos frutos é de um mês. Graças a isso, a variedade tolera bem o transporte de longa distância.
Na maioria das vezes, o tomate de Gulliver é consumido fresco. Prepare molhos, sucos ou enlatados.
Características do sabor
A variedade Gulliver tem bom gosto. As frutas verdes apresentam um leve sabor amargo. Pessoas maduras não têm isso.
Amadurecimento e frutificação
O tomate Gulliver é um representante das safras intermediárias. O amadurecimento dos frutos leva de 90 a 100 dias. As datas podem variar dependendo da região de cultivo. A colheita cai em julho - agosto.
Produção
4-6 kg de tomates são retirados de um arbusto, 8-9 kg de vegetais podem ser obtidos em 1 m2 com os devidos cuidados. O rendimento em escala industrial é de 220-691 centners por hectare.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O momento da semeadura depende do local onde os tomates serão cultivados. Em média, as datas ideais para o plantio de um tomate Gulliver são da segunda década de março à segunda semana de abril. O tempo pode ser calculado de outra forma, entre a semeadura e o plantio no solo, devem passar de 60 a 70 dias.
Primeiro você precisa preparar a caixa de mudas. O solo deve ser solto e fertilizado.As sementes são embebidas em água derretida e, antes da semeadura, são lavadas em permanganato de potássio para evitar o aparecimento de doenças fúngicas. A profundidade do furo deve ser de 2-3 cm.
As caixas devem ser cobertas com papel alumínio ou vidro transparente e colocadas em local ensolarado. As sementes germinarão em 7 dias. A pulverização é realizada com um borrifador. A colheita deve ser realizada após 2-3 folhas fortes aparecerem no caule. Todo o revestimento de cobertura deve ser aplicado na forma líquida sob a raiz da planta.
No início de maio, as mudas são levadas ao local para aclimatação. O transplante em terreno fechado é realizado a uma temperatura diária de +14 graus, e em campo aberto - a uma temperatura diária de +16 graus Celsius. Os tempos de desembarque variam de região para região, em média meados de maio - início de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os canteiros devem ser desenterrados no outono, durante a aplicação de fertilizantes minerais. Isso é necessário para saturar o solo com minerais úteis. A terra vai descansar durante o inverno. Antes do desembarque, o local é abundantemente derramado de água. Depois que a maior parte da umidade foi absorvida, os orifícios são formados. A profundidade do buraco não é superior a 15 cm, e o layout dos futuros arbustos é de 50x40 cm. Após o plantio, as estacas são cravadas e os arbustos são abundantemente derramados com água sob a raiz.
Crescendo e cuidando
As características agrotécnicas dos tomates Gulliver não são diferentes de outras variedades. Ao cultivar vegetais, os seguintes pontos devem ser observados.
- Rega normalizada. Após o plantio das mudas no solo, elas são abundantemente derramadas com água. A próxima rega é feita somente após 4-5 dias. Isso ajudará a planta a fortalecer as raízes e não ficar muito saturada de umidade. A rega posterior é feita uma vez por semana, deve ser abundante. Se a variedade cresce em um leito aberto, os arbustos são regados à medida que o solo seca e na ausência de chuva. Caso contrário, o solo ficará saturado com umidade, especialmente isso afetará adversamente o período de floração - os pedúnculos podem cair. Recomenda-se regar os arbustos à medida que o solo seca e não chove.
- Top dress. Os jardineiros aconselham alimentar os tomates várias vezes por temporada. Deve ser produzido após a rega. Durante o crescimento e antes dos primeiros ovários, é melhor fertilizar com minerais contendo nitrogênio. Durante a formação e amadurecimento dos frutos, você pode fertilizar com fertilizantes de potássio e fósforo.
- As ervas daninhas devem ser removidas em tempo hábil e o espaço ao redor dos arbustos deve ser coberto. Para reduzir ervas daninhas, você pode usar cobertura morta. Isso ajudará não apenas a combater a grama indesejada, mas também a reter a umidade. Serragem, feno ou palha são adequados para cobertura morta.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Na descrição da variedade, afirma-se que os tomates não são suscetíveis à podridão apical ou da casca. Devido ao tempo de amadurecimento e ao cuidado adequado com as sementes, a requeima pode ser evitada. Para prevenção, os arbustos devem ser borrifados com fungicidas.
Dentre as pragas, podem ser notados o besouro da batata do Colorado e a mosca-branca. O besouro da batata do Colorado é coletado manualmente junto com as larvas que estão no dorso da folha. É por isso que os tomates não devem ser plantados perto de batatas. A mosca-branca será ajudada por armadilhas especiais que podem ser compradas em lojas de jardinagem.