- Autores: Gavrish S.F., Morev V.V., Amcheslavskaya E.V., Degovtsova T.V., Volok O.A., Vasilyeva M. Yu. (LLC "Gavrish Breeding Firm")
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para conservas de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 80-90
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para varandas, para cultivo em um peitoril de janela, cultura de maconha
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: até 25
Existem variedades de tomates que podem ser cultivados em casa, em pequenos recipientes ou potes. Isso é especialmente verdadeiro para pessoas que não têm sua própria horta ou horta. O tomate vermelho em vasos pertence exatamente a essas culturas.
História de criação
A casta foi criada pela "Gavrish Breeding Firm", com a participação de uma equipa de criadores. Em 2015, o Potted Red Tomato foi lançado no mercado. A principal tarefa dos autores era criar uma variedade que pudesse ser cultivada não só em campo aberto ou fechado, mas também em casa. Ao mesmo tempo, a cultura não deve perder suas características.
Descrição da variedade
A variedade é determinante. Às vezes está indicado nos rótulos que é superdeterminado, já que a altura do arbusto não ultrapassa 25-30 cm, para isso a cultura é classificada entre as espécies ornamentais subdimensionadas.
O caule é poderoso e grande. Amarrar é necessário. Nesse caso, a altura da bucha não afeta tanto a amarração. A coroa da variedade é espalhada e bem desenvolvida. A planta tem muitas folhas.
Os frutos amadurecem ativamente. Portanto, para não quebrar o caule, é necessário cravar no vaso uma estaca ou qualquer outro pedaço de pau de tamanho adequado.
As folhas são pequenas. A cor é verde fosca. A placa tem seção média e nervuras características, ao longo da borda existem grandes entalhes. A face posterior da folha é mais clara que a anterior e apresenta maior pubescência.
As inflorescências são formadas pelo tipo simples e intermediárias.
As vantagens da variedade incluem:
altura e compactação do arbusto;
não há necessidade de beliscar e racionar o crescimento das folhas e copa;
crescendo em pequenos recipientes ou vasos;
imunidade a várias doenças fúngicas;
produção;
despretensão no solo e cuidado;
períodos de armazenamento;
versatilidade do tipo.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são pequenos, redondos ou esféricos. Os primeiros tomates podem pesar 50-60 g, os subsequentes - apenas 30-40 G. A cor do fruto é vermelho intenso, nos frutos verdes é verde claro.
A crosta é densa, lisa, com ligeiro brilho. Devido à sua densidade, a pele não racha.
A polpa é rosa-avermelhada, não muito densa, suculenta e não aquosa. Existem apenas 2-3 câmaras dentro com pequenas sementes.
Características do sabor
As qualidades gustativas do tomate vermelho em vaso têm altas taxas entre os jardineiros. A variedade é creditada com um final de boca doce e melado, totalmente desprovido de acidez.
Os tomates são consumidos frescos. Eles também são adequados para cura e enlatamento inteiro.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence a culturas de maturação precoce com um período de maturação de 80-90 dias. Embora os tomates sejam formados ao mesmo tempo, eles amadurecem em vários estágios. A colheita ocorre no final de junho - meados de julho.
Produção
1,5-2 kg de tomates são coletados de um arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Antes da semeadura, as sementes são embebidas em água e, em seguida, tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio. O solo é despejado nas caixas de mudas e são feitos buracos.A profundidade da fossa não é superior a 3 cm.
Após a semeadura, o solo é derramado com água, coberto com papel alumínio e colocado no parapeito de uma janela. A época da semeadura é em meados de março. Também é necessário começar por onde a cultura vai crescer posteriormente, e também vale a pena considerar a presença de uma lâmpada ultravioleta.
As sementes eclodirão em uma semana. A escolha é feita duas vezes. A primeira é quando 2 folhas aparecem no caule. As mudas devem ser plantadas em recipientes pequenos. Na segunda vez, eles mergulham em um mês, já em um lugar permanente, ou seja, em uma espaçosa panela de 5 a 8 litros.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
As variedades de baixo crescimento geralmente são plantadas com um arbusto em um vaso. Nesse caso, as mudas se desenvolvem bem e têm o suficiente de todos os minerais úteis.
Se o vegetal for cultivado no local, é necessário preparar o solo. Adicione minerais úteis e derrame com água. Os furos devem ser rasos, de até 15 cm. A distância entre os arbustos é de 30x30 cm. Se necessário, deve-se cuidar das estacas.
Crescendo e cuidando
Tomate vermelho em vasos é despretensioso de cuidar, especialmente se cultivado em casa. Mas ainda vale a pena observar alguns pontos agrotécnicos.
O mais importante no plantio de mudas é o recipiente certo. Normalmente são escolhidos potes de 5-8 litros. Isso é necessário para que o sistema radicular se forme corretamente e vá mais fundo, e não para os lados. Mas a capacidade não deve ser limitada. O diâmetro ideal é de 15 cm.
Varandas ou peitoris de janela são escolhidos como locais de cultivo. A melhor localização é considerada nos lados leste, sul e oeste.
Para um bom crescimento do vaso, é melhor misturar solo comercial com solo de gramado, adicionando uma pequena quantidade de composto e minerais.
Conformidade com o regime de rega. Para as plantações em vasos, isso é mais relevante do que nunca, porque a água não evapora. Portanto, é necessário pensar na drenagem e fazer furos no fundo do vaso.
A cobertura deve ser realizada com um pouco mais de frequência do que se essa cultura crescesse no local. Para a fertilização, são escolhidas preparações contendo nitrogênio.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento.Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.