- Autores: Kiramov O.D.
- Ano de aprovação: 2017
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Sai: longo, verde
- Cor de fruta verde: verde com uma mancha escura
Um dos mais novos representantes do tomate bovino é o híbrido indeterminado Orgulho da Festa, cultivado em campo aberto, assim como em todos os tipos de estufas. Frutos carnudos rosa são ótimos em saladas frescas, ideais para sucos e molhos, e também são usados em saladas de inverno.
História de criação
O híbrido foi aprovado para uso em 2017, o autor é o criador Kiramov O.D.
Descrição da variedade
O híbrido, com o nome obrigatório de Orgulho da Festa, faz jus ao nome com honra. Os arbustos altos atingem tamanhos majestosos de 200 cm e mais. As raízes dão brotos de cipó que precisam ser atados constantemente, pois precisam suportar não só o próprio peso, mas também muitos tomates maduros formados por cachos com 3-5 frutos em inflorescências intermediárias. A primeira inflorescência é colocada sobre a 9ª folha, todas as subsequentes se alternam a cada dois cortes da lâmina foliar.
As principais qualidades da fruta
Verdes, em estado imaturo, os frutos grandes, achatados, ligeiramente estriados, apresentam-se de um vermelho vivo intenso. O peso de um tomate é 320-330 g, um corte mostra um pequeno número de câmaras de sementes com sementes pequenas. Os frutos tendem a amadurecer ao longo de todo o comprimento do broto.
Características do sabor
A polpa é suculenta, tem uma estrutura densa e sabor equilibrado com excelentes indicadores de açúcar e acidez.
Amadurecimento e frutificação
A planta pertence ao amadurecimento precoce: o amadurecimento aproximado dos frutos é de 105 dias. No entanto, eles podem se mover ligeiramente para um lado ou outro, dependendo das condições meteorológicas. A frutificação é caracterizada por um período prolongado, por isso a colheita é longa.
Produção
O orgulho da festa dá origem ao orgulho não só pelo sabor e beleza das frutas, mas também pelo rendimento - de 12 a 14 quilos de tomates magníficos são colhidos em um metro quadrado.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes são semeadas no início ou meados de março, as mudas cultivadas são transplantadas para um local permanente após 55-60 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A distância ideal entre as raízes é de 4 plantas por quadrado. m.
Crescendo e cuidando
A semeadura das mudas é feita com material pré-desinfetado - as sementes são tratadas com solução rosa de permanganato de potássio ou estimulantes prontos (Epin-Extra, Citron, HB101 e outros). Mudas maduras e endurecidas são transplantadas para o local alguns meses após a semeadura. O solo deve ser fértil, com boas propriedades de aeração e luz suficiente. O nível de acidez é próximo do neutro. Solos acidificados são desoxidados com dolomita ou farinha de osso, bem como com penugem de calcário. Se uma treliça permanente não for instalada no lugar, ela pode ser substituída por estacas altas ou cabos esticados, que são cada vez mais usados em estufas.
Após o transplante, cuidar de um tomate consiste em formar um arbusto em 1 caule, beliscar e quebrar o excesso de folhagem. Essas atividades proporcionarão ventilação das plantas e livre acesso ao ar fresco. Igualmente importantes são irrigação regular, remoção de ervas daninhas, afrouxamento e amontoamento, alimentação oportuna, ventilação de estufas e monitoramento constante da umidade em espaços confinados. Seu nível elevado pode e quase certamente provocará o aparecimento da requeima, lesmas. E também uma luta preventiva contra possíveis pragas e doenças é necessária. A introdução de curativos é obrigatória, pois o desenvolvimento e a frutificação dependem da quantidade de nutrientes do solo. A primeira alimentação é realizada 2-3 semanas após o plantio no solo. Nessa época, a floração intensa começa e os tomates precisam de fertilizantes de nitrogênio. Durante o período de brotamento, eles precisam de preparações de fósforo e potássio. Além disso, ao longo da temporada, o híbrido é alimentado com infusão de verbasco ou urtiga.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido é bastante resistente, luta contra doenças como a podridão-do-chão, vírus do mosaico do tabaco (TMV) e é tolerante a alguns outros. Além disso, há sempre uma ameaça real de danos às plantas por pragas de insetos. Para evitar todos os tipos de problemas fitossanitários, é necessário realizar profilaxia com fungicidas e inseticidas.
Resistente a condições climáticas adversas
O orgulho da festa é destinado ao cultivo tanto em áreas quentes como nas regiões mais ao norte, portanto, tolera muito bem um período de seca e ondas de frio de curta duração.
Regiões em crescimento
Está adaptado às condições de qualquer zona climática de nosso país, que são as regiões norte, noroeste, central, Volga-Vyatka, Região Central da Terra Negra, bem como Norte do Cáucaso, Médio Volga, Baixo Volga, Ural, Oeste Regiões da Sibéria, Sibéria Oriental e Extremo Oriente.
Visão geral da revisão
Um estudo de críticas de jardineiros mostra que a maioria dos que já plantaram este híbrido o deixou em sua coleção. O valor da planta para os usuários está em seu grande tamanho de fruto e um grande número de frutos maduros em um arbusto, bem como em sua produção inicial. A resistência do tomate a doenças é igualmente importante.