- Autores: Rússia
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 85-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Sai: médio, verde
- A quantidade de matéria seca,%: até 6%
A variedade de tomates para reprodução doméstica Orgulho da Sibéria pertence à categoria de espécies determinantes. É bastante popular entre os jardineiros de climas frios. As frutas são bem adequadas para o processamento, utilizadas no preparo de extrato de tomate caseiro ou ketchup, universal fresco, utilizado em saladas, salgadinhos. Durante o armazenamento, os tomates apresentam uma boa qualidade de conservação.
Descrição da variedade
Uma variedade padrão, uma planta adulta em terreno aberto atinge 1,2 m de altura, cresce mais alto em uma estufa, tem um sistema radicular bem desenvolvido. Folhas em um arbusto de tamanho médio, verdes, crescendo não muito densamente. Os brotos são fortes, verdes.
As principais qualidades da fruta
Os frutos totalmente maduros desta variedade de tomate são muito grandes e vermelhos. Verde - verde claro, com uma mancha característica na área do pedúnculo. A massa média de um tomate chega a 750-850 g. O formato é médio-prateado, em forma de círculo achatado. A polpa sob a pele é densa, o teor de matéria seca chega a 6%.
Características do sabor
Os frutos apresentam um sabor harmonioso com ligeira doçura e acidez. Não há excesso de aguado nele. O sabor é encorpado, com notas características de tomate.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é precoce, o período de maturação é fixado em 85-100 dias.
Produção
O orgulho da Sibéria é uma variedade de tomate de alto rendimento. Até 4-5 kg de frutos maduros são coletados do mato.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A campanha de semeadura começa na 3ª década de março, se você planeja usar imediatamente o cultivo sob filme ou em campo aberto. Os tomates são plantados em mudas mais cedo, cerca de 55-60 dias antes de serem transferidos para a estufa. Neste caso, a semeadura em contêiner é realizada no final de fevereiro ou início de março. O material de plantio é pré-desinfetado e colocado em recipientes com substrato de solo úmido.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Recomenda-se colocar o orgulho da Sibéria em canteiros ou estufas com uma densidade de 4-5 arbustos por m². m.
Crescendo e cuidando
A variedade é adequada para cultivo em estufas e plantio ao ar livre. Precisa ser formada, em média costuma-se deixar 2 caules, mas também pode ser 1, aumentando a densidade de plantio para 5 arbustos por 1 m2. Uma liga também é necessária. Você precisa escolher um local com cuidado, fornecendo aos tomates uma quantidade suficiente de calor e luz.Você pode plantar um tomate depois da cenoura, do repolho ou do pepino, depois de cavar a crista no outono com fertilizantes de nitrogênio e potássio, cinzas de madeira.
As mudas mergulham após o aparecimento de 2 folhas verdadeiras. Depois de transplantadas para vasos separados, as plantas continuam a fornecer umidade e nutrientes essenciais. O endurecimento começa 40-45 dias a partir do momento da germinação. Se o cultivo for planejado em casa de vegetação, deve ser pré-desinfetado.
O período ideal para a transferência de mudas para o solo é o momento em que as temperaturas médias diárias chegam a +12 graus. Após o transplante, o solo sob os arbustos é coberto com materiais naturais para mantê-lo úmido e proteger as raízes da geada. Os adereços também devem ser cuidados imediatamente. A variedade responde bem às medidas agrotécnicas padrão - irrigação, alimentação com complexos de fósforo e potássio. Mas nos primeiros 14 dias, o solo não deve ser umedecido, dando às plantas a oportunidade de adaptação.
No futuro, a rega é realizada regularmente nas horas da manhã apenas com água morna e sedimentada. A primeira alimentação na estufa é melhor feita com matéria orgânica - verbasco diluído ou excrementos de galinha. Na fase de aparecimento dos ovários, deve-se aplicar fertilizantes minerais para melhorar o sabor da fruta.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é altamente imune à maioria das doenças. Durante o cultivo, é necessário apenas tratamento preventivo periódico, inspeção de folhas e arbustos. Ao cultivar em estufa, é imprescindível ventilar, caso contrário, formar-se-á um ambiente favorável ao desenvolvimento da requeima ou podridão dos frutos. Quando as lagartas da mosca-branca comum aparecem, os arbustos são borrifados com Confidor.
Regiões em crescimento
A variedade é universal, adequada para cultivo em todas as regiões. Em climas quentes, ele amadurece mais rápido, amadurece até mesmo em terreno aberto - isso pode ser usado nos territórios do Cáucaso do Norte, Krasnodar ou Stavropol. Na região Norte, recomenda-se o plantio em estufas e viveiros.
Visão geral da revisão
Os jardineiros conseguiram apreciar o orgulho do tomate da Sibéria. A variedade produz frutos grandes e muito atraentes nos galhos, adequados para o cultivo e comercialização. Os tomates ficam bem armazenados em casa, amadurecem com sucesso sem perder sua apresentação após serem removidos dos galhos. Na Sibéria, é especialmente apreciado por sua maturidade precoce, cuidado pouco exigente e número de dias de sol. O tomate tolera facilmente ondas de frio de curto prazo.
As desvantagens incluem a necessidade obrigatória de abrigo ao crescer na maioria das regiões. Além disso, frutos grandes e pesados, à medida que ganham peso, começam a arrancar fortemente os ramos da planta. Jardineiros experientes recomendam que você sempre use adereços nesta fase, a fim de evitar a quebra dos brotos. E também a variedade não é muito adequada para enlatar como um todo devido ao tamanho muito grande da fruta.