- Autores: Alekseev Y.B. (LLC "Semko-Junior")
- Ano de aprovação: 2010
- Sinônimos de nomes: Gilgal F1
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
O tomate Gilgal é bastante promissor para os jardineiros de diferentes regiões do nosso país. Essa cultura já conseguiu se mostrar muito bem. Mas você precisa estudar cuidadosamente suas características e características, pontos fortes e fracos, a fim de tomar uma decisão informada.
História de criação
Gilgal foi criado na Semko-Junior LLC. Yu B. Alekseev se tornou o principal criador do programa. A planta foi autorizada para uso em jardins privados em 2010. Ele tem um sinônimo oficial - Gilgal F1. Esta designação fala da origem híbrida da cultura.
Descrição da variedade
Gilgal é um tomate clássico indeterminado. Seus arbustos atingem um mínimo de 1,8 m. As plantas que atingem 2,5-3 m não são tão raras. Os arbustos em si são bastante poderosos. Formam-se neles folhas verde-escuras moderadamente grandes. Os tomates podem ser cultivados ao ar livre e em estufas de filme; vale ressaltar que é resistente ao vírus do bronze, cladosporia, mosaico do fumo e verticilose.
As principais qualidades da fruta
As altas qualidades comerciais são típicas dos tomates desta variedade. Portanto, é perfeitamente possível cultivá-los para venda. Até os frutos estarem maduros, eles têm uma cor verde claro. Os frutos totalmente maduros em condições adequadas apresentam uma cor vermelha intensa. A massa de tomates pode ser 250-300 g.
Existem amostras arredondadas simples e arredondadas. As nervuras não são muito pronunciadas em ambos os casos. De 3 a 5 tomates crescem em 1 pincel. O desenvolvimento de bagas é típico em inflorescências simples. A primeira dessas inflorescências é colocada sobre 6-7 folhas, então elas passarão por 2 ou 3 folhas; também é importante notar a boa qualidade de conservação.
Características do sabor
Na maioria das vezes, os tomates Gilgal são consumidos frescos. Ao contrário da maioria dos outros híbridos recentes, eles têm um gosto decentemente bom. A polpa suculenta apresenta uma gama harmoniosa de agridoce. O aroma atende plenamente todas as expectativas dos jardineiros.
Amadurecimento e frutificação
Esta é uma variedade comum no meio da temporada. Em condições normais de cultivo, ele vai deliciar a fruta em 110-115 dias. É importante notar, é claro, que as flutuações do tempo podem ser refletidas neste gráfico.
Produção
Os fornecedores de material de plantio na descrição oficial mencionam a possibilidade de coletar 36 kg de tomate por 1 m². m. Para 1 arbusto, isso corresponde a 12 kg de fruta. Vale a pena considerar que tal resultado é realmente alcançado apenas com o cumprimento escrupuloso das normas da tecnologia agrícola. Em campo aberto, a fertilidade é um pouco menor e geralmente é de 16-20 kg por 1 m2. No entanto, este nível é bastante digno de atenção.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A época da semeadura é geralmente em meados de março. Se for planejado o cultivo de Gilgal sob um filme, ele é plantado em meados de maio. Se você prefere a cultura de jardim usual, você deve esperar até o início de junho. Será possível determinar com mais precisão o tempo apenas pelo tempo real. A prontidão das mudas também é necessariamente avaliada - todas devem ficar mais fortes.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É permitido colocar 3 plantas por 1 sq. m. Mas seria mais correto nos limitarmos a 2 arbustos. Isso é exatamente o que fazem os jardineiros mais cautelosos. Recomenda-se aderir ao sistema 700x400 mm.
Crescendo e cuidando
Gilgal precisará ser imobilizado e amarrado. A formação também é estritamente necessária. Neste caso, a formação é realizada em 1 e 2 hastes. Este tomate pode resistir tanto ao frio quanto ao calor. Ele não tem muito medo de mudanças de temperatura. Portanto, não há problemas especiais com o cuidado, mesmo em áreas de cultivo de risco.
Na faixa do meio, os tomates Gilgal são cultivados apenas em mudas. Você terá que fazer o mesmo em qualquer área com um clima mais difícil. A tecnologia de plantio de mudas é semelhante ao manejo de sementes de outras variedades. Dado o alto crescimento dos arbustos, é bastante razoável colocar suportes já no plantio. A terra é cavada em uma pá de baioneta, espalhando matéria orgânica.
E também antes do plantio propriamente dito, recomenda-se uma completa eliminação do solo. A adição de cinzas e superfosfato aos poços fica a critério dos próprios residentes de verão. Em local permanente, os arbustos são regados uma vez a cada 3 dias, utilizando 5 litros de água. É útil para acompanhar a primeira rega de cada estação com a disposição de cobertura morta (palha ou serradura). Os fertilizantes são usados três vezes durante a estação de crescimento.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Regiões em crescimento
O cultivo do Gilgal na região do Volga, Urais e Extremo Oriente é possível sem problemas. E também é cultivado com sucesso:
na região central da Terra Negra;
no norte da Rússia;
na região do Volga-Vyatka;
em outras partes da região do Volga;
na Sibéria e no norte do Cáucaso;
no centro da parte europeia da Federação Russa.