- Autores: Gavrish S.F., Kapustina R.N., Gladkov D.S., Sedin A.A., Nesterovich A.N., Volkov A.A., Semenova A.N., Artemyeva G.M., Filimonova Yu. A. (Instituto de Pesquisa Científica de Reprodução de Plantas Vegetais, LLC Gavrish Breeding Firm)
- Ano de aprovação: 2010
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 117-125
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Boa
- Rendimento de fruta comercializável,%: até 98
A variedade Gazpacho determinante é uma das que têm o sabor mais pronunciado. O tomate universal é usado in natura, é bom na culinária, assim como na enlatamento de frutas inteiras, por exemplo, tomates no próprio suco, sem falar na clássica marinada. Para além do anterior, o Gazpacho distingue-se pela boa transportabilidade, uma elevada percentagem de produção de frutos comerciáveis (cerca de 98), bem como pela capacidade de proporcionar uma colheita estável não só em estufas, mas também em campo aberto. Isso torna a variedade muito procurada no segmento agrícola e em lotes particulares.
História de criação
O Gazpacho foi inscrito no Cadastro Estadual de Conquistas Reprodutoras em 2010. Os criadores da variedade são os criadores S. F. Gavrish, R. N. Kapustina, D. S. Gladkov, A. A. Sedin, A. N. Nesterovich, A. A. Volkov, A. N. Semenova, G. M. Artemieva, Yu. F. Filimonova, também representantes do Scientific Research Institute of Vegetable Breeding LLC. como Gavrish Breeding Company LLC.
Descrição da variedade
Um arbusto semi-espalhado e subdimensionado com cerca de 40 cm de altura tem ramificações e folhagens médias. Os caules são cobertos por folhagem verde escura de tamanho médio. As flores amarelas são coletadas em inflorescências simples, os frutos são presos ao pedúnculo articulado. O tomate cresce até a formação da escova apical, após o que o crescimento para, o que elimina a necessidade de beliscar o ponto de crescimento.
As principais qualidades da fruta
O formato do fruto é cilíndrico, ligeiramente estriado. Alguns o consideram semelhante a pimentas, outros o comparam a barris. Os tomates verdes são de cor verde leitosa, que muda de cor para vermelho vivo durante o período de maturação técnica e fisiológica.
Características do sabor
A polpa densa é recoberta por uma película densa, o que garante a manutenção da qualidade por até um mês e meio, possibilidade de transporte por longas distâncias. Os frutos têm um sabor pronunciado de tomate com um equilíbrio único de teor de açúcar (2,2–2,6 g) e ácido, e contêm de 3,4 a 5,4% de matéria seca. A variedade tem uma característica interessante: os tomates retirados de arbustos cultivados em campo aberto são muito mais saborosos do que os de estufa.
Amadurecimento e frutificação
O gaspacho pertence à categoria de tomate de meio de maturação, seu período de maturação aproximado é de 117-125 dias, os frutos amadurecem juntos e quase simultaneamente. A colheita começa no final de junho em estufas, e ao ar livre no final de julho - meados de agosto, período de pico da frutificação.
Produção
A variedade é frutífera, portanto, é usada de boa vontade pelos agricultores - 4,7 kg de frutas são colhidos em um metro quadrado, 194-321 centners por hectare.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A semeadura das mudas ocorre no final de março - início de abril, as mudas adultas são transplantadas para estufas no início, meados de maio com a idade de 40 dias, em campo aberto um pouco mais tarde - dependendo das condições climáticas da região.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para o desenvolvimento ideal da planta, um esquema de plantio de raízes de 40x60 cm é usado, não deve haver mais de três tomates por metro.
Crescendo e cuidando
Mudas de Gazpacho estão prontas para o plantio em local permanente após 40-45 dias em estufas de filme e policarbonato, em terreno aberto algumas semanas depois. Para o cultivo, escolha uma área bem iluminada, solo fértil aerado com um nível de pH neutro. As três últimas condições são opcionais, uma vez que a fertilidade pode ser aumentada pela introdução de nutrientes, a acidez pode ser nivelada com osso, farinha de dolomita e penugem de limão. Areia de rio ou cascas de cereais ajudam a soltar o solo denso e pesado. Além disso, as cascas de arroz e trigo sarraceno enriquecem o solo com minerais úteis, vitaminas, biohumus, pois atrai ativamente as minhocas.
O solo é preparado 1-2 semanas antes do transplante. Matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), fertilizantes complexos minerais, cinzas de madeira são introduzidos. Após o plantio, o solo nas covas é compactado e derramado com água morna. O cuidado adicional consiste em regar regularmente, capinar, soltar, amontoar, retirar o excesso de folhagem. Além disso, é necessário realizar tratamentos preventivos e alimentação com nitrogênio, preparações de potássio-fósforo, além da infusão de urtiga, verbasco. Quando crescido, o arbusto é formado em um caule.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Apesar de a variedade ser resistente a verticillium e fusarium, é tolerante a doenças fúngicas, mas também indefesa contra pragas:
pulgões, nemátodos;
urso, lesmas;
Besouro da batata do Colorado, ácaro-aranha.
Os problemas listados obrigam o jardineiro a tomar medidas preventivas na forma de uso de inseticidas e fungicidas. Infelizmente, as lesmas não reagem a substâncias tóxicas, então o método mais eficaz de lidar com elas é o manual. Recomenda-se que os tratamentos sejam realizados de duas a quatro vezes por temporada.
Resistente a condições climáticas adversas
As plantas lidam bem com temperaturas extremas.
Regiões em crescimento
O gaspacho é adaptado para cultivo nas regiões do sul: Kuban, região do Cáucaso do Norte e região de Stavropol. Esses distritos permitem o cultivo da variedade não só em estufas, mas também em campo aberto.