- Sinônimos de nomes: Gargamel
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 70-75
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: até 150
- Característica de Bush: poderoso
Um tomate com o nome invulgar de Gargamel irá certamente atrair a atenção dos jardineiros que preferem cultivar no seu terreno vegetais com uma cor extraordinária. Uma variedade exótica é freqüentemente usada para decorar um local, devido às suas altas características decorativas. Gargamel também possui outras qualidades positivas.
Descrição da variedade
Arbustos poderosos com densa massa verde atingem a altura de um metro e meio. O tipo de crescimento de uma variedade de tamanho médio é indeterminado. As folhas são pequenas e finas, de cor verde escura padrão. As placas foliares são ligeiramente pubescentes e cobertas por rugas finas. Os caules são roxos. As flores são simples. Os tomates são ótimos para enlatar frutas inteiras. Também podem ser consumidos frescos, utilizando-os em saladas e salgadinhos.
Os tomates dão-se bem em terrenos abertos e em estufas, pelo que a variedade pode ser cultivada em quase todas as regiões do país com diferentes climas. Com qualquer uma das opções, você pode obter altos rendimentos. Cuidar de uma plantação de vegetais é fácil, por isso é ótimo para jardineiros novatos.
As principais qualidades da fruta
Enquanto os frutos permanecem imaturos, eles são coloridos de verde e cobertos com listras azuis. Os tomates maduros mudam de cor para vermelho com listras azuis escuras, quase pretas. O peso da fruta é pequeno e cerca de 100 gramas (às vezes o peso aumenta para 150 gramas). Jardineiros experientes raramente conseguem cultivar frutas que pesam cerca de 500 gramas. Os tamanhos são médios. Eles se assemelham à forma de ameixas.
O número de vegetais em um pincel é de 3 a 6 peças. A cor da polpa é escarlate profundo. Na consistência, é carnudo e denso, muito suculento. Nenhuma aguada é observada. A casca é densa e espessa, de textura lisa e brilhante. Com sua ajuda, uma safra madura pode ser armazenada por muito tempo, mais de um ou dois meses. Um corte revela duas caixas de sementes.
Características do sabor
A palatabilidade da fruta é alta. Os tomates maduros são doces, com um gosto final agradável e pronunciado. Notas de fruta e aroma de dar água na boca são anotados separadamente. Algumas donas de casa escolhem a cultura do Gargamel para fazer molhos ou secar.
Amadurecimento e frutificação
A cultura de hortaliças é considerada ultra-precoce, e o período de amadurecimento é de apenas 70-75 dias. Quando os vegetais são cultivados em estufas ou nas regiões do sul, a colheita é feita mais cedo.
Produção
A variedade Gargamel é marcada como frutífera. Com o cultivo adequado, cerca de 5 quilos de tomates deliciosos podem ser colhidos de um arbusto.
Os vegetais maduros são geralmente colhidos à mão ou cuidadosamente cortados com uma faca afiada junto com os talos. Colhido à medida que amadurece. Não é recomendável deixá-los nos galhos, pois os tomates muito maduros podem causar o desenvolvimento de muitas doenças e infecções. Eles também atraem insetos nocivos.
Os tomates verdes que tocam o solo são colhidos melhor neste estágio de maturidade. Caso contrário, o risco de infecção da plantação com requeima aumenta significativamente.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Essa variedade geralmente é cultivada em mudas.Os arbustos são transplantados para um local de pouso permanente depois que o solo aquece o suficiente e o clima quente estável é estabelecido. A essa altura, as mudas devem ter entre 60 e 65 dias. Isso deve ser levado em consideração ao semear sementes para mudas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para o crescimento confortável do tomate e frutificação regular, é necessário plantar corretamente o plantio. Não mais do que três mudas são cultivadas em um metro quadrado da parcela. Esta variedade é caracterizada por uma folhagem densa, por isso, se os arbustos forem colocados muito próximos uns dos outros, os frutos não receberão luz solar suficiente. Além disso, o plantio engrossado não é ventilado adequadamente.
Nota: as mudas jovens são regadas com borrifador, mantendo umidade moderada.
Crescendo e cuidando
Quando crescidos, os arbustos são formados em 2-3 hastes. Também é necessário fazer pinças para que os frutos fiquem o mais suculentos e volumosos possível. A qualidade da colheita é muito afetada pelas condições do solo. É aconselhável preparar a área selecionada um ano antes do transplante proposto.
O trabalho começa com a remoção de ervas daninhas e limpeza da área de outros detritos. Além disso, a terra pode ser tratada com compostos especiais que destroem os agentes patogênicos.
Os melhores predecessores são aveia, mostarda ou ervilha. Eles saturam o solo com nutrientes de que os tomates definitivamente precisam.
Os tomates também preferem solo rico nos seguintes elementos:
- fósforo;
- zinco;
- potássio;
- azoto.
O solo pode ser alimentado com matéria orgânica, por exemplo, composto ou esterco. A composição ideal do solo deve necessariamente incluir turfa, composto e areia de rio. Com a chegada da primavera, a terra é retratada com medicamento e os poços preparados com antecedência são aquecidos com água quente.
14 dias antes do plantio, o solo é fertilizado com as seguintes substâncias: 15 gramas de salitre e potássio, 25 gramas de superfosfato. A cobertura deve ser usada com cuidado, caso contrário, você pode prejudicar as plantas. Estrume fresco não deve ser usado em março ou abril. Além disso, deve ser descartado antes do pouso. Este componente apenas retardará o processo de formação da flor e dos próprios frutos.
Após o transplante de arbustos jovens, eles são irrigados uma vez por semana. Em climas quentes e secos, a rega é realizada 3-4 vezes por semana para evitar que o solo resseque. A estagnação da umidade, que pode provocar o apodrecimento do sistema radicular e o desenvolvimento de fungos, não deve ser permitida.
Além disso, as técnicas agrícolas para cuidar de uma plantação de vegetais incluem o cultivo e a cobertura do solo. Para enriquecer o solo com oxigênio, o solo deve ser regularmente solto e coberto com uma camada de cobertura morta. Isso impedirá a camada superior da terra de endurecer e rachar. Ao cultivar tomates em uma estufa, também é recomendável cavar periodicamente a área e cobrir o solo ao redor dos arbustos com palha.
É aconselhável usar matéria orgânica como cobertura morta, por exemplo turfa ou palha. A espessura ideal da camada é de 8 centímetros. Você também pode adicionar componentes como grama seca, casca de árvore pequena e folhas secas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Existem poucos dados oficiais sobre a resistência da variedade Gargamel a pragas e doenças. Residentes de verão experientes, que cultivam a variedade há vários anos, notam sua alta resistência à requeima e cladosporiose. Ele também não tem medo de várias podridões. Para aumentar a resistência a doenças e pragas, é necessário cuidar adequadamente da plantação.
Visão geral da revisão
A maioria dos jardineiros fala positivamente dos tomates Gargamel. As principais vantagens são alto rendimento, excelente sabor de frutas, cor de tomate fora do padrão e excelente comercialização. Também há respostas negativas. Entre as desvantagens está a observância obrigatória de certas condições da tecnologia agrícola e a necessidade de amarrar os brotos.