- Autores: A. N. Lukyanenko, S. V. Dubinin, I. N. Dubinina, LLC Agrofirm "Sedek"
- Ano de aprovação: 2017
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para conservação de frutas inteiras, para cura e secagem
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-95
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para varandas, para crescer no peitoril de uma janela
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 30
Quem sonha em cultivar não só tomates deliciosos, mas também lindos, deve prestar atenção às variedades decorativas como a cereja. Dentre estes, destaca-se o tomate maduro cedo Florida Petit, que combina excelente sabor e qualidades decorativas.
História de criação
Os mini-tomates Florida Petit são a criação de um grupo de cientistas domésticos da empresa agrícola Sedek (A. N. Lukyanenko, I. N. Dubinina e S. V. Dubinin). O tomate foi registrado em 2015, e em 2017 a variedade apareceu no cadastro de aprovados para cultivo. A produtividade do tomate é alta tanto em terreno aberto quanto em estufas. Além disso, os tomates podem ser cultivados em um vaso de flores no parapeito de uma janela. Todas as zonas climáticas da Rússia são consideradas recomendadas para o cultivo.
Descrição da variedade
Florida Petite é uma planta padrão, cujo crescimento não ultrapassa os 30 cm. O arbusto determinante é caracterizado por folhagem moderada, caule central poderoso com bordo denso, ramificação média e inflorescências simples. Em um único cacho de frutas alongado, até 20-25 bagas são amarradas.
Ao crescer, o arbusto não precisa ser formado e retirado dele enteados, entretanto, às vezes é necessária uma liga, já que ramos frágeis nem sempre resistem a longos pincéis de frutas com muitos tomates. Os mini-tomates têm um propósito universal: cozinhar, enlatar, comer alimentos frescos, decorar pratos, bem como fazer decapagem, secagem e decapagem.
As principais qualidades da fruta
As bagas da Flórida Petite são pequenas. O peso médio de uma fruta é de 20-25 gramas, no entanto, bagas de 35-45 g podem crescer no cacho superior de frutas A forma do legume de sobremesa está correta - redonda. As bagas têm uma superfície lisa. Os frutos maduros são uniformemente cobertos com uma cor vermelha brilhante, enquanto os vegetais verdes são de cor verde escura.
A casca do tomate é densa, brilhante, bem protegida de rachaduras. As bagas de sobremesa toleram perfeitamente o transporte e repousam perfeitamente. Segundo alguns produtores, a casca do tomate é um pouco dura.
Características do sabor
O gosto também atrai os jardineiros. A polpa dos bagos é carnuda e suculenta. O sabor é dominado pela doçura, às vezes o açúcar está presente. É extremamente raro no paladar que haja uma acidez pronunciada. O tomate tem aroma de sobremesa, com leves nuances de especiarias.
Amadurecimento e frutificação
A variedade descrita representa uma classe de vegetais primitivos. Do aparecimento das mudas aos frutos maduros nos arbustos, 3 meses se passam - 90-95 dias. Os tomates amadurecem ao mesmo tempo. A frutificação ocorre no final de junho ou início de julho.
Produção
A produtividade, dada a compactação dos arbustos, é bastante boa. Com tecnologia agrícola adequada, podem ser cultivados até 5 kg de tomates deliciosos por 1 m2. Um arbusto cultivado no parapeito de uma janela rende 0,5 kg de bagas.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
É possível semear as mudas no final de março-início de abril (50-55 dias antes da transferência para o jardim). Antes da semeadura, as mudas são desinfetadas e mantidas em "Epin". A germinação das mudas ocorre em 6-8 dias.O efeito estufa usando vidro ou polietileno ajudará a acelerar a germinação em massa de brotos. Para o crescimento saudável das plantas, a iluminação é necessária por mais de 14 horas / dia e uma temperatura ambiente de + 18-24 graus. Na fase de aparecimento das três folhas, os rebentos podem ser plantados em vasos separados.
Recomenda-se plantar arbustos no jardim com a idade de 50-55 dias. O transplante é realizado na segunda quinzena de maio. O solo e o ar devem aquecer bem.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É necessário plantar as mudas corretamente para que cada planta tenha acesso ao oxigênio e ao sol. São necessários até 4-8 arbustos por 1 m2. O padrão de plantio recomendado é 50x60 cm.
Crescendo e cuidando
Os tomates são completamente despretensiosos de cuidar, mas têm alguns requisitos para a qualidade do solo. O solo deve ser fértil, arejado, respirável e com acidez neutra. É estritamente proibido cultivar em um terreno onde tomate, berinjela, pimentão, physalis ou batata tenham crescido nos últimos três anos, pois este está repleto de infecções de doenças específicas. Os melhores precursores são rabanete, pepino ou repolho. O cuidado integral consiste na rega regular, cobertura, afrouxamento e remoção de ervas daninhas do solo, medidas de proteção contra doenças e insetos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A excelente imunidade torna a planta resistente a muitas doenças. Além disso, o tomate, devido ao seu amadurecimento precoce, deixa a requeima.
Resistente a condições climáticas adversas
A resistência ao estresse permite que você cultive tomates em condições desfavoráveis, em áreas escuras, durante a seca e o calor.