- Autores: Instituto de Pesquisa de Horticultura da Sibéria, Barnaul
- Sinônimos de nomes: Resistente fitofárico
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: até 50
Um tomate com um nome incomum Phytous surgiu graças aos esforços de criadores experientes em 1997. Embora a variedade tenha surgido há muito tempo, ainda é muito procurada por muitos produtores de vegetais. Esta variedade é cultivada há várias décadas devido a sua alta resistência a doenças e outras características positivas.
Descrição da variedade
Os arbustos se sentem bem ao escolher qualquer condição de cultivo, seja em estufas de filme ou canteiros abertos. Uma planta de baixo crescimento não cresce mais do que 0,5 m de altura. A estrutura é compacta. Dadas essas características, a variedade pode ser cultivada em pequenas áreas e em estufas baixas.
O tipo de crescimento é determinante. O caule principal é ereto e forte, a ramificação é fraca.
O tipo de inflorescência é simples. Um cacho de frutas cresce de 5 a 8 tomates. A cor dos rebentos e das folhas é verde escuro. A primeira inflorescência desenvolve-se em 7 ou 8 folhas.
As principais qualidades da fruta
Durante o período de frutificação, o arbusto fica coberto de frutos de cor verde claro. Quando atingem a maturidade, mudam de cor para um vermelho intenso. A cor é uniforme. O peso varia de 55 a 70 G. O formato é ovalado em forma de pêra.
A casca é lisa e brilhante. É moderadamente duro, mas é capaz de proteger a colheita de rachaduras. A polpa está firme. 2-3 câmaras de sementes são formadas no interior.
As frutas não têm medo do transporte a longo prazo e podem ser armazenadas por muito tempo em condições adequadas. Esta é outra característica graças à qual a variedade Fitous se espalhou. Os tomates podem ser cultivados comercialmente.
Características do sabor
O sabor é excelente. Os tomates maduros são doces e suculentos. Ideal para saladas, aperitivos e outros pratos.
Amadurecimento e frutificação
Phytous é considerado meio precoce. Desde o dia da emergência até a formação dos vegetais maduros, leva de 95 a 105 dias. As datas de colheita dos frutos vão de julho a setembro.
Produção
Os horticultores que cultivam tomates há vários anos notam o alto rendimento dessa variedade. Em canteiros de m 2, você pode coletar de 10 a 12 kg de frutas. Ao cultivar a variedade em grandes terrenos, o rendimento é de 80 a 100 toneladas por hectare.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Nos últimos dias de março ou início de abril, começam a semear as mudas. No momento do plantio no solo, que ocorre do final da primavera ao início do verão, as mudas estarão fortes o suficiente e prontas para serem transplantadas para um novo local. Ao escolher a hora exata, você precisa estar atento ao clima da região e ao método de cultivo. As mudas podem ser transferidas para estufas ou canteiros mais cedo do que quando cultivadas ao ar livre.
Esta hortaliça é propagada pelo método de mudas. Para a germinação, você precisa preparar o seguinte:
- material de semente;
- solo leve e fértil que permitirá a passagem de água e oxigênio;
- recipientes para cultivo e colheita;
- fitolâmpadas para fornecer às plantas uma quantidade suficiente de luz;
- spray.
As sementes são aprofundadas no solo em não mais de 1 cm. O solo é irrigado com um aspersor à medida que seca. O recipiente com sementes é coberto com vidro ou papel alumínio. Com o tempo, as mudas mergulham em recipientes separados e continuam a crescer, fornecendo acesso à luz solar para as plantas.Se a iluminação natural não for suficiente, dispositivos de iluminação adicionais são usados.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio mais comum é de 50x40 cm em um quadrado. m plantado não mais do que 3 arbustos.
Crescendo e cuidando
Antes de transferir os arbustos para um novo local, a área selecionada é preparada com antecedência. Ele é limpo de detritos, ervas daninhas e umedecido. Com o aumento da acidez do solo, ela deve ser diminuída. 10 g de solução de superfosfato são enviados para cada buraco de aterragem. Este componente ajudará os arbustos a se enraizarem mais rapidamente no local.
Regar as camas à noite, após o pôr-do-sol. Apenas água sedimentada e quente é adequada para irrigação. O líquido frio é percebido pelos arbustos como estresse.
Para atingir o rendimento máximo, as plantas precisam ser alimentadas regularmente. A primeira porção é aplicada aproximadamente 2 semanas após o transplante das mudas. É necessário um intervalo de 14 dias para que as raízes se desenvolvam suficientemente. A segunda vez que os fertilizantes são aplicados durante a fase de floração, e o terceiro molho é aplicado durante o amadurecimento dos tomates.
Devido ao seu tamanho compacto e pequeno crescimento, os tomates Fitous não são amarrados. Patching também não é um componente obrigatório da tecnologia agrícola.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura de vegetais tem excelente resistência a muitas doenças comuns, especialmente a fitopatora. Você pode fortalecer o sistema imunológico se cuidar adequadamente dos arbustos. Apesar da resistência às doenças, é desejável proteger as plantas do ataque de pragas. Para espantar os insetos, são usados remédios especiais e populares.Soluções com componentes químicos agressivos devem ser aplicadas com cuidado para não prejudicar plantas e frutas.