- Autores: Ohio, EUA
- Apareceu ao cruzar: Salsicha verde x Cherokee roxo (salsicha verde x Cherokee roxo)
- Sinônimos de nomes: Orgulho roxo de Wessel, salsicha cherokee, orgulho roxo de Wessel, roxo de Wessel
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para enlatamento em rodelas, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-120
- Condições de cultivo: para estufas
- Transportabilidade: Alto
Estamos todos acostumados a ver tomates vermelhos e redondos. Mas, graças ao conhecimento de cientistas dos Estados Unidos, surgiu uma variedade de tomate alongado e de cor roxa. Eles são tão saborosos e suculentos quanto seus irmãos.
Descrição da variedade
Esta variedade foi criada pelo criador americano Markus Wessel. O formato lembra um pouco de pimentão, na hora de amadurecer adquire uma cor púrpura bordô. Por isso, recebeu o nome de Orgulho Violeta de Wessel. Este tomate gosta muito de calor e luz, por isso é melhor cultivá-lo em uma estufa. Um cacho pode ter de 5 a 7 frutas. A planta tem um arbusto alto e esguio, folhagem espalhada e uma rica colheita.
Existem outras vantagens:
colheita abundante;
frutas fortes;
não tem medo de geada;
resistência às mudanças climáticas;
despretensioso no cuidado;
adequado para enlatamento.
As principais qualidades da fruta
As frutas têm formato alongado, com nariz pontudo. Os frutos médios pesam 120-250 ge os tomates grandes, 300 g cada, chegam a 12 cm de diâmetro, quando maduros a cor é verde, logo adquire coloração púrpura com matizes púrpura. A cor pode ser rosa-violeta ou roxo-marrom-violeta. Eles têm pele densa e carne suculenta.
Características do sabor
O sabor do tomate é rico, doce, ligeiramente azedo e com um delicado aroma frutado. Os tomates são indicados para consumo in natura e preparo de pratos e sucos, pois praticamente não possuem sementes.
Amadurecimento e frutificação
Os tomates desta variedade geralmente amadurecem após 110-120 dias da germinação.
Produção
A partir de 1 m2, você pode obter cerca de 11-12 kg da safra. Para obter o rendimento máximo, você deve:
aplique fertilizante 2 vezes por mês;
água 2 vezes por semana;
belisque em tempo hábil e deixe 2-3 hastes.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Por ser uma variedade termofílica, requer mudas para começar. As sementes podem ser preparadas no início de março. O solo deve ser enriquecido com fertilizantes úteis para que húmus, areia e turfa estejam presentes nele. O local para as mudas deve ser ensolarado e quente. Vasos de semeadura medindo 10x10 cm.
As sementes devem ser colocadas com 2 cm de profundidade e borrifadas com água à temperatura ambiente. Cubra os vasos com papel alumínio, coloque em local quente e ensolarado, as mudas devem ser ventiladas periodicamente. Remova o filme apenas quando aparecerem os primeiros disparos. Você pode transplantar os brotos quando aparecerem 2-3 folhas - isso é necessário para fortalecer o sistema radicular. Coloque os brotos plantados em um local quente e luminoso por 2 meses. Certifique-se de que o solo não esteja seco.
As mudas podem ser plantadas em meados de maio em estufa ou em campo aberto, de preferência junto com torrões de terra. A terra deve ser protegida dos ventos e ensolarada, sem sombra.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para o plantio, o terreno deve ser fertilizado com fertilizantes orgânicos. As depressões são feitas no solo e as mudas são transplantadas junto com o solo. Plante 4 plantas por m2. Após o transplante, é necessário regar as mudas com água em temperatura ambiente. Se o tempo estiver frio durante o plantio, então é melhor cobrir as mudas com papel alumínio ou fibra agrícola.
Crescendo e cuidando
O cultivo de uma boa safra requer cuidados adequados. Inclui 4 etapas:
rega;
amarrando;
curativo superior;
a formação de arbustos.
A rega deve ser feita regularmente e tomando cuidado para que o solo não fique seco. Você também não deve regar muito. Depois de regar, é aconselhável soltar o solo para que o excesso de umidade evapore e não apodreça.
Como a variedade tem caules altos, deve ser amarrada a uma treliça ou pode-se usar uma agro-rede. Você também pode fornecer suportes feitos por você mesmo.
Para alimentação, fertilizantes minerais são necessários. O sistema radicular precisa muito deles, os quais, em falta, não podem alimentar a parte superior do arbusto, e então a colheita acabará sendo fraca. A cobertura é feita em várias etapas:
durante a floração das escovas, a planta deve ser fertilizada com preparações contendo flúor;
durante o enchimento das frutas, são necessários preparados contendo nitrogênio e potássio;
quando o restante das escovas começar a florescer, adicione fertilizante com flúor novamente;
antes da colheita, assim como durante o amadurecimento dos frutos, a planta necessita de potássio.
É necessário formar um arbusto para que o tronco central receba nutrientes. Os processos laterais que surgem tiram muita força da planta, criam densidade extra e interferem na circulação natural do ar. O arbusto deve ser composto por 2 hastes, uma das quais deve ser ligeiramente mais baixa. 3 pincéis são normalmente formados nele.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Visão geral da revisão
Em primeiro lugar, muitas pessoas notam o sabor desta variedade, que os tomates são saborosos, macios e carnudos. A planta não adoece, traz uma boa colheita mesmo quando cultivada ao ar livre. Quem gosta de tomates recomenda usá-los em saladas frescas.