- Autores: Dederko V.N., Postnikova O.V.
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-125
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: 100-150
As variedades de tomate com a cor rosa dos vegetais são especialmente populares devido às suas altas qualidades gastronômicas. Frutas com essa cor têm baixa acidez, o que é muito importante para pessoas com problemas gastrointestinais. Essas variedades incluem a cultura vegetal Fidelio. Este é um representante clássico dos tomates com frutos rosa.
O tomate foi criado pelo esforço de criadores siberianos, que se inspiraram nas variedades exóticas de Cuba. Os especialistas trouxeram para o país as variedades de ilhas mais populares e as adaptaram às novas condições.
Descrição da variedade
Em estufas de plástico ou ao ar livre, os arbustos de Fidelio dão-se bem e agradam com uma frutificação estável. Uma variedade com tipo de crescimento indeterminado é de tamanho médio e cresce até 1-1,5 metros de altura. Frutas de uso universal são adequadas para preparar refeições, lanches e preparações para o inverno. A massa da planta de densidade média é composta por folhas grandes de cor verde escura. Forma - padrão, tomate.
A variedade apresenta um rendimento estável mesmo nas estações secas e quentes. Nesse sentido, é escolhido para regiões com clima abafado. A peculiaridade dessa variedade é a forma incomum de "lacrimejamento" dos arbustos. Se os brotos não estiverem amarrados, eles tombam para o chão e podem até quebrar se uma liga de baixa qualidade e uso indevido de suportes. As inflorescências são simples.
As principais qualidades da fruta
Os vegetais verdes e verdes adquirem um tom rico de framboesa, atraindo a atenção dos residentes de verão. Os tamanhos dos frutos são considerados grandes, e em massa ganham cerca de 330 gramas (em média). Os produtores de vegetais experientes têm maneiras de cultivar vegetais maiores, pesando cerca de 800-900 gramas. Os maiores espécimes crescem na parte inferior do arbusto. O formato dos tomates assemelha-se a um coração, notando-se uma ligeira nervura. Freqüentemente, os tomates redondos achatados crescem nos brotos inferiores.
O tomate tem uma polpa densa, suculenta e carnuda. A pele é lisa com um expressivo brilho perolado. A polpa é açucarada na hora de quebrar, com grande volume de matéria seca. Os frutos apresentam excelente qualidade de conservação. O número de ninhos de sementes é superior a 6 e poucas sementes são formadas.
Devido ao seu grande tamanho, os tomates não são adequados para enlatar como um todo, mas são ótimos para fazer suco, adjika ou pasta de tomate. Frescos, eles também irão deliciá-lo com um sabor expressivo.
Características do sabor
A qualidade gastronômica da fruta é boa. Eles contêm um mínimo de ácidos e uma grande quantidade de açúcar. O sabor doce e azedo equilibrado irá surpreendê-lo agradavelmente.
Amadurecimento e frutificação
A partir do momento em que surgem os rebentos até a formação dos vegetais totalmente maduros, demora entre 110 e 125 dias. A variedade Fidelio é considerada meia temporada. Os tempos de amadurecimento podem variar dependendo do método de cultivo e das condições climáticas.
Produção
Uma safra de hortaliças de alto rendimento produz até 6 quilos de legumes em um arbusto (durante a temporada) ou 7,2 quilos em um metro quadrado de jardim. Para obter uma colheita rica e estável, é necessário cuidar bem dos arbustos. De 3 a 3,5 quilos de frutos são obtidos de uma planta sem cuidados especiais e sob condições climáticas adversas.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
No período de final de março a início de abril, as sementes são semeadas para as mudas e, quando atinge cerca de 2 meses (60-65 dias), são transplantadas para uma estufa ou jardim aberto. A planta é transferida apenas quando o ar aquece até 15 graus Celsius e a geada desaparece completamente. O solo também deve esquentar por esta altura.
A semente não é aprofundada mais do que 2 centímetros no solo. Depois, o recipiente é coberto com um filme e transferido para uma sala quente. Os primeiros brotos indicarão a transferência dos recipientes para o sol. Após o aparecimento de 2-3 folhas, procede-se à colheita. No processo de crescimento, as mudas devem ser constantemente irrigadas, evitando que a camada superior seque.
Escolha um solo especial. Solo de jardim regular não funcionará. Para não se preocupar com o preparo da mistura e não perder tempo processando, pode-se adquirir um substrato pronto que foi desenvolvido especificamente para o cultivo de hortaliças.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade de plantio máxima permitida é de 3 plantas por metro quadrado de território. Nas estufas, a variedade Fidelio é plantada em tabuleiro de xadrez, deixando uma distância de 50 centímetros entre os arbustos e 70 centímetros entre os canteiros. Esse arranjo permite que as plantas recebam a dose certa de luz solar. É indesejável engrossar o plantio, caso contrário os arbustos não serão ventilados adequadamente.
Crescendo e cuidando
O cuidado adequado do tomate baseia-se em rega regular, mas moderada. Afrouxamento do solo e fertilização também são considerados medidas obrigatórias. Dado o elevado crescimento das plantas, são realizadas pinças e amarrações. O primeiro procedimento ajuda os arbustos a direcionar nutrientes para os frutos, e não para a formação da massa verde. Os brotos são amarrados para manter a integridade e proteger a cultura do contato com o solo.
Você pode amarrar mudas após o aparecimento da quinta folha. Durante a temporada, é aconselhável fortalecer o tomate cerca de 5 vezes. Os suportes devem ser fortes e confiáveis, especialmente se as plantas forem plantadas em terreno aberto. Os galhos são amarrados com material macio que não agride as plantas. Os arbustos são formados em uma ou 2 hastes. Qualquer uma das opções proporcionará um tratamento conveniente da cultura e um rendimento estável.
As plantas são alimentadas regularmente. A primeira porção é trazida após as mudas se acostumarem com o novo local. A adaptação leva cerca de duas semanas. Além disso, a cada duas semanas, a fertilização à base de nitrogênio e potássio é aplicada ao solo. O primeiro componente afeta o esplendor e a cor da massa da planta, e o segundo é necessário para o sabor elevado. Alguns jardineiros usam estimulantes de crescimento que podem aumentar o peso dos vegetais em até 20%.
O tomate de Fidélio adora regas raras, mas abundantes. O esquema de irrigação recomendado é 2 vezes por semana. 5 litros de água são consumidos por planta. É aconselhável usar água quente da chuva. E também água da torneira parada é adequada.
Características de fixação de tomates.
Use estacas de madeira ou metal.A altura dos apoios deve ser de cerca de 2,5 metros, e eles são instalados a uma distância de 10 centímetros da bucha. Colocar o suporte mais próximo pode danificar as raízes. Os ramos são presos com cuidado. Ao usar fio, não o aperte muito.
A segunda opção é em treliças. Este método é escolhido para estufas. Os pilares são escavados nas proximidades de cada linha. Um fio forte é puxado a uma altura de cerca de dois metros e uma corda é jogada sobre ele. Esse é o suporte para os brotos. À medida que cresce, a planta sobe pela corda.
A terceira maneira é prendê-lo à gaiola. Uma gaiola de hastes de madeira ou metal é montada ao redor de cada planta. Os caules são fixados aos postes.
Nota: você não pode amarrar os tiros com linha de pesca ou arame.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.