- Autores: HM. Cláusula S.A.
- Ano de aprovação: 2011
- Sinônimos de nomes: Fenda
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 85-95
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Alto
Tomate alto Fenda (Fenda), criado para cultivo em estufas ou terreno aberto, refere-se a híbridos, precoces, despretensiosos. Jardineiros e jardineiros estão satisfeitos com sua produtividade. Frutos grandes, rosados, com ótimo aroma a tomate, sabor adocicado. O tomate é resistente a doenças bacterianas e virais, às intempéries.
História de criação
O híbrido de Fenda é fornecido pelo grupo de criação HM. Cláusula S. A. (França). Cultivado em laboratórios de biotecnologia de uma cooperativa agrícola e aprovado para uso em 2011.
Descrição da variedade
O tomate pertence a variedades indeterminadas, com maturação precoce, para a maturação total necessita de até 95 dias. As regiões com climas quentes são mais adequadas para a frutificação ao ar livre. Como qualquer variedade alta indeterminada, o tomate precisa de cuidados ao moldar e beliscar. O arbusto é forte, bem desenvolvido, com caule grosso, com folhas verdes medianas. Frutificando do final de junho a agosto inclusive, os tomates amadurecem gradualmente, têm uma alta taxa de comercialização.
As principais qualidades da fruta
O tomate de Fend tem frutos grandes. Frutos rosados, arredondados e ligeiramente nervurados atingem uma massa de 200-500 gramas. Esse resultado também depende da forma como a bucha é formada. São adequados para diversos pratos na cozinha, para enlatar em casa, fazer molhos, ketchups, sumos. Os tomates de uma variedade, de casca densa e polpa açucarada, passíveis de salga, não racham, apresentam um elevado grau de armazenamento e transportabilidade.
Características do sabor
Os tomates aromáticos de Fend têm um alto teor de açúcar, respectivamente, um sabor doce com um ligeiro azedume. Uma verdadeira variedade de salada com uma pele lisa e densa.
Quando os tomates são comidos crus, o sabor é mais sentido, as vitaminas e os microelementos são preservados.
Amadurecimento e frutificação
Híbrido precoce. Você pode desfrutar de tomates rosa ao ar livre do final de junho a agosto. A frutificação em uma estufa vai durar muito mais tempo. 5-6 tomates são amadurecidos em um pincel. Até 10 escovas são formadas no tronco.
Produção
O rendimento de tomate por metro quadrado é alto - mais de 25 quilos.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O tomate é cultivado em mudas. As sementes do híbrido Fend são semeadas até meados de março com aumento da luz do dia, 55-60 dias antes do plantio em campo aberto. Para uma estufa, semear as sementes é feito 2 semanas antes, da mesma forma que plantar as plantas. Eles são transferidos para campo aberto no início de maio, ou dependendo do clima, das temperaturas diurnas e noturnas do solo, do ar.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A Mudança Fend está ereta, alta. É plantada em local preparado de acordo com o esquema 50x40 cm com densidade de 4 plantas por metro quadrado. Este esquema é favorável para uma melhor nutrição e ventilação de todos os arbustos.
Condições confortáveis para o desembarque em campo aberto com temperatura média de pelo menos + 17 ° C durante o dia e à noite.
Crescendo e cuidando
O tomate Fenda é formado por uma haste. A altura de um arbusto poderoso pode chegar a 2 metros, uma planta com um forte sistema radicular. Ele precisa de uma liga de apoio. Nas escovas, as inflorescências intermediárias aparecem com a primeira inflorescência na 5ª folha. Durante o período de floração e frutificação, é regada com água aquecida ao sol ou chuva, sendo permitida a irrigação por gotejamento. A primeira colheita é feita a partir do dia 85.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Por ser híbrido, o tomate Fenda é resistente aos principais vírus e bactérias: requeima, cladosporiose (mancha marrom), fusarium (murcha das folhas inferiores), vírus do tomate? mosaicos (descoloração das folhas, frutos, manchas), verticilose (torção e amarelecimento das folhas, podridão da raiz). Tratamentos preventivos são possíveis.
De moscas, o besouro da batata do Colorado, você precisa lutar com medicamentos apropriados.
Resistente a condições climáticas adversas
O tomate é resistente ao estresse a vários extremos de temperatura. Segundo os jardineiros, adapta-se bem e recupera após condições meteorológicas extremas. Apenas o início da colheita do tomate depende do local de cultivo, do clima e da área de cultivo.
Regiões em crescimento
O tomate Fenda é cultivado em regiões da Rússia com clima quente, tanto em campo aberto como em estufas. Nas regiões do norte, recomenda-se o cultivo do híbrido em ambientes internos, estufas, estufas e varandas.