- Autores: Gavrish S.F., Morev V.V., Amcheslavskaya E.V., Volok O.A. (Instituto de Pesquisa Científica de Melhoramento de Plantas Vegetais, LLC Gavrish Breeding Firm)
- Ano de aprovação: 2002
- Sinônimos de nomes: Eupator F1
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 107-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para estufas
- Marketability: Alto
Apesar de já ter passado o tempo em que era impossível sobreviver sem uma horta, muitos continuam a cultivar vegetais perto de suas casas. Os veranistas buscam uma safra farta sem comprometer a qualidade das frutas e com o menor custo físico e material. Uma boa opção de cultivo é o tomate Eupator. Vamos considerar seus recursos no artigo.
História de criação
Desejando facilitar o trabalho de jardineiros e jardineiros, os especialistas Gavrish S.F., Morev V.V., Amcheslavskaya E.V., Volok O.A. fizeram experiências com variedades de tomate durante anos para desenvolver a planta perfeita. Finalmente, em 2002, o mundo viu uma das melhores variedades híbridas - Eupator.
Descrição da variedade
O tomate Eupator F1 é caracterizado por um tipo de crescimento indeterminado. Os autores da variedade observam que os arbustos da variedade são poderosos e atingem 2 a 3 metros de altura. Isso torna o Eupator um candidato ideal para cultivo ao ar livre e em estufa.
Os frutos desta variedade são adequados para consumo in natura e enlatamento. Eupator distingue-se pela alta comercialidade e transportabilidade, o rendimento de frutas comercializáveis é de 99%, e podem ser armazenadas por até 10-14 dias, graças ao qual a variedade rapidamente ganhou popularidade entre aqueles que se dedicam à produção industrial.
As principais qualidades da fruta
A inflorescência do híbrido é simples, a primeira é colocada acima de 9 folhas, as subsequentes - após 3 folhas. Os frutos verdes do tomate Eupator são de cor verde claro; à medida que amadurecem, tornam-se uniformemente vermelhos. Na saída, 6-8 tomates redondos achatados são obtidos em uma escova, cada um pesando em média 109-126 gramas.
Características do sabor
O principal dos frutos do tomate é o seu sabor, porque é para isso que as pessoas dedicam tempo e esforço ao cultivo de vegetais. A polpa agridoce de uma rica cor vermelha distingue os tomates Eupator. Os frutos desta variedade vão encantar adultos e crianças, pois têm uma casca densa, mas não áspera.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Eupator é meio precoce e o período de maturação é de 107-110 dias. Alguns jardineiros consideram isso cedo, porque com os devidos cuidados e em ótimas condições, os frutos podem ser obtidos em 85-90 dias.
Produção
Com o mínimo de cuidado, você pode obter até 5,5 kg de tomates de cada arbusto. De acordo com dados oficiais, o rendimento é de 38,4 kg / m². m, o que nos permite caracterizar a variedade como de alto rendimento.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada em meados ou final de março, e o plantio das mudas no solo - no início a meados de maio, dependendo da região de cultivo e das condições climáticas. A idade média das plantas em que devem ser movidas para uma estufa ou ao ar livre é de 45 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
As mudas são plantadas de acordo com o esquema de 40x60 cm para dar ao sistema radicular de cada arbusto a oportunidade de se desenvolver. Apesar de a ramificação dos arbustos ser média, eles precisam de mais espaço do que outras variedades.
Crescendo e cuidando
A variedade Eupator não requer cuidados especiais. Para obter uma colheita ideal, basta plantar, plantar e formar arbustos na hora certa.
Importante: na hora de formar um tomate, deve-se lembrar que se realiza em 1 haste. Os tomates da variedade em questão também precisam ser beliscados regularmente. É realizada nas primeiras horas da manhã. Além disso, deve-se lembrar de amarrar a cultura para que não quebre com o peso da fruta.
Outra nuance a que você precisa prestar atenção é a introdução oportuna da fertilização duas vezes por temporada: antes da floração e antes da colheita. A planta é regada uma vez por semana, 1/4 de balde debaixo de cada arbusto, no tempo seco a rega é feita com maior frequência.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A maioria dos problemas com o cultivo do tomate surge da baixa resistência a doenças. O Eupator é a mesma variedade resistente a várias doenças. Ele resiste bem
- requeima;
- podridão superior;
- doença de cladosporium;
- o vírus do mosaico do tabaco.
O tomate também é resistente ao craqueamento da fruta e à murcha de fusarium.
Regiões em crescimento
Esta variedade é apreciada por jardineiros de diferentes regiões, e a razão para isso é a sua resistência às intempéries. É adequado para o cultivo nas regiões Norte, Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, Região Central da Terra Negra, Cáucaso do Norte, Médio Volga, Nizhnevolzhsky, Ural, Oeste da Sibéria, Leste da Sibéria e Extremo Oriente.
Visão geral da revisão
Os jardineiros que tentaram cultivar esta variedade pelo menos uma vez certamente a plantarão no próximo ano e recomendarão o tomate a seus amigos. O número de qualidades positivas do tomate Eupator prevalece sobre suas deficiências. A principal desvantagem, a julgar pelos comentários, é que não apresenta 100% de germinação.