- Autores: Kiramov O.D.
- Ano de aprovação: 2018
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Sim
O Tomato Evolution é um híbrido de salada produtivo de última geração, criado especificamente para cultivo em estufas em canteiros de jardim. Esta planta do meio da estação chamou a atenção dos jardineiros por suas propriedades de sabor raro para tomates e relativa facilidade de cultivo.
História de criação
A cultura foi obtida por uma jovem empresa agrária "Parceira" sob a orientação de um especialista O.D. Kiramov. Inscrita no Registro Estadual em 2018. O híbrido é destinado ao cultivo exclusivamente em instalações fechadas, em várias regiões da Rússia.
Descrição da variedade
A cultura é indeterminada, alta (170-200 cm), sem ponto de crescimento, por isso é ideal para cultivo em estufas. Em termos de amadurecimento, a cultura pertence à categoria mid-early. Em outras palavras, se você plantar aos 65 dias, os primeiros frutos podem ser colhidos em 40-45 dias. Durante a estação de crescimento, a planta forma 5-7 mudas, nas quais amadurecem 5-7 frutos de grande tamanho (até 350 g) intensamente rosados. A primeira escova é formada imediatamente após 7-8 folhas, e as escovas subsequentes, levando em consideração os entrenós curtos, são formadas com mais frequência.
O principal objetivo da cultura é o uso de frutas frescas.
As condições de cultivo para o híbrido são limitadas a estufas.
Os arbustos são poderosos, com caules grossos. As folhas são de tamanho médio, de cor esverdeada.
Falando sobre as vantagens da cultura, observamos o seguinte:
alto rendimento;
maturação precoce de frutas;
boa qualidade de conservação de tomates maduros;
tolerância ao transporte de longo prazo;
excelente apresentação;
excelentes propriedades de sabor;
tempo de frutificação longo;
a presença de resistência natural a uma parte significativa das patologias da cultura da erva-moura;
versatilidade no uso de frutas.
Também existem desvantagens para a cultura:
a incapacidade de usar suas sementes para novas colheitas;
a necessidade de realizar o procedimento de pinçamento;
a cultura não é cultivada em solos abertos.
As principais qualidades da fruta
Os frutos da planta, em sua maioria, são de configuração arredondada achatada, levemente estriada, mas alguns possuem a extremidade ligeiramente alongada ("nariz"), o que é raro em frutos de frutos grandes. Esse recurso dá à fruta um formato em forma de coração, adicionando um pouco de diversão e melhorando sua percepção.
Os frutos amadurecem e ganham uma coloração rosada uniformemente, não havendo manchas verdes na região dos colmos. A cor dos frutos verdes é ligeiramente esverdeado.
A casca da fruta é compactada, protegendo-a de rachaduras. No contexto das frutas, correspondem totalmente ao prefixo "carne" - são suculentas, carnudas e açucaradas. Existem várias câmaras de sementes, mas são muito modestas em tamanho. O sabor é excelente, o nível de acidez mínimo.
Os frutos são bastante transportáveis, podendo ser armazenados sem deformação por muito tempo. Os talos são articulados. Ao formar arbustos, sobram 1-2 hastes.
Características do sabor
A fruta tem um sabor doce, a acidez inerente ao tomate praticamente não é sentida.
Amadurecimento e frutificação
Tempo de amadurecimento dos frutos - 105-110 dias (cultura de amadurecimento intermediário).
Produção
A planta é de alto rendimento - até 17,0 kg / sq. m.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Eles são plantados em estufas cerca de 50-60 dias após a semeadura.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio padrão é de 3-4 plantas por 1 m2.
Crescendo e cuidando
A planta é cultivada exclusivamente em solos protegidos e plantada com 3-4 arbustos por 1 m2. A planta é conduzida em 1 a 2 hastes, somente nesta condição se consegue um alto grau de rendimento, e os frutos são formados de forma dimensional e de alta qualidade.
A irrigação deve ser por gotejamento, umedecimento da raiz é permitido. A rega é realizada conforme necessário, o solo não deve secar.
Apesar dos caules fortes e espessos das plantas, é necessária uma liga aos suportes, uma vez que os frutos pesados contribuem para a deformação tanto dos caules como das escovas.
Após duas semanas após o transplante das mudas para estufas, é realizada a beliscagem. Ao atingir o crescimento dos arbustos de até 80 cm, essa medida é realizada de forma sistemática, uma vez a cada 7 dias.
Os fertilizantes são adicionados a cada 14 dias. Ao mesmo tempo, é mais racional usar composições minerais prontas destinadas especificamente para tomates. Por exemplo, Fertiku, Geru, Agricola. Será útil borrifar os arbustos com ácido bórico, bem como adicionar matéria orgânica.
Para a Evolution, o cumprimento estrito das regras agrotécnicas é necessário. Não é difícil manter o nível desejado de produtividade da cultura, basta seguir a seqüência tradicional de alimentação e irrigação.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A New Generation Hybrid Crop Evolution foi desenvolvida com um nível natural de resistência à maioria das doenças da erva-moura. Devido ao seu amadurecimento precoce, é capaz de evitar a sabotagem do principal inimigo - a requeima do tomate.
É extremamente importante que a condensação não se acumule nas estufas, estimulando o aparecimento de processos de putrefação e a ocorrência de muitas outras doenças que se desenvolvem intensamente em condições de umidade. Portanto, a principal medida preventiva de estruturas fechadas é sua ventilação sistemática.
Se um fungo entrar na estufa, deve ser tratado imediatamente com fungicidas. Tradicionalmente, aqui são utilizadas substâncias complexas, destinadas a combater vários tipos de patologias fúngicas ("Acrobat", "Ridomil", mistura de bordeaux).
Quando pulgões, moscas brancas, conchas e outros insetos nocivos aparecem repentinamente em estufas, são usados inseticidas (mais frequentemente, eles usam Aktellik, Fitoverm, Iskra).