- Ano de aprovação: 1996
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 110
- Condições de cultivo: para terreno fechado
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: 120
- Característica de Bush: poderoso
O Tomato Energo foi especialmente criado por criadores para o cultivo em estufas, bem como em campo aberto. O híbrido de primeira geração é fácil de cuidar e tem um bom rendimento. O tomate é altamente resistente à maioria das doenças e tolera condições climáticas desfavoráveis.
História de criação
A variedade foi criada em 1996 por criadores nacionais com base na empresa de pesquisa e produção "Agrosemtoms" de Kirov. A cultura é especialmente procurada entre os produtores de vegetais devido à capacidade de obter uma colheita antecipada em quaisquer condições.
Descrição da variedade
Planta de tipo determinante. Na estufa, o arbusto atinge 1,5 m de altura, em terreno aberto não passa de 1 m. O híbrido ganhou esse nome devido ao intenso crescimento do caule e amadurecimento dos frutos. Os arbustos são bastante compactos, semi-extensos, com poucos brotos e folhas. A folhagem é de uma rica cor verde escuro, ligeiramente ondulada. O primeiro cacho de fruto é colocado acima de 8-9 folhas, no segundo rebento acima de 3-5. As subseqüentes são formadas a cada 2 folhas.
As principais qualidades da fruta
Os tomates têm uma forma arredondada regular. Em média, o peso de uma fruta é de 140 gramas. A cor do tomate no início da maturação é verde com uma mancha escura no pedúnculo. Quando totalmente maduro, a cor torna-se um vermelho uniforme. A casca é densa, lustrosa. A transportabilidade e a manutenção da qualidade são excelentes. A safra colhida mantém sua apresentação e sabor por muito tempo.
Características do sabor
Energo tem um sabor clássico de tomate. O sabor é doce e ácido, harmonioso devido à combinação equilibrada de açúcares e ácidos. O híbrido é caracterizado por um propósito universal. Eles são usados não apenas frescos em saladas. Tomates pequenos são convenientes para enlatar.
Amadurecimento e frutificação
Refere-se a variedades precoces médias. Os primeiros tomates são obtidos 105-110 dias após o aparecimento dos primeiros rebentos. A colheita é realizada de julho a agosto. A maturação é amigável.
Produção
O tomate Energo é de alto rendimento. Colete 12-22 kg de 1 sq. m. Ao ar livre 7-10 kg. Com tecnologia agrícola competente, o rendimento pode ser aumentado para 32 kg. Os tomates maduros são colhidos à medida que amadurecem. Não é necessário atrasar a coleta - isso afeta negativamente o crescimento.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Eles começam a semear de tal forma que até o momento do transplante das mudas para um local definitivo, as mudas fiquem no mínimo 50-55 dias. Via de regra, o evento acontece no final de março. Os arbustos crescidos não criam raízes tão bem e crescem lentamente, o que leva a uma diminuição na produção.
Apesar de a cultura não ser muito exigente com a composição do solo, é preferível dar preferência ao solo pronto para o cultivo de mudas. Essas misturas de solo contêm a composição necessária e a acidez neutra para o pleno desenvolvimento.
Depois que as sementes foram plantadas, elas precisam criar condições favoráveis. Até o surgimento dos brotos, a temperatura deve ser de 23-25 graus. Depois disso, a temperatura é reduzida em 5-7 graus. A rega é moderada. O solo não deve secar ou ser encharcado. De particular importância no desenvolvimento de mudas é a iluminação, que deve ser de no mínimo 12-13 horas por dia. Na fase de desenvolvimento de 2-3 folhas, é realizada uma colheita.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
As mudas devem ser plantadas a 70x40 cm de distância. Por 1 sq. m você não pode plantar mais de 3 arbustos.
Crescendo e cuidando
Como o híbrido ganha massa vegetativa rapidamente, o sistema radicular pode sofrer com isso. Forma-se fraco e superficial. Um coma terrestre pode não ter nutrientes e umidade suficientes para crescer bem. Além disso, Energo tende a produzir um grande número de frutos em detrimento do desenvolvimento de caules e raízes. Portanto, para ter uma boa colheita, a planta precisa de irrigação e alimentação constantes.
A irrigação abundante é realizada a cada 2-3 dias. Se o tempo estiver quente e seco, aumente a rega. Os fertilizantes complexos são aplicados na raiz uma vez por semana. O arbusto é formado em 2-3 hastes. Ao cultivar tomates em uma estufa, jardineiros experientes são aconselhados a normalizar os ovários das frutas. Para isso, não mais do que 4 escovas são deixadas no arbusto. As condições de cultivo dependem das características climáticas regionais.
Também existe uma maneira mais fácil de sair. Plante a planta em terreno aberto, não fertilize nem regue, mas com a condição de que chova semanalmente. Nessas circunstâncias, o tomate fica curto. Os enteados são retirados antes do primeiro ovário da flor, deixando tantos pincéis quantos forem necessários para amadurecer durante o período vegetativo.
A energia requer uma liga de ligação para o suporte, mesmo quando ele está ficando curto. Não se esqueça da remoção regular de ervas daninhas dos canteiros e do afrouxamento do solo.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é altamente resistente a infecções.Ele não tem medo da requeima, ele não está doente com o vírus do mosaico do tabaco, cladosporiose e qualquer tipo de podridão.