- Autores: Dederko V.N., Yabrov A.A., Postnikova O.V.
- Ano de aprovação: 2005
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 68%
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 50-55
Colheita regular e rica - é graças a essas características que a variedade Em Champion ganhou popularidade entre os residentes de verão russos. Em 2005, esta variedade de tomate foi inscrita no Registro Estadual após uma verificação minuciosa das características declaradas. Agora ele pode ser encontrado em quase todas as regiões do país.
Descrição da variedade
Devido à sua resistência a todas as condições climáticas, a variedade é cultivada ao ar livre. A variedade possui um tipo de crescimento determinante. Como regra, os frutos são consumidos na sua forma natural. Os arbustos de baixo crescimento crescem em média 50-55 centímetros, mas sob certas condições, seu crescimento pode chegar a 70 centímetros.
A massa verde é de densidade média, as folhas são de tamanho médio e a cor é verde claro. Devido ao seu tamanho compacto, os tomates são frequentemente cultivados em vasos de flores, colocados em sacadas ou varandas.
O primeiro pincel cresce em 5-6 folhas, e o resto se alterna a cada duas folhas. Uma planta é formada por 4 a 5 cachos.
Nota: Apesar da recomendação de cultivar arbustos ao ar livre, em áreas frias é aconselhável germinar arbustos em estruturas de proteção.
As principais qualidades da fruta
Os tomates verdes, atingindo a maturidade técnica, tornam-se laranja-avermelhados. A cor é brilhante e uniforme. O peso de uma fruta varia de 126 a 134 gramas em média. Produtores experientes têm maneiras de cultivar espécimes maiores, pesando cerca de 400 gramas. Os tamanhos são médios. O fruto tem a forma de um coração, ligeiramente achatado. A pele é brilhante e lisa, cobrindo a polpa firme e carnuda. A cor da carne é tão brilhante quanto a da pele.
Maneiras de usar a fruta:
preparar a marinada;
conservas;
salga em barricas;
ingrediente para cortes e saladas.
Tomates maduros não podem ser armazenados e transportados por muito tempo. Eles imediatamente perdem sua aparência e sabor atraentes. Portanto, a variedade não é cultivada comercialmente.
Características do sabor
A qualidade gastronômica é excelente. Os sabores agridoces são harmoniosamente combinados.
Amadurecimento e frutificação
O Tomato Em Champion é considerado meia-temporada. De 100 a 110 dias são necessários para o cultivo desde o momento da germinação até a colheita dos vegetais maduros.
Produção
O alto rendimento é a principal vantagem desta variedade. De 6,8 a 10 quilos de tomates são colhidos de um metro quadrado de um canteiro de jardim. O rendimento de frutas comerciáveis (em porcentagem) - 68%. Até 7 quilos de vegetais suculentos podem ser colhidos de um arbusto.
Nota: Depois de colher tomates totalmente maduros, é aconselhável comê-los nas primeiras duas semanas.
A colheita é rica nos seguintes componentes:
oligoelementos úteis (magnésio, iodo, zinco e outras substâncias);
vitaminas de vários grupos;
antioxidantes naturais.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A época exata da semeadura é calculada levando-se em consideração o clima da região de cultivo. Nas fronteiras da Rússia central, o trabalho é realizado na primeira quinzena de março. No sul, as sementes começam a germinar mais cedo. Assim que as mudas atingem a idade de 60-65 dias, são transplantadas para os canteiros. Nessa época, 5-6 folhas maduras devem ter se formado no broto. A colheita é realizada após o aparecimento de 2-3 folhas verdadeiras.
Se as mudas já estiverem prontas para o transplante, mas as condições climáticas não permitirem a realização do trabalho, o plantio deve ser isolado com película ou outra coberta. O material é anexado a arcos pré-instalados.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O número máximo de arbustos por 1 m2 de terreno é de 4 peças. Alguns produtores acreditam que é mais conveniente cultivar a variedade em um esquema de duas linhas, deixando um intervalo de 50 centímetros entre as linhas. Dada a folhagem média entre as plantas, você pode deixar algum espaço livre - de 30 a 40 centímetros.
Crescendo e cuidando
Arbustos curtos precisam ser amarrados devido à severidade da cultura. Os frutos inclinam os galhos em direção ao solo, o que pode fazer com que se quebrem. Os suportes são colhidos e instalados com antecedência. Estacas de madeira a cerca de 1 metro acima do solo servem. Uma estaca é colocada perto de cada planta. As treliças também são comuns. Os ramos são presos com cuidado. Ao formar frutos grandes, é necessário instalar suportes adicionais sob as escovas.
O transplante deve ser realizado à noite (ao pôr do sol, após o pôr do sol) ou com tempo nublado. Após a transferência das plantas, elas são regadas abundantemente. Água morna e sedimentada é despejada com cuidado sob a raiz para não molhar as folhas e os brotos. Uma porção de cinza e superfosfato é colocada em cada buraco de aterrissagem. À medida que as mudas jovens criam raízes, um esquema de irrigação regular é estabelecido. As camas são irrigadas 2 vezes por semana. Em tempo seco, o procedimento é realizado 3-4 vezes.
Após a irrigação, o solo é solto e coberto com uma camada de cobertura morta. Esses procedimentos são necessários para o pleno desenvolvimento das mudas e sua posterior frutificação. E também é uma prevenção adicional de doenças.
Durante a temporada, os tomates do Em Champion são fertilizados três vezes. São utilizadas substâncias orgânicas e preparações complexas, que contêm uma grande quantidade de microelementos úteis. Também são utilizadas receitas populares. Os tomates são fertilizados com uma solução de urtiga e dente-de-leão infundida por 10 dias. Antes da rega, é dissolvido em água na proporção de 1x10.
As folhas que crescem até o primeiro pincel são removidas. E também é realizada a formação de arbustos em 1 ou 3 talos. A vegetação excessiva impede que a fruta receba luz solar suficiente e interfere na troca de ar. Os enteados são removidos regularmente, o que retira a força e os nutrientes da planta.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento.Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.