- Autores: Nastenko N.V., Kachainik V.G., Kandoba A.V. (Agrofirma Aelita LLC)
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: até 70
O tomate Elisey, apesar de seu nome enfaticamente "sublime", "fabuloso", é capaz de se tornar uma cultura de jardim atraente na prática. No entanto, apenas os agricultores que se preparam adequadamente para o plantio e o cultivo não ficarão desapontados com isso. Portanto, informações objetivas sobre tal variedade são de particular relevância.
História de criação
A cultura foi criada no criadouro da Agrofirma Aelita LLC. Os principais colaboradores do projeto foram os criadores Kachainik, Nastenko e Kandoba. Eles executaram o programa de trabalho durante os anos 2000. Em 2008, esta variedade foi oficialmente aprovada para cultivo em jardins privados.
Descrição da variedade
Eliseu é um determinante típico. Você pode ver isso em áreas abertas e em estufas com isolamento de filme. Os arbustos estarão baixos. Mesmo os mais desenvolvidos deles crescem apenas até 0,7 m. A planta é zoneada por:
- Região da Sibéria Ocidental e Região de Moscou;
- Leste da Sibéria e Extremo Oriente;
- terra negra;
- Caucasiano do Norte;
- Volgo-Vyatka;
- baixo Volga;
- Volga médio;
- Hortas do norte da Rússia.
A folhagem é de tamanho médio. Uma cor verde simples é típica dela. Jardineiros habilidosos e diligentes não têm problemas especiais com o cultivo de Eliseu. O plantio é possível até mesmo diretamente no solo. Neste caso, é recomendável criar uma capa de filme simples; o uso de promotores de crescimento também é desejável.
As principais qualidades da fruta
Os frutos verdes precoces terão uma cor verde clara. A colheita madura de Eliseu assume uma cor laranja. A massa de uma única amostra varia de 0,05 a 0,06 kg. Como parte da escova, em inflorescências simples, formam-se 5 ou 6 tomates. Eles são cobertos por uma pele perfeitamente lisa.
Características do sabor
As bagas de Eliseu estão prontas para serem usadas. Você também pode usá-los para enlatar - como frutas inteiras. Este momento terá um apelo especial para quem gosta de usar a colheita do tomate na mesa festiva.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade destaca-se pelo seu período de maturação precoce. Para o desenvolvimento dos frutos silvestres após a liberação dos verdes, levará de 95 a 105 dias. A colheita será possível em julho e agosto. O importante é que a frutificação seja duradoura e bastante eficaz.
Produção
Fornecedores de material de plantio mencionam que a arrecadação a partir de 1 sq. m pode atingir 8,5 kg. Naturalmente, esse resultado só é obtido em condições climáticas favoráveis. A tecnologia agrícola competente também é importante, o que às vezes pode compensar "falhas" individuais do regime climático.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura em recipientes não deve ser feita antes de 20 de março. Deve ser concluído aproximadamente em 10 de abril. O momento do transplante de mudas maduras para o solo cai de 15 de maio a 5 de junho. Claro que, devido às condições meteorológicas, muitas vezes é necessário fazer ajustes a esta programação. A real disponibilidade das próprias mudas para o trabalho também é levada em consideração.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O pouso no sistema 500x400 mm é bem-vindo. Colocar mais de 5 plantas em 1 "quadrado" dificilmente se justifica. É melhor limitar-se a 4 arbustos ao todo. Então, não haverá interferência mútua devido ao entrelaçamento das raízes e às dificuldades de saída.
Crescendo e cuidando
A variedade Elisey requer um cuidado bastante escrupuloso. Em qualquer caso, ele precisa de uma liga e da remoção de seus enteados. Também será impossível prescindir da modelagem, senão o arbusto começará a se desenvolver de maneira incorreta. A murcha de Verticillium e Fusarium praticamente não afeta esses tomates. Mas certas medidas preventivas ainda precisarão ser executadas.
Não se deixe enganar abertamente pela resistência fria de tal cultura. Sem uma cobertura cuidadosa, dificilmente conseguirá resistir ao retorno do frio e das geadas prematuras. As medidas de abrigo são as mesmas que para os outros tomates.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.