- Autores: Lukyanenko A. N., Dubinin S. V., Dubinina I. N. (Agrofirm Sedek LLC)
- Ano de aprovação: 2017
- Sinônimos de nomes: Catarina, a Grande F1
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
Uma variedade bastante jovem e despretensiosa de maturação média Catarina, a Grande, é um híbrido da primeira geração de criação doméstica. A planta é alta, por isso recomenda-se que cresça em estufas altas ou em campo aberto. Os tomates crescem e dão água na boca, na verdade, dignos de levar o nome da grande rainha russa.
História de criação
Os autores do tomate Catarina, a Grande, tornou-se o diretor geral da LLC "Agrofirm Sedek" Dubinin S.V e dos cientistas (Lukyanenko A.N., Dubinina I.N.). O híbrido está incluído no Registro Estadual em 2017. Sinônimo do nome de variedade Catarina, a Grande F1.
Descrição da variedade
Catarina, a Grande, é uma híbrida alta e de frutos grandes. A altura dos arbustos é de 2 a 2,5 m. A taxa de crescimento é indeterminada. Planta forte, folhas ligeiramente alongadas, verde escuro. A inflorescência é simples. Cada cluster geralmente contém 5-6 ovários. Os tomates agrupados estão próximos uns dos outros. Apesar de o peso de todos os frutos em cada cacho ser superior a 1,5 kg, os caules suportam muito peso e não se partem. Adequado para cultivo em terrenos privados ao ar livre ou em estufas: normal e inverno, uso durante todo o ano.
Excelente apresentação, transportabilidade e conservação da qualidade das frutas por vários meses fazem com que seja um hóspede bem-vindo nas prateleiras das lojas. Adequado para consumo in natura e enlatamento.
As principais qualidades da fruta
Os frutos verdes são verdes claros. A cor do tomate maduro é uniforme, vermelha. A pele é densa, ligeiramente brilhante. Os frutos são achatados, grandes, pesando 220-320 g.
Características do sabor
A cor do fruto e da polpa é vermelha, as câmaras de sementes são bem visíveis no corte. Os frutos são suculentos, carnudos, com um clássico sabor agridoce de tomate.
As frutas que amadureceram no mato têm um sabor mais doce do que as castanhas ou verdes colhidas.
Amadurecimento e frutificação
Tomate da meia temporada. Após o aparecimento das folhas do cotilédone, leva cerca de 100-115 dias até que os frutos de Catarina, a Grande amadureçam. Em campo aberto, a colheita é realizada até os primeiros dias de agosto.
Produção
O rendimento de Catarina, a Grande, está acima da média - cerca de 16,2 kg / m². m.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada no início de março. Após o aparecimento de folhas reais, a planta é transplantada para recipientes separados. As plantas jovens requerem iluminação artificial adicional pela manhã e à noite.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Quando uma planta é formada em 1 caule, uma distância de cerca de meio metro é deixada entre as plantas, se em 2 caules, então cerca de 0,7 m. O espaçamento entre linhas deve ser de pelo menos 70 cm.
Crescendo e cuidando
Como a planta é indeterminada, ela precisa de uma liga. Os suportes devem ser instalados. Durante a estação de crescimento, os arbustos são amarrados várias vezes.
A rega excessiva deve ser evitada. Quando cultivado em condições de estufa, é imperativo ventilar.
Depois que os primeiros frutos se fixam no mato inferior, todas as folhas abaixo são cortadas. O mesmo procedimento é realizado com as escovas subseqüentes.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Catarina, a Grande, é resistente a muitas doenças e quebra de frutas maduras.
A verticilose, a doença do cladosporium e o vírus do mosaico do tabaco não são terríveis para esses tomates. A planta requer tratamentos preventivos para a requeima.
Resistente a condições climáticas adversas
Possui resistência ao estresse em mudanças bruscas de temperatura.
Regiões em crescimento
A maior parte do território da Federação Russa é adequada para o cultivo. Pode ser cultivado nas seguintes regiões:
Do Extremo Oriente;
Ural;
East Siberian;
West Siberian;
Volgo-Vyatsky;
Região Central da Terra Negra;
Nizhnevolzhsky;
Médio Volga;
central;
Caucasiano do Norte;
norte;
noroeste.
Visão geral da revisão
As críticas dos jardineiros sobre essa variedade são um tanto ambíguas. Entre as vantagens estão a despretensão da planta, armazenamento a longo prazo, frutos grandes e resistência a inúmeras doenças.A maior desvantagem é que o sabor da fruta é “para todos”. Muitas pessoas o comparam ao sabor dos tomates de "plástico" que são vendidos nas lojas no inverno.