- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Sim
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: até 70
- Ramificação: médio
Cada jardineiro tem suas variedades favoritas de tomate, que ele cultiva de ano para ano, mas existem esses tipos de tomate que não deixarão ninguém indiferente. Isso inclui a variedade de tomate Gina de meia temporada.
História de criação da variedade
A safra de beladona do gin é o resultado do trabalho de um grupo de criadores holandeses, cuja tarefa era criar uma variedade despretensiosa que cresce em quase todas as condições climáticas, especialmente na faixa sul. A variedade foi inscrita no Registro Estadual da Federação Russa e também foi aprovada para uso em 2000.
Descrição da variedade
A planta com semente é um arbusto de tipo determinante de crescimento, que chega a atingir 70 cm de altura, sendo os arbustos, via de regra, bastante extensos, com ramificações e espessamentos médios. Os caules da planta são poderosos, mas requerem suporte - uma liga para suporte, já que os frutos da variedade são muito pesados. Os arbustos baixos são formados por 2-3 troncos que crescem diretamente da raiz. O sistema radicular da planta é forte, então os arbustos podem crescer mesmo em solo infértil. A espécie não precisa ser fixada.
As principais qualidades da fruta
O tomate de Gina é uma fruta arredondada com nervuras sutis. O tomate maduro tem uma cor tradicional laranja-avermelhada. A variedade pertence à classe dos grandes-frutados, já que o peso médio de um tomate é de 190-210 gramas, mas nas estufas os frutos crescem até 300-350 g. A casca dos tomates é bastante densa com um brilho, que protege contra rachaduras e garante um bom transporte. A manutenção da qualidade do tomate é um problema, uma vez que é muito fraca.
Características do sabor
O sabor da fruta não é muito harmonioso, mas rico, tomate, com uma acidez dominante e uma doçura subtil. A polpa da fruta é suculenta, carnuda, muito aromática. A variedade é universal, portanto, é consumida in natura, além de enlatada, em conserva. Os tomates são especialmente bons para serem processados em molhos, sucos e temperos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Gina é uma cultura de erva-moura no meio da temporada. Do momento em que aparecem os primeiros rebentos até ao amadurecimento dos tomates, decorrem 110-115 dias. O ciclo de frutificação da casta estende-se de julho a setembro, o que permite desfrutar de tomates frescos e aromáticos por muito tempo. O tomate dá frutos igualmente bem, crescendo tanto em campo aberto como em estufa de película.
Produção
A cultura é caracterizada por altos rendimentos. Observando as regras básicas da tecnologia agrícola, até 10 kg de tomate podem ser colhidos a partir de 1 m2 por safra. O clima pode fazer pequenos ajustes nos indicadores de rendimento.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A melhor maneira de semear as mudas é de meados de março até o início de abril, ou seja, 60-65 dias antes do plantio em campo aberto. O material de pré-semeadura pode ser desinfetado por imersão em uma solução de permanganato de potássio, bem como triagem para entender quais sementes são adequadas para o crescimento. O solo ideal para o cultivo de mudas será uma mistura de solo com serragem e turfa. Cobrir as caixas com filme plástico ajudará a acelerar o surgimento de brotos. Com a aparência de 2 a 3 folhas reais, você pode dar um mergulho (sentar em potes separados).De 10 a 14 dias antes do desembarque para local definitivo, recomenda-se o endurecimento dos arbustos, retirando-os diariamente para o ar puro.
Por se tratar de uma variedade termofílica, o plantio a céu aberto é feito em época de calor - no início de junho, quando já passaram as geadas de inverno e o solo está suficientemente aquecido.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Recomenda-se plantar de 3 a 4 arbustos por 1 m2, pois são susceptíveis ao crescimento excessivo. O layout ideal para o plantio é de 40x50 cm.
Crescendo e cuidando
O cultivo de uma safra de sementes é possível de duas maneiras - mudas e mudas (semeadura direta de sementes no solo). O método sem sementes é eficaz apenas nas regiões de cultivo do sul. Para isso, uma área bem iluminada com solo fofo e fertilizado é adequada. Após a semeadura no solo, é necessário garantir o efeito estufa com polietileno ou agrofibra, que irá acelerar a germinação dos brotos. Além disso, é recomendável desbastar os arbustos e garantir a tecnologia agrícola adequada.
É bom cultivar em uma área onde anteriormente cresciam cebola, feijão, abobrinha e repolho. O solo é pré-limpo de detritos e ervas daninhas, é bem escavado para melhorar a permeabilidade ao ar, fertilizantes complexos são aplicados.
As mudas do tomate Gina precisam de cuidados complexos, que incluem: irrigação com água parada - uma vez por semana, afrouxamento periódico do solo, alimentação, composta por 4 etapas, remoção de ervas daninhas e medidas de proteção contra vírus e pragas. A liga é realizada uma vez, logo após o plantio dos arbustos em campo aberto. Alguns agricultores recomendam o amontoamento cuidadoso dos arbustos. O remendo não é realizado, uma vez que poucos brotos laterais são formados. Para melhor ventilação, você pode remover / arrancar as folhas inferiores dos arbustos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem alta imunidade a muitas doenças das culturas de erva-moura - verticillium, murcha de fusarium, podridão de raiz. O pico de amadurecimento das plantas coincide com o aumento da atividade da requeima, então você não deve se esquecer de cuidadosas medidas preventivas.
Os maiores inimigos da cultura são a invasão de pragas - pulgões, besouro da batata do Colorado e urso, que podem ser combatidos com preparações especiais e remédios populares. Pulverizar com inseticidas é muito eficaz contra invasões em massa de pragas.
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura de sementes de Gin não tolera flutuações de temperatura - uma queda brusca de temperatura, na qual as mudas podem até congelar. Além disso, o calor e a seca podem afetar a redução do número de ovários, portanto, é necessário controlar essas barreiras climáticas com irrigação adequada. Também é importante controlar a umidade porque a umidade excessiva pode reduzir o teor de açúcar dos tomates. A temperatura ideal do ar para o crescimento e frutificação do tomate Gin é considerada de +12 a +30.
Regiões em crescimento
A variedade é recomendada para cultivo em todas as zonas climáticas da Rússia. Além disso, os tomates são amplamente cultivados na Ucrânia e na Moldávia. Nas regiões do sul, os tomates são cultivados em terreno aberto e nas regiões temperadas e do norte - em estufas. Além disso, a cultura é muito popular entre os agricultores da Ásia e da Europa.
Visão geral da revisão
A variedade de frutos grandes, Gina, há muito tempo atraiu a atenção dos residentes de verão e fazendeiros que cultivam em escala industrial, por isso há muitas análises da planta. A maioria dos jardineiros caracteriza esta espécie como saborosa, suculenta, proporcionando colheitas abundantes. Muitos ficam satisfeitos com o fato de os arbustos não necessitarem de pinças e numerosas amarrações (apenas uma vez). Junto com as inúmeras vantagens da variedade, também existem algumas desvantagens. A desvantagem mais importante é considerada uma má qualidade de conservação.