- Autores: Kachainik V.G., Gulkin M.N., Karmanova O.A., Matyunina S.V.
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-117
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: 60-70
- Folhagem: fraco
O tomate Djalo Santa reúne muitas qualidades positivas muito valorizadas pelos jardineiros. Frutos grandes e suculentos agradam não só pelo sabor maravilhoso, mas também pela tecnologia agrícola simples e despretensiosa. Esta hortaliça é conhecida desde 2015, foi patenteada pelos representantes da empresa "Aelita", no mesmo ano foi incluída no Cadastro Estadual.
Descrição da variedade
Os arbustos são baixos e atingem apenas 60-70 centímetros. Folhagem é fraca. Os rebentos são cobertos por folhas verdes escuras de tamanho médio. A variedade é recomendada para cultivo em estufas de plástico ou em campo aberto. Recomenda-se que os tomates maduros sejam consumidos frescos. Devido ao seu tamanho compacto, os arbustos se sentirão bem quando cultivados em uma pequena estufa ou em uma pequena área.
As principais qualidades da fruta
Os tomates verdes são verdes com uma mancha verde brilhante no pedúnculo. À medida que amadurece, a cor muda para um amarelo rico. Os tamanhos são marcados como grandes, e no ganho de peso em torno de 120 gramas, algumas frutas podem crescer até 170 gramas. Forma - arredondado, ligeiramente achatado, com pequenas nervuras. O tipo de inflorescência é simples. O número médio de ninhos de sementes é 5. Uma polpa macia e macia está escondida sob a pele brilhante.
Características do sabor
Os frutos maduros apresentam excelentes características gustativas. Os frutos são doces e carnudos, suculentos por dentro.
Amadurecimento e frutificação
O tomate Djalo Santa é considerado meia temporada, e o período de maturação é de 110-117 dias.
Produção
A cultura vegetal é altamente produtiva. De um metro quadrado da parcela, são colhidos 6,5 a 7 quilos de vegetais. Esses altos resultados só podem ser alcançados com cultivo adequado e conformidade com todas as condições da tecnologia agrícola.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas deve ser feita cerca de 2 meses (50-60 dias) antes que as mudas sejam plantadas em campo aberto ou em estufa. As datas recomendadas são de 20 de março a 10 de abril. Para a germinação, escolha solo com aditivos orgânicos, como turfa, composto ou esterco.
Para evitar a colheita e não danificar as plantas jovens durante o transplante, você pode germinar a semente imediatamente em recipientes separados. Caso contrário, você precisará realizar o plantio assim que 1-2 folhas verdadeiras aparecerem na muda. Ao cultivar mudas, as sementes são aprofundadas no solo em 0,5 centímetros. As mudas devem receber luz suficiente, seja luz solar natural ou artificial.
A rega regular e moderada também é de grande importância. Os recipientes com mudas são irrigados apenas quando o solo seca. O excesso de umidade afetará negativamente a condição do sistema radicular. Curativos com nutrientes também são usados. As plantas são fertilizadas 2-3 vezes ao longo do período de crescimento usando fertilizantes complexos.
Para que as plantas jovens se adaptem rapidamente a um novo local, elas devem ser previamente endurecidas. Isso é feito cerca de 7 dias antes do plantio dos arbustos no solo. Assim, os tomates se acostumarão ao novo regime de temperatura e se desenvolverão plenamente.
Quanto ao plantio de plantas no solo, os fabricantes recomendam datas de 15 de maio a 5 de julho. As condições climáticas da região devem ser levadas em consideração. A área selecionada é pré-preparada. Deve ser limpo e desenterrado, removendo ervas daninhas. Durante o transplante, o pedaço de terra permanece intacto e cada planta é colocada em um buraco separado. Após o plantio, os arbustos são regados abundantemente.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Em um metro quadrado do local, você pode germinar de 4 a 5 arbustos. Deixe um espaço de 0,5 metros entre as plantas.
Crescendo e cuidando
Para uma variedade de alto rendimento, você precisa escolher o futuro local de cultivo correto. O tomate adora luz brilhante, mas suave e difusa. É aconselhável abandonar os canteiros à sombra, pois a falta de sol prejudica a qualidade e a quantidade da colheita. É importante que o local não esteja localizado em uma área baixa, o que pode causar umidade estagnada. A umidade provoca o desenvolvimento do fungo e, muitas vezes, também causa a morte da planta.
Para saturar o solo com substâncias úteis e oligoelementos, adubos verdes são semeados no local do futuro cultivo de tomates. Eles não apenas enriquecem o solo, mas também protegem as plantas da família Solanaceae de infecções e doenças.
Os tomates devem ser alimentados regularmente. A quantidade mínima de fertilização é de 2 vezes por temporada. Se possível, é aconselhável fazer formulações especiais 1-2 vezes por semana. Os fertilizantes complexos têm um efeito positivo na frutificação e no sabor dos vegetais.
Residentes de verão experientes são aconselhados a escolher uma alimentação complexa. A droga nitrophoska, rica em fósforo, nitrogênio e potássio, tornou-se amplamente difundida. Esses elementos são essenciais para o crescimento saudável do tomate. E você também pode usar matéria orgânica (cinzas, esterco de cavalo ou excrementos de pássaros).
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.