- Autores: L. A. Myazina
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para estufas
- Altura do arbusto, cm: 50-70
- Folhagem: médio
As variedades de tomate doce atraem muitos produtores. E se eles ainda são despretensiosos e resistentes a desastres climáticos, então esta é uma vantagem adicional. As variedades que vêm ganhando popularidade há muito tempo incluem o tomate Duchess, desenvolvido por L.A. Myazina.
Descrição da variedade
O híbrido Duchess está no registro estadual desde 2007. Este tomate é geralmente cultivado nas regiões do Extremo Oriente e Oeste da Sibéria. Arbustos determinantes, atingindo 50-70 centímetros de altura, crescem igualmente bem em estufas, sob um abrigo de filme, a céu aberto. Folhas pequenas verdes claras crescem nos arbustos em um volume médio.
As principais qualidades da fruta
Nos arbustos baixos de Duchesse, frutas vermelhas de tamanho médio amadurecem em uníssono - seu peso é de 45-50 gramas. Mesmo na forma verde, os frutos apresentam uma forma alongada em forma de pêra, bem como uma casca fina e lisa. As inflorescências da Duquesa são simples quanto à estrutura, há uma articulação na base.
Características do sabor
Duchesse tem um gosto incrivelmente doce. Isso fica claro até pelo nome da variedade. O gosto final é doce, com notas de caramelo. O índice de acidez é de 2,7% e a matéria seca de 5% do volume. A polpa do tomate é bastante densa, mas muito macia, com maior suculência.
Os frutos colhidos são adequados para quase todos os tipos de preparações culinárias. A única coisa que não terá sucesso é obter suco. Devido à densidade da polpa, esse processo será muito trabalhoso.
Amadurecimento e frutificação
Duquesa é geralmente considerada uma variedade de tomate no meio da temporada. Essas variedades amadurecem em 110-115 dias. A Duchesse é colhida no outono, de 10 de setembro a 1º de outubro.
Produção
Na maioria dos casos, 2,5-3,8 kg são removidos de 1 m2. Se falarmos de plantações mais extensas, serão obtidos 253-379 centners por hectare.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Para que as mudas estejam prontas para o transplante no momento certo, é necessário que sejam plantadas na hora certa. A semeadura costuma ser feita na primeira quinzena de março. Você também pode plantar diretamente no solo, então deve ser feito em 1-2 dez dias de abril.
Se recipientes para plantio já foram usados, eles devem ser desinfetados. Uma técnica eficaz é despejar água fervente e processá-la com uma solução de manganês. As sementes, se não preparadas pelo produtor, germinam e estimulam o crescimento. O plantio é feito em solo solto e com grande quantidade de húmus. Depois de colocados no solo, os grãos são borrifados e o celofane é esticado por cima.
O cuidado com as mudas é provavelmente o processo mais demorado no cultivo desta variedade. É necessário monitorar de perto a temperatura, a água e alimentar os brotos na hora certa. O mesmo é necessário no campo aberto, onde os brotos estão inicialmente cobertos.
Se fosse escolhido o método de cultivo de mudas em vasilhame, os arbustos deveriam ser transferidos para residência permanente na segunda quinzena de maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao determinar arbustos no solo, eles seguem um esquema de 0,4x0,7 m.
Crescendo e cuidando
Antes mesmo de plantar tomate, deve-se prestar atenção ao solo. Apesar de sua despretensão, a Duquesa só dará frutos doces se for plantada em solo fértil. A terra é cavada na baioneta de uma pá, o superfosfato é introduzido nela. A alta acidez é reduzida com cinza de madeira ou farinha de dolomita. O derramamento de solo com "Fitosporin" também será útil.
O pouso é feito em tempo nublado, sendo que cada buraco deve ser abundantemente umedecido. Os brotos são baixados em buracos, cobertos com terra seca. Não será necessário regá-los por uma semana e meia. Após este período, é feita a primeira irrigação e depois regada, dependendo das condições meteorológicas, mas pelo menos uma vez por semana. Água fria é contra-indicada para tomates.
Não há necessidade de amarrar as plantas, e essa é uma ótima notícia para quem não consegue ficar muito tempo nos canteiros. Alimentar é uma boa ideia, no entanto. No início da estação de cultivo, você precisará adicionar verbasco, fezes de aves diluídas em água ou infusões de ervas daninhas. Todos os fertilizantes são aplicados pelo método da raiz. À medida que os ovários se formam e depois as frutas, os tomates precisam de minerais. Esses curativos são vendidos de forma complexa em qualquer loja de jardinagem.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Duchess é resistente ao apodrecimento de frutas, Alternaria, TMV e muitas doenças bacterianas. Mas se você cuidar mal dos tomates e não realizar a prevenção de doenças, a variedade pode atingir o Fusarium. Essa doença ocorre com muita umidade, e se o verão for chuvoso e frio, então em quase 100% dos casos. Você pode se livrar do Fusarium com fungicidas, mas é melhor não permitir. Para fazer isso, você precisa plantar tomates de acordo com o esquema recomendado pelo criador, não os preencha e ventile em tempo hábil se os arbustos estiverem localizados em uma estufa. Plantar nos locais mais ensolarados também ajudará a reduzir o risco de fusarium.
Resistente a condições climáticas adversas
As plantas resistem bem a quase todos os desastres naturais. Portanto, eles não são prejudicados pelo frio ou calor de curto prazo. A variedade também é tolerante à seca. A única coisa de que ele tem medo é o excesso de umidade. Nesse caso, a cultura rapidamente se torna suscetível ao fungo.