- Autores: Tereshonkova T. A., Klimenko N. N., Kostenko A. N. (Agrofirma Poisk LLC)
- Ano de aprovação: 2009
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-95
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 120-150
Cultivar tomates deliciosos é o sonho de todo jardineiro, mas é muito difícil escolher o melhor entre os muitos tipos. Uma das variedades não caprichosas que cresce bem em campo aberto, em condições de estufa, bem como em uma varanda ou janela, é uma variedade de tomate precoce com o fabuloso nome de Thumbelina.
História de criação
A safra de beladona foi criada por um grupo de criadores domésticos (Kostenko, Klimenko e Tereshonkova) em 2008. A variedade faz parte do Cadastro Estadual e também foi aprovada para uso em 2009. A cultura é recomendada para cultivo em quase todas as regiões do país.
Descrição da variedade
Os tomates thumbelina são arbustos altos e indeterminados, que se estendem por 120-150 cm. A planta é caracterizada por um espessamento moderado, folhas grandes de cor verde rica, caules fortes, inflorescências simples e um sistema radicular poderoso. Uma cultura carpal é formada em 2-3 hastes, e também requer uma liga obrigatória para os suportes. A variedade não precisa ser beliscada.
As principais qualidades da fruta
Os minitotos, que crescem com belos cachos, chamam a atenção pelo tamanho diminuto - o peso médio de um tomate é de 15 a 25 gramas e uma cor laranja avermelhada uniforme. Na fase de maturação, os frutos apresentam-se com coloração verde. Um tomate arredondado apresenta uma pele densa e macia com um ligeiro brilho. É a densidade da casca que protege contra rachaduras e permite que a fruta seja armazenada por tempo suficiente sem perder o sabor.
Características do sabor
O sabor da fruta Thumbelina é incrível. O paladar apresenta agradável doçura e leve acidez, que se complementam perfeitamente com a suculência e carnosidade da polpa de tomate. Esta variedade é universal, por isso os tomates são usados frescos e enlatados. Especialmente os saborosos tomates cereja são frutas inteiras enlatadas.
Amadurecimento e frutificação
Os tomates thumbelina pertencem à primeira classe. Do momento em que aparecem os primeiros rebentos até ao período de degustação, decorrem apenas 90-95 dias. As datas de amadurecimento e frutificação podem mudar ligeiramente sob a influência das características climáticas da região de cultivo. O amadurecimento da fruta ocorre simultaneamente, então você pode colher tomates com pincéis inteiros, nos quais há até 15 tomates.
Produção
Os indicadores de rendimento dessa variedade são altos. Observando as regras da tecnologia agrícola, é possível colher de 1 m2 a 4,7 kg de frutas. Em média, um arbusto por estação de frutificação dá até 4 kg de tomates. A colheita atinge o pico em julho-agosto.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A semeadura das mudas é realizada 45-50 dias antes do esperado plantio dos arbustos em local de cultivo permanente. Via de regra, a semeadura é feita em meados de março. A semente deve ser desinfetada com solução de permanganato de potássio.
As sementes são semeadas em solo pré-preparado (areia, solo de jardim e turfa) em caixas. Para o surgimento precoce de brotos, você pode fornecer um efeito estufa usando vidro ou polietileno. Assim que os tiros aparecem, o filme / vidro é removido. As mudas devem crescer em uma sala quente com boa iluminação. Com o aparecimento de 2 a 3 folhas verdadeiras, realiza-se um mergulho em vasos separados.
O plantio de mudas em local permanente (campo aberto ou estufa) é realizado a partir de meados de maio, quando as geadas noturnas já passaram e a temperatura do ar está acima de 16-18 graus.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Em 1m2, é permitido plantar até 3-4 arbustos de mudas. O layout ideal para o plantio é de 70x60 cm.
Crescendo e cuidando
A safra de beladona é cultivada em solo fértil, solto e que respira bem. Assim que a bucha for esticada para 25-30 cm, é necessário realizar uma liga a um suporte pré-instalado. O cuidado complexo com as plantas consiste em regar, fertilizar, formar e amarrar arbustos, soltando o solo.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A planta apresenta alta resistência a doenças (alternárias, vírus do mosaico do tabaco, septórios, oídio), porém, medidas preventivas devem ser realizadas regularmente.
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura é despretensiosa, mas a variedade não resiste a mudanças bruscas de temperatura. Além disso, recomenda-se regular a umidade, cujo excesso pode levar à formação de numerosos enteados.
Regiões em crescimento
Em condições de estufa, os tomates Thumbelina podem crescer e dar boas colheitas em qualquer região da Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia.
Visão geral da revisão
Mini-tomates Thumbelina são um convidado frequente em varandas e em estufas de residentes de verão. A variedade é apreciada por sua despretensão, sabor e produção incríveis. Muitas donas de casa se encantam com a diminutividade do tomate, que possibilita a confecção de conservas de frutas inteiras.