- Autores: Agapov A.S., Alpatiev A.V., Skvortsova R.V., Gurkina L.K .; (FSBSI "Centro Científico Federal de Cultivo Vegetal", Nasrullaev Niyazi Mehieddin)
- Ano de aprovação: 1997
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 85-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Boa
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
Devido à sua despretensão, os tomates Dubrava são jocosamente chamados de "uma cultura para os preguiçosos". Os tomates não precisam de cuidados especiais, eles podem resistir a vários desastres naturais com relativa facilidade, não precisam ser amarrados e também um procedimento de beliscar bastante demorado. Ao mesmo tempo, a variedade é caracterizada por altos rendimentos. Este é exatamente o caso quando uma piada se justifica quase completamente na prática.
História de criação
A cultura Dubrava (Dubok) foi criada em 1993 no Centro Científico Federal para o Cultivo de Vegetais. O trabalho foi realizado por uma equipe de cientistas: A. Agapov, A. Alpatiev, R. Skvortsov, L. Gurkina. A variedade foi listada em 1997. Recomendado para o cultivo em solos abertos, mas também adequado para estufas. As áreas de cultivo preferidas são Central e Volgo-Vyatka. Também é plantada em outras regiões.
Descrição da variedade
Pela sua finalidade, trata-se de uma variedade comercial que não requer cuidados especiais. A cultura é de maturação precoce, determinante, proporcionando uma excelente colheita após 80-105 dias após a emergência dos primeiros rebentos. A floração secundária da cultura começa quase imediatamente após o aparecimento dos primeiros frutos.
Os arbustos são fortes, compactos, de espalhamento médio, baixos (40-60 cm). No caso de suplementos de nitrogênio abundantes, os arbustos chegam a esticar até 70 cm, mas isso acontece em detrimento da qualidade dos tomates. As folhas são pequenas, com configuração característica para a casta, ligeiramente onduladas, de cor verde claro. A educação dos enteados é moderada.
Entre as vantagens da variedade:
- maturação precoce;
- cuidado despretensioso;
- uniformidade de frutos em tamanho;
- consistência compactada;
- simultaneidade de maturação;
- excelente transportabilidade;
- não há necessidade de alfinetes e ligas;
- a capacidade de coletar seu próprio fundo de sementes.
Desvantagens:
- propriedades de sabor médias;
- grau médio de resistência a doenças e ataques de sabotagem;
- restrições regionais ao cultivo.
As principais qualidades da fruta
Os tomates são redondos, geralmente ligeiramente achatados, regulares ou com pequenas bordas. Peso do fruto - 53-110 g. Alguns espécimes podem ser maiores. O número de tomates em um pincel é de 5 a 6 unidades. A polpa é firme e com consistência média. Frutos de cor vermelha pronunciada.
Características do sabor
Os frutos têm sabor agridoce. Foi declarado equilibrado pelos originadores.
Amadurecimento e frutificação
Dubrava é uma variedade ultradeterminada. Em outras palavras, ele não pode ser fixado. O primeiro pincel germina após 6-7 folhas, e o próximo - após 1-2 folhas. Como a fruta é colhida antes do aparecimento da requeima, as medidas preventivas subsequentes são minimizadas. Para obter tomates de grande porte, a pinça é feita precocemente. A safra é colhida de 15 de julho a 20 de agosto.
Produção
A produtividade na região Central chega a 133-349 c / ha, na região do Volgo-Vyatka - 224-551 c / ha, e a maior - 551 c / ha (até 5,5 kg / m2).
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A relativa despretensão da cultura torna-o fácil de cuidar. A semeadura das mudas é realizada no período de 20 a 30 de março, e as mudas são plantadas no solo de 10 a 20 de maio. É aconselhável não hesitar em semear, plantando-as a uma profundidade de cerca de 2 cm.Mas não é recomendável plantá-los muito cedo, pois os brotos crescidos não só criam raízes mais fracas, mas também perdem produtividade. Nas regiões do sul do país, o cultivo de mudas não é obrigatório. A variedade se desenvolve bem em solos aquecidos até 15 graus.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Um esquema de plantio de safra típico é de 70 x 30-40 cm, a densidade é de 4-5 plantas por m2.
Crescendo e cuidando
A variedade apresenta frutificação abundante em solos arenosos e argilosos. Não vale a pena cultivar em um lugar por mais de 3 anos seguidos. As melhores opções de rotação de cultura são:
- abobrinha;
- repolho;
- salada;
- salsa;
- leguminosas;
- pepinos e cebolas.
Berinjela ou pimentão são opções ruins.
No decorrer do cultivo das mudas, é realizado um mergulho com duas folhas verdadeiras, o que contribui para o desenvolvimento de qualidade das raízes da cultura. Se as plantas são plantadas imediatamente em recipientes individuais, então elas funcionam sem mergulhar.
As mudas são endurecidas aproximadamente 7 dias antes do plantio no solo. Se você deseja plantar Dubrava em meados de maio, as plantas devem passar os primeiros 20-30 dias em estufas.
As mudas são alimentadas 2 vezes durante todo o período de crescimento. Ao mesmo tempo, fertilizantes complexos (Agricola) são usados. O primeiro groundbait é realizado 7 dias após o mergulho, e o segundo - na véspera do plantio em solo aberto.
A cultura é plantada em campo aberto após a ameaça de ondas de frio recorrentes passar e o solo aquecer até 15 ° C. A variedade necessita de rega regular e abundante. Após a irrigação, é imperativo soltar o solo para fornecer acesso de oxigênio às raízes das plantas. Para reduzir os custos de mão de obra, o solo próximo aos arbustos é coberto com húmus, grama cortada ou material não tecido escuro.
Em campo aberto, Dubrava é alimentado três vezes: no plantio, no início da floração em massa e no início da coloração dos frutos. A cultura aceita fósforo prontamente e requer nitrogênio em doses moderadas. Isso deve ser levado em consideração durante a alimentação, para não causar o crescimento excessivo de verduras em detrimento da formação de frutos. Em solos pobres, antes de plantar mudas nas covas, recomenda-se deitar um punhado de cinzas de madeira e também deitar 200 g de uma solução de excrementos de galinha podre.
O racionamento dos frutos da variedade é obrigatório, pois as escovas ficam desnecessariamente sobrecarregadas com frutas. No decorrer do racionamento, restam 5-6 dos maiores tomates e, portanto, seu peso é definido entre 90-110 g, sem alterar o nível de rendimento. É necessário regar a plantação, pois a camada superficial do solo seca. A rega é feita de manhã ou à noite: nesta altura, o calor não contribui para a formação de crosta no solo e os raios solares não queimam os arbustos após a irrigação.
Embora a variedade não exija amarração, especialmente para jardineiros que trabalham duro, notamos uma série de vantagens que este procedimento oferece para culturas de baixo crescimento:
- o processo de saída é simplificado;
- preserva-se o asseio dos frutos, evita-se sua deterioração, pois não há contato com o solo;
- quando amarrados, os arbustos ficam mais bem iluminados;
- a quebra dos caules é excluída com colheitas abundantes.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Tomate Dubrava mostra uma suscetibilidade média à requeima. No entanto, a doença raramente aparece, porque os frutos amadurecem precocemente. A resistência a outras doenças na cultura também está em um nível médio. Quando as escovas inferiores da planta estão localizadas em solo desprotegido (especialmente na estação chuvosa), pode aparecer podridão.
As medidas preventivas típicas são bastante eficazes contra ataques maliciosos. Em regiões de clima quente, quando a rotação de culturas é perturbada ou o plantio fechado de batatas, é extremamente difícil cultivar frutas sem danificar as plantas com o besouro da batata do Colorado.