- Autores: Kachainik V.G., Gulkin M.N., Karmanova O.A., Matyunina S.V. (Agrofirma Aelita LLC)
- Ano de aprovação: 2019
- Sinônimos de nomes: Drova
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para conservação de frutas inteiras, para cura e secagem, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 107-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
A variedade Drova é caracterizada pela alta produtividade, compactação dos arbustos e capacidade de crescer em casa no jardim. Esta cultura é pouco exigente para cuidar e produz tomates deliciosos, e as sementes se distinguem pela excelente germinação.
Descrição da variedade
A variedade pertence ao tipo determinante. Os arbustos são caracterizados por um pequeno número de folhas. Amadurecimento dos frutos é meio cedo. Os tomates têm a forma de pimentão. A altura das plantas não chega a mais de 40 cm.
O sistema radicular está pouco desenvolvido, portanto 5 litros são suficientes para regar um arbusto. O crescimento do tomate para após a formação de 3-4 cachos com botões. Além disso, o processo de derramar e amadurecer os frutos é ativado.
Tendo pousado em terreno aberto, a safra pode ser colhida após 90-110 dias. Você pode desfrutar de tomates maduros em junho. Recomenda-se a compra de material de plantio em supermercados especializados.
Os tomates maduros têm de 10 a 15 cm de comprimento; até 11 ovários do mesmo tamanho podem crescer em um cacho. O peso médio do fruto é de 70 gramas.
As principais qualidades da fruta
A casca da fruta é densa, durante o cultivo os tomates não racham e apresentam uma rica cor vermelha. Os tomates podem ser transportados sem deterioração da aparência.
Características do sabor
Devido à sua versatilidade, o tomate pode ser consumido sem tratamento térmico ou enrolado em potes para preservação. A polpa de tomate é caracterizada por suculência suficiente e friabilidade moderada. O sabor é doce, com presença de acidez.
Amadurecimento e frutificação
O amadurecimento dos frutos ocorre dentro de 3 a 3,5 meses após o surgimento dos brotos das mudas. Os tomates verdes podem ser colhidos de arbustos e armazenados em local fresco até a maturação completa. No entanto, outros residentes de verão decidem deixar os tomates amadurecerem nos galhos.
O início da frutificação ocorre geralmente em junho, e a maior parte da colheita cai na segunda quinzena de julho, quando os frutos amadurecem. Devido à compactação das plantas em uma área de 1 m2, 7 a 8 mudas podem ser plantadas.
Produção
Esta variedade se distingue por altas taxas de rendimento. Os arbustos são anões, mas de cada um deles você pode colher de 1 a 1,5 kg de deliciosos tomates. A maior parte da colheita pode ser obtida quando cultivada em estufas e canteiros.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O processo de plantio de plantas no solo consiste em etapas sucessivas.
Pegue recipientes para mudas e sementes de plantas no material de plantio.
Após atingir o tamanho desejado, é necessário dar um mergulho e plantar as mudas em recipientes separados.
Se as condições climáticas permitirem, você pode plantar mudas no solo ou na estufa.
Antes do plantio, as plantas dos canteiros devem ser desenterradas e fertilizantes aplicados no solo. Os orifícios devem ter aproximadamente 10 cm de profundidade.
Após o plantio das mudas no solo, é necessário regar os canteiros e cobri-los com papel-alumínio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A variedade Lenha é uma das mais antigas. A semeadura das mudas é realizada no início de março ou no final de fevereiro. Antes disso, você precisa preparar o solo adicionando composto e húmus ao solo do jardim na proporção de 2: 1: 1. Você pode comprar solo pronto em uma loja de ferragens.
Certifique-se de que as sementes são boas. Para isso, coloque-os em um recipiente em solução salina a 5% e remova os que surgiram.
Pré-mantenha as sementes em um estimulador de crescimento 3-4 horas antes de plantar no solo.
Leve os recipientes para o desembarque, despejando antecipadamente água fervente sobre as caixas.
Em seguida, coloque o solo em recipientes preparados, e plante as sementes até a profundidade de 1 cm, deixando um intervalo de 3 cm entre elas.Primeiro, a variedade é cultivada em casa de vegetação, colocando-a sob um filme com orifícios de ventilação.
A temperatura não deve cair abaixo de +24 graus. E também é necessário umedecer o solo abundantemente com um pulverizador. Depois que as filmagens apareceram, o filme não é mais necessário.
Após a formação de 2-3 folhas, as mudas devem ser movidas para vasos, e devem ser reduzidas à temperatura ambiente. Após 5-10 dias, você precisará aplicar um fertilizante mineral complexo.
Você pode cultivar tomates nas condições normais, 14 dias antes do transplante, você precisa endurecer as plantas, colocando-as a uma temperatura de +15 graus. A variedade é plantada no solo em intervalos de 30-40 cm entre as mudas e a uma distância entre linhas de 40-50 cm.
Regue os tomates uma ou duas vezes por semana. A introdução dos curativos deve ser realizada após o transplante das mudas, no processo de aparecimento de gomos e ovários, durante a frutificação.
É necessário cobrir o solo, soltar e remover ervas daninhas. A bucha deve ser amarrada, se necessário - com alfinetes.
Crescendo e cuidando
Ao cultivar uma variedade e cuidar de arbustos, é importante considerar as seguintes regras.
Regue e fertilize regularmente.
Ventile a estufa e evite doenças.
Belisque para colher mais safras.
Amarre as plantas a um suporte.
Para colher uma grande safra, medidas preventivas devem ser seguidas. É necessário ventilar a estufa, principalmente durante a seca e após a rega. É importante garantir que o solo não esteja muito molhado. Neste caso, deve-se observar a regularidade e intensidade da rega. Regue as plantas pela raiz à medida que o solo seca.
Os arbustos devem ser inspecionados para pragas regularmente. Se forem encontrados insetos, a planta deve ser tratada imediatamente com inseticidas.
Se a planta estiver infectada com uma doença fúngica, é necessário remover os brotos e as folhas afetadas pela requeima. Também é recomendável cortar a linha inferior de folhas para manter o crescimento da planta.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade é resistente a muitas doenças da erva-moura, incluindo a requeima, o que não é terrível para a planta devido ao amadurecimento precoce. Isso se manifesta no aparecimento de manchas marrons.
A macrosporíase também pode levar à morte da planta. Se tais sinais forem encontrados, é necessário tratar os arbustos com oxicloreto de cobre. Com a antracnose no tomate, inicia-se o murchamento das folhas e o escurecimento dos frutos, que podem ser eliminados com a ajuda de Flint ou Strobi.
No entanto, não vale a pena eliminar completamente a ameaça de uma doença infecciosa. Para isso, é recomendável tratar os arbustos com fungicida alguns dias antes de transferir as mudas.
Devido ao formato alongado do fruto, pode surgir podridão apical, o que indica falta de cálcio. Para desinfetar o solo das larvas de pragas, o solo deve ser tratado com uma solução fraca de permanganato de potássio.