- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: para enlatamento de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Alto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 60-70
- Cor de fruta verde: verde claro, listras longitudinais raras são coloridas de verde escuro
Muitos residentes de verão querem diversificar sua colheita com colheitas interessantes. O tomate Don Juan, pela sua cor invulgar e boa produção, apaixonou-se por muitos jardineiros.
Descrição da variedade
Don Juan é uma colheita determinante. O arbusto tem crescimento limitado. A altura máxima da planta é de 70 cm.
O caule é forte e espesso, bem desenvolvido. A copa é compacta e os ramos crescem retos. É preciso estar atento aos enteados, se necessário, retirar os desnecessários. Embora o arbusto não seja alto, ainda é recomendável amarrá-lo. Os frutos ficam grandes e sob seu peso o caule pode começar a inclinar-se para o chão.
As folhas são grandes, de um verde profundo e fosco. Ligeira pubescência está presente em ambos os lados. A placa possui seções medianas e também veias. Os entalhes ao longo das bordas não são pronunciados. As folhas podem enrolar por causa da seca ou do sol forte.
A primeira inflorescência será formada na altura de 7 folhas, as subsequentes - a cada 1-2. 4-5 bagas amadurecem em um pincel.
Aspectos positivos da variedade:
compactação de arbustos;
produção;
aparência interessante da fruta;
qualidades de sabor;
alta portabilidade;
prazo de validade longo;
facilidade de atendimento;
Desvantagens:
intolerância a temperaturas extremas e geadas;
beliscar.
As principais qualidades da fruta
Frutos arredondados, semelhantes a ameixas, ligeiramente alongados, com um nariz saliente imperceptível. O peso do tomate é de 70-80 g. A cor dos tomates é única; os frutos maduros são dominados por uma cor carmesim brilhante com finas listras amarelas, enquanto os frutos verdes são verdes claros com veios verdes escuros finos.
A casca é lisa, embora algumas frutas possam apresentar leve nervuras. A pele é firme e não racha. A polpa é suculenta, macia e carnuda. Existem 1-2 câmaras de sementes. As sementes são pequenas neles.
Por tipo, os tomates são universais. Eles podem ser comidos frescos. Indicado para conservar com frutas inteiras, bem como para secar, molhos e sucos.
Características do sabor
Don Juan tem um sabor agridoce.
Amadurecimento e frutificação
Don Juan é uma cultura de amadurecimento precoce. Em média, a fruta amadurece por 95-100 dias. Você pode colher em julho.
Produção
A variedade subdimensionada tem um desempenho muito bom. De um arbusto são retirados 6,5 a 8 kg.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Caixas de mudas são preparadas para a semeadura. Neles, os buracos são preparados com uma profundidade de 2 cm e abundantemente derramados com água.
Todas as sementes são embebidas em água decantada descongelada. Em seguida, ele é tratado com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Após a semeadura, o solo é umedecido novamente, e a caixa é coberta com papel alumínio e removida para o parapeito da janela. As sementes eclodirão em uma semana. O filme pode então ser removido.
A rega dos arbustos em formação deve ser feita com um borrifador assim que o solo começar a secar. Todos os fertilizantes são aplicados na forma líquida na raiz. Você precisa mergulhar se o arbusto tiver 2 folhas fortes.
A temperatura média da sala é de +20 graus. Vale lembrar que é necessário proteger as mudas imaturas da exposição prolongada ao sol. Caso contrário, as folhas começarão a enrolar ou até mesmo queimar.
No início de maio, as mudas são levadas ao ar livre para aclimatação por uma hora, depois o tempo é aumentado gradativamente. Vale a pena plantar arbustos no solo 50-55 dias após a semeadura ou nas primeiras semanas de junho. Como a variedade não é resistente à geada, o solo precisa ser aquecido e aquecido, o que significa que a temperatura média do ar deve ser de +16 graus. As datas de plantio podem variar de acordo com a região de cultivo, bem como com as condições climáticas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Antes do plantio das mudas, a área selecionada é desenterrada. Na véspera do plantio, são feitos buracos de 15 cm de profundidade e o solo é abundantemente umedecido. O nitrato de amônio ou nitroammophoska é colocado no fundo da fossa para estimular o crescimento e para melhor adaptação.
O esquema de plantio para arbustos deve ser de 40x60 cm com densidade de 2 arbustos por 1 m2. Isso é necessário para que os ramos não se entrelacem, haja bons acessos para fertilização e colheita. Este esquema é bom porque os arbustos não projetam sombras uns sobre os outros. Isso significa que todos terão luz do sol suficiente ao máximo.
Crescendo e cuidando
O tomate Don Juan é despretensioso no cuidado, mas para uma boa colheita e saúde dos arbustos, algumas regras devem ser seguidas.
A variedade não gosta de geadas. Se, após o plantio no solo, a temperatura cair para +10 graus e abaixo, os arbustos devem ser cobertos. Caso contrário, eles congelarão e começarão a doer.
A altura das estacas às quais serão amarradas as hastes deve ser de 0,8-0,9 m.
Vale a pena fazer um cronograma de rega. É melhor escolher o entardecer, quando o sol não está mais na fase ativa e não vai queimar as folhas. A água deve ser morna e limpa. Regue os arbustos estritamente pela raiz.
O enfeite superior desempenha um papel importante. Durante a temporada, os tomates são fertilizados de 4 a 6 vezes. Os principais minerais são o nitrogênio, responsável pela coloração do verde. O potássio é necessário para a formação de botões, frutos. Além disso, fertilizado com flúor e fósforo, sulfato de magnésio. De matéria orgânica - iodo, soro de leite, solução à base de fermento, cinzas de madeira.
É necessário remover ervas daninhas e soltar os arbustos a cada 2 semanas. A remoção de ervas daninhas ajudará os arbustos a crescerem normalmente e a obter todos os oligoelementos benéficos, e o afrouxamento saturará as raízes com oxigênio.
A paixão deve ser realizada conforme necessário. Vale a pena prestar atenção nas folhas. Por serem grandes, podem lançar uma sombra sobre os frutos. Portanto, eles também precisam ser removidos.
O solo ao redor dos arbustos pode ser coberto com serragem ou palha de feno. Isso ajudará a distribuir a umidade de maneira adequada e a hidratar o solo em dias particularmente quentes.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Don Juan é imune à requeima, mas é suscetível à podridão cinzenta se os enteados não forem removidos. A doença também se manifesta com rega excessiva. Se aparecer podridão cinza nos arbustos, eles devem ser tratados imediatamente com água e sabão.
Entre os insetos que mais frequentemente atacam os tomates, destacam-se os seguintes:
Besouro do Colorado;
pulgão;
ácaro-aranha.
É necessário usar produtos químicos especiais contra pragas. É importante ler atentamente as instruções para que os produtos químicos não afetem a qualidade da fruta.