- Autores: Zhidkova V.A., Mikhed V.S., Altukhov Yu.P.
- Ano de aprovação: 1996
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 101-122
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: 55-70
- Ramificação: médio
A variedade de tomate de Dean pode ser usada fresca, para decapagem. É permitido cultivá-lo em pequenos jardins, mas também é freqüentemente usado em grandes fazendas.
Descrição da variedade
Dina pertence a variedades precoces médias, a variedade é ramificada média. A altura de uma planta adulta é de cerca de 55-70 centímetros. As lâminas das folhas dos arbustos são de tamanho médio, de cor verde claro. Eles têm um pedúnculo com uma articulação.
As principais qualidades da fruta
Esses tomates têm uma forma arredondada simples. Sua cor é laranja. A superfície dos frutos maduros é lisa. O número de ninhos é 4-5. O peso de um vegetal pode chegar a 100-130 gramas.
A polpa de cada fruta é bastante carnuda. Todos eles são considerados de sementes pequenas. Além disso, os tomates maduros têm alto teor de caroteno.
Características do sabor
Os vegetais maduros têm características de alto sabor. São adequados para salgar, bem como para preparar vários pratos frescos, incluindo saladas.
Amadurecimento e frutificação
O tomate de Dean é uma variedade meio precoce. Os tempos de amadurecimento variam de 100 a 122 dias. Em condições favoráveis, sem temperaturas extremas e fortes chuvas frias, assim como no cultivo de hortaliças em estufas, o processo de frutificação e maturação é mais rápido.
Produção
A variedade de tomate Dina apresenta alto rendimento. De um arbusto saudável, você pode obter 3-4,5 kg de vegetais maduros. Mas deve-se lembrar que a composição e tipo de solo, a quantidade e oportunidade de irrigação, o uso de fertilizantes adequados, a implementação de medidas preventivas contra doenças e pragas, bem como a região de cultivo, têm grande influência na produção.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas deve ser feita cerca de 55-60 dias antes do plantio em solo aberto. Deve-se notar que tais mudas criam raízes com bastante facilidade e rapidez e quase não adoecem. Como regra, as plantas são plantadas em terreno aberto após o fim da geada no final da primavera.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para o plantio no solo, apenas mudas fortes e saudáveis devem ser selecionadas. Para eles, é melhor escolher um local do local que seja bem iluminado pelo sol e também seja protegido dos ventos.
O solo deve ser arenoso ou argiloso. Deve-se deixar uma distância de cerca de 70 centímetros entre as fileiras com mudas. Uma distância de cerca de 40-50 centímetros é feita entre os próprios arbustos.
O solo deve ser suficientemente solto. O afrouxamento deve ser feito a cada 3 ou 4 dias. Nesse caso, a profundidade não deve ultrapassar 10 cm, para não prejudicar o sistema radicular das plantas jovens.
Crescendo e cuidando
No processo de cultivo desses tomates, toda a vegetação prejudicial com ervas daninhas deve ser removida em tempo hábil. E também precisará aplicar regularmente fertilizantes minerais especiais no solo.
É importante irrigar periodicamente. Nos períodos de chuva, o número de tais procedimentos deve ser reduzido, pois o encharcamento do solo pode levar ao aparecimento e desenvolvimento de várias doenças, infecções fúngicas. Não se esqueça de capinar e soltar o solo.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Os tomates de Dean freqüentemente sofrem de requeima, bem como de podridão apical aquosa. No primeiro caso, manchas marrons aparecerão nas folhas dos arbustos. Com o tempo, começam a se transferir gradativamente para os frutos, o que provoca ainda mais sua deformação, apodrecimento.
Para curar a requeima do tomate, você pode usar o líquido Bordeaux, bem como preparações especiais ("Quadris", "Fitosporin"). Quando afetada pela podridão aquosa, a polpa do fruto começa a apodrecer, formando uma substância aquosa. Para curar a vegetação, é necessário remover imediatamente todas as partes danificadas, e também fazer o tratamento com agentes inseticidas fortes.
Quando as plantas são afetadas pela podridão apical, pequenas manchas escuras aparecem na parte superior dos vegetais. Com o tempo, eles começam a pressionar dentro da fruta, a fruta fica completamente seca e um tanto dura. Nesse caso, o nitrato de cálcio pode ajudar.
Às vezes, os tomates de Dean também são afetados por vários insetos, incluindo besouros, carrapatos e pulgões. Para se livrar dessas pragas, você pode usar preparações especiais (Proteus, Confidor).
Para prevenir o aparecimento de várias doenças em tal cultura, é necessário realizar medidas preventivas em tempo hábil. Freqüentemente, os tomates são tratados com vários remédios populares preparados em casa, eles também usam preparações prontas para profilaxia, monitoram a umidade do solo e o estado geral dos arbustos.