- Sinônimos de nomes: Dwarf Wild Fred, Dwarf Wild Fred
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 50-70
- Sai: enrugado
- Cor de fruta madura: chocolate roxo
Variedades de tomate de baixo crescimento são especialmente apreciadas pelos jardineiros, porque podem ser cultivadas em espaços confinados. Wild Fred é sinônimo de Dwarf. Wild Fred é um brilhante representante de uma linha de muito sucesso de tomates anões de criadores dos Estados Unidos.
História de criação
A variedade foi introduzida para venda e melhoramento em 2010 pela American Tomato Growers Supply Company. Ele apareceu como resultado do cruzamento entre New Big Dwarf e Carbon. O criador Bruce Bradshaw trabalhou na criação. Devido às peculiaridades da cor, a variedade entrou na família com o nome Sleazy (descuidado). A novidade faz parte de um grande projeto de tomate anão para criar variedades de tomate anão de alto rendimento e sustentáveis.
Os autores do projeto, Craig LeHullier (EUA) e Patrina Nuske-Small (Austrália), idealizaram-no, percebendo a limitação dos consumidores na escolha de variedades compactas de tomates para pequenos lotes, para cultivo em varandas e em vasos. Para as primeiras variedades, foram tomados os nomes dos anões da famosa "Branca de Neve". Em 2019, a coleção de tomates-anões consistia em mais de 100 itens.
Ao nomear uma das linhagens de Dwarf Wild Fred, Craig LeHullier prestou homenagem a seu pai, que o inspirou a cultivar plantas quando criança.
Descrição da variedade
Wild Fred é uma variedade anã versátil, produtiva, de meia temporada, com arbusto de crescimento determinado e frutas doces de tamanho médio e cor vermelho-chocolate com um subtom roxo. O arbusto forma 1-2 hastes com folhas enrugadas que lembram folhas de batata.
As principais qualidades da fruta
Os tomates Wild Fred têm um formato achatado e redondo e uma incrível cor bicolor. À medida que amadurece, os tons mudam de rosa escuro para marrom-violeta, e uma "coroa" verde escura é formada perto do caule. O peso do fruto varia de 80 a 200 g (raramente até 300 g), o peso médio é de 150 g.
Em um corte de tomate, paredes bastante grossas, um pequeno número de sementes e uma polpa bonita, suculenta e oleosa são visíveis.
A transportabilidade e a manutenção da qualidade dos frutos maduros são baixas. Esta não é a variedade mais adequada para conservar e conservar tomates inteiros.
Características do sabor
Os frutos distinguem-se pelo aroma forte e agradável e pelo sabor harmonioso: doce com ligeiro azedume. Wild Fred é usado para fazer molhos, lecho, ketchup, suco, mas o sabor é mais vividamente revelado quando fresco: em fatias de vegetais e saladas.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade de meia estação produz em 110-125 dias a partir da germinação. A planta forma um arbusto forte, espalhado e subdimensionado (50-70 cm), no qual cerca de 6-7 cachos com 3-6 tomates em cada um são formados. A colheita de frutas geralmente ocorre em meados de agosto.
Produção
Um dos principais objetivos do projeto Tomates-Gnomos era criar variedades de baixo crescimento, mas altamente produtivas. O rendimento dessa variedade é alto. Até 12-15 kg são colhidos em uma área de 1m².
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Semear as sementes do Wild Fred é feito cerca de 2 meses antes do plantio no solo.No final de fevereiro - início de março, as sementes são colocadas em um recipiente comum, pequenas xícaras ou germinadas em tabletes de coco ou turfa. Quando 2-4 folhas aparecem, as plantas são mergulhadas em recipientes separados ou transplantadas para vasos grandes.
Recomenda-se o cultivo de mudas de tomate com boa iluminação e endurecimento, "acostumando-se" ao sol e às mudanças de temperatura, embora mesmo com iluminação insuficiente esta variedade não se estique. Em terreno aberto, as mudas são plantadas em maio (em estufa, em varanda - no final de abril), quando já passou o perigo de volta das geadas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para evitar o espessamento, é recomendável plantar de 4 a 5 arbustos por 1 m² para esta variedade.
Crescendo e cuidando
Wild Fred é amado por sua incrível despretensão: até um jardineiro inexperiente pode cultivá-lo. É melhor não superalimentar o solo sob as mudas: você pode adicionar cinzas e fertilizantes minerais complexos.
Os arbustos praticamente não formam enteados, também não é necessário amarrá-los. Se desejar, se as escovas estiverem fortemente inclinadas para o solo, pode-se colocar uma fibra agrícola preta sobre a qual os tomates vão amadurecer.
A planta pode resistir às mudanças climáticas e ao calor do verão. Wild Fred irá deliciá-lo com boa saúde mesmo na ausência de regas regulares, adequado para os residentes de verão que apenas visitam o seu jardim.
A variedade não possui zoneamento estrito, tem bom crescimento e frutificação em várias regiões: na região de Moscou, Território Krasnodar, além dos Urais.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Os produtores de tomate gnomo conseguiram reduzir a suscetibilidade dessas variedades compactas a doenças e pragas comuns do tomate.
As atividades agrícolas habituais: desinfecção e desagregação do solo, sacha, tratamento preventivo com fungicidas e preparações naturais vão ajudar a proteger esta magnífica variedade, e com gratidão ela apresentará uma colheita saborosa e abundante.