- Autores: Guseva L.I., Nikulaesh M.D., Kachainik V.G., Sadykina E.I., Agrofirma Aelita LLC
- Ano de aprovação: 1999
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 150-200
Os amantes do tomate que vivem nas latitudes médias e norte, devido às condições climáticas, têm necessidades especiais para uma ou outra variedade destes frutos. Basicamente, trata-se de um rápido amadurecimento dos frutos, alto rendimento e adaptabilidade às diversas condições climáticas. Os tomates da variedade Wild Rose, além das qualidades acima, também têm um sabor invulgarmente doce. Além disso, são adequados para o cultivo tanto em estufas como em campo aberto. Hoje, a Wild Rose é uma das variedades de tomate mais populares, adequadas para cultivo em climas temperados e frios.
História de criação
Esta variedade foi criada por uma equipe de criadores de Moscou da OOO Agrofirma Aelita, que incluía L. I. Guseva, M. D. Nikulaesh, V. G. Kachainik e E. I. Sadykina. Por 2 anos, a planta foi submetida a uma série de verificações, como resultado das quais a variedade de tomate Wild Rose foi oficialmente adicionada ao Registro Estadual em 1999.
Descrição da variedade
A rosa selvagem tem uma série de vantagens:
- maturidade precoce;
- alta produtividade;
- a possibilidade de utilizar sementes de um fruto maduro para o plantio na próxima safra;
- boa imunidade;
- resistência a várias condições climáticas;
- a possibilidade de crescer tanto em estufa coberta e sem aquecimento quanto em campo aberto.
As desvantagens da variedade são:
- uso limitado na culinária;
- a necessidade de uma liga arbustiva, sua formação e pinçamento;
- tipo de frutos maduros não comercializáveis (diferença de tamanho);
- dificuldades com transporte de longa distância.
A rosa selvagem é uma variedade indeterminada. O arbusto é alto, pode atingir os 150-200 cm, a folhagem é abundante, as folhas são grandes, ordinárias, pecioladas, ligeiramente onduladas, de cor esmeralda. A inflorescência é simples. Os primeiros pincéis são colocados sobre a 9ª folha, os próximos - após 1-2 folhas. Cada inflorescência contém cerca de 3-4 ovários. O pedúnculo é articulado, o local de fixação ao tomate não é largo.
As principais qualidades da fruta
Os frutos desta casta têm forma arredondada, ligeiramente nervurada, a superfície é lisa e elástica. A fruta verde é verde com uma mancha escura perto do pedúnculo, enquanto a fruta madura é rosa ou carmesim. O fruto maduro é grande, sua massa varia de 300 a 350 g, às vezes os frutos são mais pesados (nas escovas inferiores).
Existem mais de 5 ninhos de sementes dentro das bagas. 3-4 frutas podem amadurecer por um lado. A polpa não é aquosa, carnuda, açucarada na hora, sem vazios, a pele é macia e fina. A fruta é rica em açúcar: 100 g de polpa podem conter até 3,7% de açúcares.
Características do sabor
O sabor do tomate é doce, há uma ligeira acidez. São recomendados para uso em saladas, bem como na preparação de sucos e molhos.
Amadurecimento e frutificação
Esta é uma variedade precoce - o período de maturação varia de 105 a 115 dias. Colhida do final de julho ao final de agosto.
Produção
O índice de rendimento da Rosa Silvestre é alto: até 6 kg / m 2. O volume da safra depende das condições climáticas, da regularidade da irrigação e da disponibilidade de fertilizantes.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Recomenda-se que a semeadura de mudas seja realizada em 10–20 de março e plantada no solo - em 10–20 de maio. Para terreno aberto, devem ser utilizadas mudas mais maduras, pois são resistentes a possíveis geadas repetidas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Antes da semeadura, as sementes devem ser tratadas com permanganato de potássio e lavadas em água morna. Em seguida, eles são semeados em pequenas covas e polvilhados com turfa no topo. O recipiente com as mudas deve ser coberto com papel alumínio e colocado em local aquecido.
Após cerca de 2 meses, quando 2 folhas verdadeiras aparecem, as mudas são transplantadas para uma estufa interna de folha metálica ou em terreno aberto. O solo deve ser leve e fértil - solo de grama ou jardim, misturado com húmus com adição de cinza ou fertilizante especial, é perfeito. As plantas são plantadas a uma distância de 60 cm umas das outras e processadas pela "Epin".
Crescendo e cuidando
Para obter uma colheita precoce, os arbustos devem ser formados em 1 caule, removendo todos os enteados nele. Se a planta for plantada em áreas quentes sem precipitação, ela pode ser formada em 2 hastes. Nesse caso, o enteado, que cresceu no seio acima do primeiro cacho de fruta, não precisa ser removido.
Uma característica dessa variedade é o crescimento ilimitado de brotos. Portanto, o jardineiro decide por si mesmo até que altura o arbusto deve crescer. Em qualquer caso, esta variedade deve ser amarrada a suportes verticais e grades.
A rega dos arbustos deve ser realizada 1-2 vezes a cada 7 dias com água morna, dependendo do clima, no caso de cultivo em campo aberto, ou do estado do solo, no caso de cultivo em estufa coberta. Para aumentar o percentual de rendimento, as plantas podem ser fertilizadas com vários curativos, por exemplo, o medicamento “Gumat-super”. A primeira alimentação deve ser realizada no máximo 1 semana após o transplante para o solo. A fertilização subsequente do solo deve ser realizada regularmente uma vez a cada 10 dias. Também é necessário remover ervas daninhas e tratar os arbustos com preparações contendo cobre.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Wild Rose não tem medo do vírus do mosaico do tabaco e de várias infecções fúngicas, porém, para prevenir as plantas, elas devem ser regularmente examinadas e fertilizadas com meios especiais. Além disso, é recomendável trocar a camada superficial do solo na estufa a cada ano.
Resistente a condições climáticas adversas
A planta não tem medo de altas temperaturas, é resistente ao excesso de sulfato, cloreto, carbonato de sódio e outros sais no solo, à alta umidade do solo, mas é suscetível a ondas de frio repentinas e precipitações prolongadas.
Regiões em crescimento
De acordo com o Register, a variedade de tomate Wild Rose é adequada para cultivo nas regiões Norte, Médio Volga, Noroeste, Nizhnevolzhsky, Central, Volgo-Vyatka, Cáucaso do Norte, Ural, Sibéria Ocidental, Sibéria Oriental e Extremo Oriente. como na área da Terra Negra Central.
Visão geral da revisão
Muitos jardineiros estão felizes por terem escolhido os tomates Wild Rose. Os compradores observam o seu amadurecimento precoce, a doçura e a carnosidade das frutas maduras, bem como seu grande peso: para alguns horticultores, chega a 0,5 kg, às vezes 1 kg. A melhor colheita em quantidade e qualidade dos bagos foi obtida em arbustos que cresceram em campo aberto. Além disso, muitos produtores de hortaliças apontam para a preservação de todas as qualidades dessa variedade nas sementes que coletaram de tomates maduros demais. Assim, a cada safra eles economizavam na compra de novas sementes.