- Autores: Sakata Vegetables Europe S.A.S., Japão
- Ano de aprovação: 2008
- Sinônimos de nomes: Diabólico
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-120
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: transportável
Os tomates são cultivados em quase todos os lotes domésticos. Fãs de variedades híbridas que oferecem grande produção e são completamente despretensiosos no cuidado devem começar a cultivar tomates Diabólicos, criados no Japão.
História de criação da variedade
A safra de beladona com o nome exótico de Diabolic foi desenvolvida por um grupo de criadores japoneses representando Sakata nos anos 2000. A variedade foi inscrita no registro estadual da Federação Russa e também aprovada para uso em 2008. A cultura é zoneada para cultivo na região do Cáucaso do Norte, mas hoje os tomates diabólicos crescem com sucesso em diferentes zonas climáticas.
Descrição da variedade
A colheita da semente é um arbusto determinante, de tamanho médio, com uma altura de 140-160 cm. Os arbustos têm caules poderosos, sistema radicular forte, grande espessamento da folhagem verde e inflorescências complexas de tipo complexo, na forma de uma escova, onde cerca de 10 tomates podem se formar. Os especialistas recomendam a formação obrigatória de arbustos em 2-3 hastes e uma liga para os suportes. A planta não necessita ser pinçada, pois não se caracteriza pelo aparecimento de grande número de enteados.
As principais qualidades da fruta
Os tomates diabólicos crescem até o tamanho médio - 62-110 gramas. A forma dos frutos é incomum - elíptica (tipo ameixa), e a cor clássica é o vermelho vivo. Em estado de imaturidade, os bagos são de cor verde claro.
A casca do tomate é idealmente lisa, brilhante, de alta densidade, portanto, os frutos toleram bem o transporte, mantendo a sua apresentação, e também se distinguem pela qualidade de conservação a longo prazo desde que observadas as condições de armazenamento. Graças à sua pele densa, os tomates não são propensos a rachar. Em alguns casos, os tomates têm o formato de pimenta.
Características do sabor
A palatabilidade da fruta é alta. A polpa dos bagos, de cor rosa escura, é carnuda, de densidade moderada, sumarenta e aromática. O sabor é doce, mas alguns jardineiros carecem de doçura neles.
Além disso, praticamente não há sementes na polpa. A variedade tem finalidade de salada, porém, frutas em conserva e desidratadas também têm alto sabor.
Amadurecimento e frutificação
Diabólico é um tipo de tomate no meio da temporada. Levará 100-120 dias para crescer (da primeira germinação até a colheita). A fase de frutificação ativa é um tanto prolongada, o que permite desfrutar de tomates frescos por um longo período.
Produção
Os rendimentos da variedade híbrida são impressionantes. Se todas as regras da tecnologia agrícola forem observadas, os agricultores coletam 256-296 quintais de tomates em 1 hectare. O amadurecimento das bagas ocorre gradualmente. No final da safra, a colheita é possível na fase de maturação marrom, uma vez que os tomates amadurecem bem em ambientes fechados.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Você pode semear sementes para mudas em março. A semente deve ser verificada quanto à adequação e também desinfetada com uma solução de permanganato de potássio.Recomenda-se o cultivo de mudas em uma sala com temperatura de + 20-22 graus, onde há muita luz. Os primeiros brotos geralmente aparecem após 7 a 10 dias.
O mergulho (plantio em vasos separados) de arbustos é realizado na fase de aparecimento de 2-3 folhas verdadeiras. Alguns especialistas aconselham, 2 semanas antes do plantio em terreno aberto, endurecer os arbustos arejando-os ao ar livre.
O desembarque é realizado em maio. Neste caso, as geadas noturnas devem estar por trás, e o solo e o ar devem ser suficientemente aquecidos.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio recomendado é considerado 40x60 cm, podendo ser plantados até 4 a 5 arbustos de mudas por 1 m2, o que criará as condições mais favoráveis para o crescimento e cuidado da planta.
Crescendo e cuidando
Para cultivar plantas, você precisa selecionar uma área bem iluminada, previamente limpa de ervas daninhas e detritos. O solo precisa ser escavado para melhorar a permeabilidade ao ar, aplicar fertilizantes minerais e orgânicos e umedecer.
O cuidado com a variedade diabólica híbrida consiste nas seguintes atividades:
- regar com água sedimentada (a água não deve cair sobre os verdes dos arbustos);
- alimentação de acordo com um esquema especial (antes e depois da floração, bem como durante o período de verter as bagas);
- modelagem e liga;
- afofamento do solo;
- prevenção de doença.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Este tipo híbrido de tomate é famoso por sua alta resistência a muitas doenças - verticillium, murcha de fusarium, nematóide de raiz, folha cinza e mancha bacteriana, phomopsis. A pulverização especial ajudará a proteger contra a invasão de pragas, o que não deve ser negligenciado. Controlar o nível de umidade do solo ajudará a proteger os arbustos da requeima.
Resistente a condições climáticas adversas
Uma grande vantagem da variedade é sua alta resistência a muitas condições climáticas desfavoráveis - oscilações bruscas de temperatura, calor excessivo e seca. Os tomates se desenvolvem igualmente bem e formam frutos em todas as condições climáticas.
Regiões em crescimento
Nas regiões do sul da Rússia, os tomates diabólicos são cultivados em campo aberto, e nas regiões do norte - em estufas. Nos últimos anos, a variedade tem crescido com sucesso na Ucrânia.
Visão geral da revisão
O tomate diabólico é cultivado em massa por agricultores e agricultores em escala industrial, uma vez que a variedade oferece altos rendimentos, não requer regras especiais de tecnologia agrícola e tolera transporte e armazenamento de longo prazo. Das deficiências, os jardineiros indicam apenas que a variedade é exigente quanto ao local de cultivo, que deve ser abundantemente iluminado pelo sol.