- Autores: Kashnova E.V., Vysochin V.G., Andreeva N.N.
- Ano de aprovação: 2001
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 101-109
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Marketability: Alto
- Rendimento de fruta comercializável,%: até 98%
Os verdadeiros amantes do tomate, reabastecendo cuidadosamente suas coleções, monitorando cuidadosamente o surgimento de novos produtos interessantes, provavelmente estão cientes da popularidade cada vez maior das variedades siberianas. A variedade determinante Demidov se distingue por sua incrível despretensão e força de adaptação a qualquer condição. Sua principal característica é a capacidade de crescer sem sementes, mesmo nas condições do Sudoeste da Sibéria. Semeado com sementes em campo aberto, Demidov começa a dar frutos mais tarde, mas consegue dar uma colheita completa de frutos bastante grandes e saborosos com um alto rendimento comercial - até 98%. Os tomates devem ser consumidos frescos, mas também fazem deliciosos sucos e molhos.
História de criação
Os criadores da variedade são E. V. Kashnova, V. G. Vysochin, N. N. Andreeva. O ano de registro no Registro Estadual de Conquistas Reprodutoras é 2001.
Descrição da variedade
Arbustos padrão baixos, mas poderosos, com 60-64 cm de altura, têm uma orientação vertical e ramificações fracas. Ao mesmo tempo, os brotos são cobertos por folhagem verde-escura de tamanho médio, semelhante em aparência a uma batata, e todo o arbusto se assemelha a uma batata. O tomate floresce com flores amarelas comuns, coletadas em inflorescências simples. A primeira é formada acima de 6 a 7 folhas, as subsequentes se alternam em 1 a 2 estacas. Os tomates são presos a um talo articulado.
Prós do tomate siberiano:
resistência e despretensão;
forte imunidade, boa manutenção de qualidade;
amadurecimento e transportabilidade;
o tomate transmite todas as qualidades de suas sementes, o que permite que você obtenha suas próprias sementes;
não há necessidade de apertar e amarrar, além de excelentes características de sabor.
Contras da variedade:
a falta de umidade leva ao aparecimento de sintomas de podridão apical;
rachaduras com umidade insuficiente.
A variedade não é cultivada apenas em terras privadas, é cultivada em escala industrial em fazendas, por ser altamente lucrativa e justificar o investimento muitas vezes.
As principais qualidades da fruta
Frutos verdes arredondados com nervuras fracas pesando de 80 a 120 gramas e mais (peso recorde de 330 g) são coloridos de verde claro com escurecimento visível no pedúnculo. Na fase de maturidade técnica e fisiológica, assumem uma cor rosa escuro intenso com transição para um tom escarlate ou quase carmim. Os tomates marrons amadurecem bem no peitoril da janela ou em uma sala completamente escura, dispostos em 1 camada.
Características do sabor
Polpa densa e suculenta de tonalidade rosa-avermelhada, sem aguada excessiva, contém 3,5-4,3% de matéria seca. A pele é fina, mas firme. O sabor é bastante adocicado, pois há pelo menos 4% de açúcares por 100 g de polpa. O ácido é quase imperceptível, embora esteja presente com moderação. A seção mostra 4 câmaras de sementes.
Amadurecimento e frutificação
O tomate pertence a variedades de meia temporada, o período de amadurecimento aproximado é de 101-109 dias, mas indicadores mais específicos dependem da região de cultivo.
Produção
A variedade é considerada de alto rendimento e os indicadores variam dependendo do local de cultivo, mas em todos os lugares os números são decentes.Por exemplo, na região de Volgo-Vyatka, de 150 a 470 centners por hectare são removidos, o distrito da Sibéria Ocidental mostra resultados estáveis de 214-471 centners por hectare. Rendimentos igualmente impressionantes no Extremo Oriente, Ural e outros distritos.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As datas de semeadura das mudas dependem da época de plantio das mudas jovens em local permanente - são diferentes em todas as regiões. A semeadura de mudas é realizada em um mês e meio a dois meses. Não se esqueça que Demidov dá frutos com sucesso usando a semeadura direta no solo. Então, nos distritos do sul, no início de maio, nos distritos do norte - no final do mês.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Durante o plantio das mudas de Demidov, costumam aderir ao esquema 50x60 cm, pois os arbustos, embora baixos, são bastante potentes. Ao semear as sementes diretamente no solo, é recomendável manter a mesma distância.
Crescendo e cuidando
Se a escolha for interrompida no cultivo da variedade por mudas, o algoritmo de medidas é o padrão. O solo da muda deve ser solto, equilibrado em termos de composição e acidez. Se você não tem experiência suficiente para compilar sozinho o solo, o mais correto é comprá-lo em uma loja, principalmente por ser barato. As mudas devem ser regadas moderadamente para não estragar as plantas fracas com umidade excessiva. É aconselhável substituir parte da irrigação por umedecimento, borrifando folhagem e solo (para mudas jovens, é muito mais importante não solo úmido, mas umidade suficiente). Você deve prestar atenção a este parâmetro se o ar do apartamento estiver muito seco. Você pode colocar um umidificador próximo a gavetas e copos.
Como não adianta ocupar o lugar de Demidov na estufa, deixando-o com variedades mais exigentes, então falaremos sobre as condições e requisitos do jardim.
Para o cultivo a céu aberto, o local é escolhido de acordo com os parâmetros clássicos:
boa iluminação;
fertilidade do solo;
permeabilidade do solo ao ar;
nível de acidez (deve ser neutro).
A melhor época para o transplante é considerada aquela em que a ameaça de geadas recorrentes já passou. Nesse momento, todas as atividades preparatórias com o site devem ser concluídas. Solos argilosos pesados são soltos pela introdução de cascas de cereais para cavar. O mais útil é a casca de trigo sarraceno. Não só torna o solo mais solto e leve, mas também o enriquece com minerais e vitaminas. Além disso, atrai minhocas de toda a região com seu aroma. Se as áreas vizinhas não tiverem esse "doping", podemos dizer com segurança que as minhocas de lá logo passarão para a horta com cascas. O solo azedo deve ser desoxidado adicionando farinha de osso ou dolomita, giz. O solo nas covas é enriquecido com matéria orgânica, superfosfato, cinza de madeira ou fertilizantes minerais complexos. O cuidado adicional consiste na rega oportuna, que é interrompida após o início do amadurecimento em massa da cultura. E também capina, alimentação, tratamentos preventivos são necessários.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A forte imunidade da variedade, sua resistência a diversos tipos de doenças são conhecidas há muito tempo, o que explica sua popularidade. No entanto, o tomate não consegue lidar com as pragas sozinho. Com base nisso, além de prevenir a ocorrência de possíveis doenças, o tratamento com inseticidas e fungicidas se faz necessário. Além disso, os frutos estão sujeitos a rachar se houver falta de umidade ou transbordamento.
Resistente a condições climáticas adversas
Demidov é conhecida como uma variedade adequada para cultivo em qualquer clima, exceto no Ártico. Portanto, tolera perfeitamente o calor e o frio, mudanças bruscas nas temperaturas diárias.
Regiões em crescimento
Inicialmente, a variedade foi adaptada às condições das regiões Volgo-Vyatka, West Siberian, East Siberian e Extremo Oriente, mas posteriormente mostrou sua viabilidade em todas as regiões do país.