- Autores: Andreeva Evgeniya Nikolaevna, Sysina Elena Artemyevna, Nazina Sofia Luisovna, Bogdanov Kirill Borisovich, "GISOK" Selection and Seed Company "
- Ano de aprovação: 1998
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 120
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Boa
De Barao Golden é uma das variedades indeterminadas universais adequadas para enlatados e consumo fresco. Os tomates são cultivados ao ar livre e em todos os tipos de estufas. Os frutos são altamente decorativos, comercializáveis e transportáveis.
História de criação
A variedade foi aprovada para uso em 1998. Os criadores são E. N. Andreeva, E. A. Sysina, S. L. Nazina, K. B. Bogdanov - criadores de LLC "Companhia de reprodução de sementes" GISOK ".
Descrição da variedade
Arbustos altos e altamente ramificados (a partir de 200 cm) são cobertos por uma densa folhagem verde-escura com um grau médio de ondulação.
Características e benefícios da variedade:
- capacidade de amadurecimento;
- apresentação e manutenção de qualidade suficiente;
- tolerância à sombra, alongamento da frutificação;
- despretensão, produtividade, versatilidade, forte imunidade.
Se falarmos sobre as deficiências, então existem algumas delas:
- o arbusto requer espaço livre;
- beliscar e modelar obrigatórios;
- o tomate precisa de um suporte sério ou de uma treliça estável.
As flores amarelas são coletadas em inflorescências simples, a primeira das quais é colocada sobre 9-11 folhas, todas as subsequentes - por meio de 3 estacas.
As principais qualidades da fruta
Frutos pequenos (79–83 g) ovais têm uma pequena depressão na base. Os tomates, verdes ainda verdes, à medida que amadurecem, adquirem uma bela tonalidade amarela, às vezes limão. O fruto possui duas câmaras de sementes com poucas sementes. O teor de matéria seca é de cerca de 5%.
Características do sabor
Doce, com acidez perceptível e agradável, a polpa suculenta é recoberta por uma densa casca lisa, lustrosa, o que torna os frutos da variedade aptos para o armazenamento e transporte a longo prazo.
Amadurecimento e frutificação
O ouro De Barão pertence à categoria de maturação média, o prazo de maturação declarado é de 120 dias. A colheita começa em agosto - setembro.
Produção
A variedade de alto rendimento dá 6,2–6,4 kg por metro quadrado e 4–5 kg por arbusto, mas este não é o limite - uma boa tecnologia agrícola pode aumentar significativamente o desempenho.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Qualquer tipo de De Barao é cultivado em mudas, semeando sementes de 1 a 15 de março e plantando mudas prontas em uma estufa no início - meados de maio, e em uma horta - em maio - junho. Termos mais precisos dependem do microclima de uma área particular. Mesmo em um distrito ou região, pode variar muito. Por exemplo, o Território de Krasnoyarsk, onde as condições para o tomate são bastante adversas. Ao mesmo tempo, Minusinsk Hollow e a cidade de Minusinsk são chamadas de paraíso do tomate, onde muitas variedades deliciosas são cultivadas. Os tomates são plantados lá muito mais cedo do que em outras partes da região.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio ideal para plantas tão poderosas é 40x60 cm, não mais do que duas raízes por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
A despretensão da planta permite que seja plantada não só em estufas, mas também em campo aberto, mesmo nos Urais, na Sibéria e no Extremo Oriente. No entanto, as estufas em regiões frias permitem que a variedade revele mais plenamente o seu potencial de frutificação.
As mudas são cultivadas da maneira tradicional, como outras variedades. Antes do plantio em local permanente, as mudas são endurecidas, acostumando-as à temperatura ambiente e à luz natural.
O solo para tomates deve ter um nível de acidez neutro. Solo acidificado é desoxidado com farinha de osso e dolomita, giz, cal, gesso.
A matéria orgânica é introduzida no solo durante a escavação do outono, é desejável que seja estrume - durante o inverno ele irá moer, adquirir a condição desejada. Na primavera, a matéria orgânica é introduzida na forma de composto, húmus, excrementos de pássaros, fertilizantes minerais complexos para tomates e cinzas de madeira são adicionados. As estacas são instaladas nos orifícios para suporte futuro, se uma treliça não for fornecida. O cuidado adicional consiste em regar, remover ervas daninhas, higienizar.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate tem boa resistência à requeima, mas está sujeito à podridão de copa, podendo também sofrer de pragas como pulgões, tripes, ursos e lesmas, sendo estas últimas as mais perigosas para a planta. A fim de proteger De Barao de danos, tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas devem ser usados.
Resistente a condições climáticas adversas
O ouro De Barão cresce bem e dá frutos com qualquer método de cultivo nas regiões do sul. No entanto, a baixa resistência a mudanças bruscas de temperatura, ondas de frio e períodos de chuva permite o cultivo da variedade em regiões frias apenas em condições de casa de vegetação.
Regiões em crescimento
A variedade está adaptada ao clima difícil de áreas agrícolas de risco. Estas são as regiões Norte, Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, bem como a Região Central da Terra Negra, o Norte do Cáucaso, o Médio Volga, o Baixo Volga, Ural, a Sibéria Ocidental, a Sibéria Oriental e as regiões do Extremo Oriente.