- Autores: Andreeva E.N., Sysina E.A., Nazina S.L., Bogdanov K.B., Ushakova M.I.
- Ano de aprovação: 1999
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: maturação tardia
- Tempo de amadurecimento, dias: 115-120
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Boa
- Tamanho do arbusto: alta
O tomate De Barao preto pertence a um popular grupo de variedades que se diferenciam apenas na tonalidade da casca. Está oficialmente incluído no registro estadual da Federação Russa, é recomendado para cultivo em lotes domésticos particulares, não é muito comum em fazendas. A cor invulgar da fruta confere-lhe um apelo especial.
História de criação
A variedade foi registrada em 1999, após passar em testes. A sua seleção foi realizada pela OOO GISOK em Moscou, com a participação de um grupo de criadores experientes.
Descrição da variedade
A variedade pertence a caules fortes indeterminados, altos, direitos, atingindo uma altura superior a 200 cm.O arbusto distingue-se pela ramificação e folhagens médias. Está coberto de rebentos verdes, as folhas são mais escuras. As inflorescências são simples, são colocadas acima de 9-11 folhas, alternando a partir das 3. O pedúnculo é formado com uma articulação.
As principais qualidades da fruta
A cor de um tomate maduro é incomum, marrom-púrpura. Os frutos são leves, pesam até 58 g, ovóides. A pele é lisa, com carne densa por baixo.
Características do sabor
O tomate preto De Barão tem um gosto bom. É utilizado em saladas e na culinária, devido ao seu pequeno tamanho, pode ser conservado inteiro. O alto teor de açúcar confere ao fruto uma doçura.
Amadurecimento e frutificação
A colheita começa em agosto-setembro. Um tomate de amadurecimento tardio precisa de 115-120 dias para amadurecer completamente a partir do momento da germinação. Mas sua frutificação se distingue pela abundância e duração.
Produção
De Barao preto rende até 8 kg / sq. m. Isso está acima da média. A variedade é considerada de alto rendimento.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura para cultivo em estufa deve ser iniciada com antecedência. Isso geralmente é feito no máximo 70-75 dias antes da transferência esperada das plantas para o terreno aberto. Recomenda-se iniciar a semeadura em meados de fevereiro. A transferência para as estufas ocorre no final de abril.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema padrão envolve a colocação de no máximo 4 arbustos por 1 m2.
Crescendo e cuidando
O Tomate De Barao preto é adequado para o plantio em estufas de plástico e em terreno aberto. Arbustos altos precisam de uma liga obrigatória, removendo enteados desnecessários. Ao crescer em uma estufa, o abrigo deve ser feito o mais alto possível. Os rebentos continuam a crescer ao longo da estação de cultivo.Recomenda-se a formação do arbusto em 1 ou 2 hastes, assim é garantida a frutificação abundante.
Para o desembarque, não é necessário escolher áreas ensolaradas e bem iluminadas. As plantas crescem bem à sombra. Mas eles precisam de proteção contra o vento, caso contrário, os galhos podem quebrar em campo aberto. O solo deve ser solto e fertilizado com antecedência. No momento em que os tomates são plantados, o solo deve aquecer bem.
A pinça de plantas jovens é realizada após pelo menos 5-7 grupos de flores terem sido formados. A pastagem é mantida durante todo o período vegetativo, repetida semanalmente, manualmente, para evitar a transmissão de doenças através das ferramentas. Após a finalização da formação dos frutos, deve-se realizar a retirada completa das folhas sob as escovas, a fim de preservar a resistência dos arbustos para o seu amadurecimento.
Quando cultivadas em terreno aberto, as plantas recebem cobertura morta, isolando a zona da raiz. Caso contrário, os tomates são bem aclimatados, toleram com sucesso as flutuações das temperaturas atmosféricas diurnas e noturnas.
O tomate De Barão preto responde bem à fertilização e rega. Umedeça o solo na estufa não mais do que 2 vezes por semana, em manhãs frescas ou à noite. A cada 14 dias, a zona da raiz é afrouxada, seguida por uma mudança de cobertura morta. Os fertilizantes são aplicados três vezes durante a temporada - primeiro orgânico, depois minerais. Durante o período de floração, pulverizar com uma solução de ácido bórico (10 mg por 1 litro de água) será útil.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Em termos de resistência à requeima, a variedade está entre as melhores. Ele é fracamente suscetível a esta doença, bem como à podridão de topo. O tomate está sujeito à infecção por cladosporium em estufas. A podridão do vértice ocorre quando há nutrição insuficiente. Como medida de tratamento e prevenção, utiliza-se a pulverização com solução de nitrato de cálcio.
Às vezes, o preto De Barão é afetado pela mancha preta. Se forem detectados sinais desta doença, é necessário processar os arbustos. Medicamento adequado "Fitolavin" ou opções semelhantes. Entre as pragas comuns às plantas, encontram-se as lesmas - são coletadas manualmente e também destruídas por pulverização com uma solução de pó de mostarda. Além disso, o besouro da batata do Colorado pode aparecer nos arbustos, o que é combatido com a ajuda de produtos químicos e destruição física.
Regiões em crescimento
A variedade é zoneada para cultivo na maioria das regiões da Rússia - dos Urais ao Extremo Oriente. É cultivado com sucesso na região de Moscou, na região de Leningrado. Na região central da Terra Negra e no norte do Cáucaso, o cultivo é realizado sem cobertura de filme.
Visão geral da revisão
De acordo com os jardineiros, o De Barao black apresenta vantagens óbvias em relação a outras subespécies desta variedade devido ao seu alto rendimento. Além disso, os jardineiros prestam atenção ao sabor invulgar e muito vivo das frutas, agradáveis na hora de comer. A forma elegante e bonita também lhes confere um apelo especial. A excelente qualidade de conservação permite que você mantenha os tomates por muito tempo em casa. No processo de crescimento, os frutos não racham, retêm a maciez e integridade da casca e são adequados para posterior congelamento.
Apesar das recomendações dos criadores para manter uma planta de 1-2 hastes, a maioria dos jardineiros prefere deixar 3-4 brotos principais. Isso reduz a atividade de escalada. Os moradores do verão também praticam o plantio de enteados desde os primeiros brotos - amarram as escovas bem mais baixo, crescem mais devagar, ganham não mais que 1 m, o amadurecimento da safra acelera. As desvantagens relativas incluem o início tardio da frutificação em campo aberto - amadurecem em outubro.