- Autores: Kachainik V.G., Gulkin M.N., Karmanova O.A., Matyunina S.V.
- Ano de aprovação: 2018
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-120
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: 180-200
- Sai: longo, de cor verde escuro
O Tomato De Barão apareceu pela primeira vez no Brasil. Na Rússia, suas subespécies domésticas, que se distinguem pelo excelente rendimento, ganharam popularidade.
História de criação
Em 2016, foi apresentado um pedido de inclusão no Registo Estadual de uma nova variedade de tomate. Esta colheita acabou por ser o tomate real De Barao. A originadora foi a empresa moscovita "Aelita", principal fornecedora de sementes para o mercado interno. Os autores foram os criadores Kachainik V.G., Gulkin M.N., Karmanova O.A., Matyunina S.V. Em 2018, após dois anos de testes, a nova variedade foi aprovada no registro.
Descrição da variedade
A variedade pertence a safras indeterminadas, o que significa que o crescimento do caule será ilimitado. Em média, forma-se um arbusto com um comprimento de 180-200 cm, o que é suficiente para a frutificação normal. Uma vez que a planta está crescendo ativamente, ela deve ser amarrada a pinos em tempo hábil.
O caule é poderoso, espesso e bem desenvolvido. As folhas são médias, longas e alongadas, a ponta é pontiaguda. A placa frontal é verde escura. Possui veias bem definidas e seção média. O dorso da folha é verde claro. As folhas podem enrolar ou queimar sob a luz solar direta.
A primeira inflorescência é formada em 8-9 folhas do nível do solo, as subsequentes - a cada 2. Em um arbusto, de 8 a 10 escovas podem se formar. Até 8 frutas são amarradas na mão. O número recomendado de hastes é 1-2.
Os aspectos positivos da cultura incluem:
- produção;
- qualidades de sabor;
- validade;
- versatilidade;
- resistência a várias doenças;
- transportabilidade;
- condição comercializável;
- boa tolerância às mudanças de temperatura.
Das desvantagens, pode-se notar:
- beliscar;
- amarrar a um suporte;
- rega e alimentação regulares normalizadas.
As principais qualidades da fruta
No formato, os frutos são oblongos ou elípticos. Quando totalmente maduro, o tomate adquire uma cor vermelho-framboesa. Em média, o peso de um vegetal é de 150 g. Também existem exemplares maiores, de 170 g.
A casca é fina, mas suficientemente firme para não rachar. No entanto, não é sentido quando consumido. A pele é lisa, mas alguns tomates apresentam uma leve nervura. A polpa é suculenta, carnuda, praticamente ausente a aguada. No interior, geralmente são formadas 2 grandes câmaras de sementes. Eles estão total ou parcialmente obstruídos com sementes de tamanho médio, que não são perceptíveis nos alimentos.
O tomate é consumido fresco. Adequado para enlatamento de frutas inteiras ou decapagem, fazendo molhos, sucos e pastas de tomate.
Características do sabor
O tomate De Barao tem um sabor real - doce, rico, com um leve acidez.
Amadurecimento e frutificação
A variedade De Barao Tsar pertence às variedades de meia temporada com um período de maturação de 110-120 dias. A colheita ocorre em agosto-setembro.
A peculiaridade da variedade é que os frutos verdes retirados amadurecem bem em ambiente escuro e quente, sem perder o sabor.
Produção
Os jardineiros relatam uma colheita boa e estável.De 1 m2 é removido de 11 kg em campo aberto e de 13 kg de 1 m2 em estufas. O rendimento da variedade depende diretamente do cuidado e da alimentação oportuna.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes são semeadas em caixas de mudas, pré-embebidas em água derretida e tratadas com permanganato de potássio. A profundidade da cova não ultrapassa os 2 cm .Após a semeadura, despeja-se o solo em abundância com água morna, tudo é coberto com um filme e colocado no peitoril da janela. A temperatura da sala deve ser de +22 graus. Após 5 a 8 dias, as sementes eclodirão e o filme pode ser removido.
As mudas precisam de luz solar e, caso não seja suficiente, deve-se instalar uma lâmpada ultravioleta. O horário de luz do dia para a formação normal de arbustos deve ser de pelo menos 15 horas.
A rega é feita através de um borrifador uma vez por semana. O curativo de cobertura é aplicado na forma líquida após a rega.
O mergulho deve ser feito após o aparecimento de várias folhas fortes. Neste momento, é necessário monitorar adequadamente as mudas para que não iniciem o crescimento ativo. A temperatura ambiente não deve ser superior a +18 graus, caso contrário, o caule crescerá rapidamente.
10 dias antes do plantio no solo, as mudas são levadas para fora para aclimatação. O transplante é realizado depois que a temperatura diária sobe acima de 16 graus, e as condições climáticas não prenunciam geadas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Antes de plantar as mudas, a terra é desenterrada e fertilizada. Durante o dia, o local é abundantemente derramado de água. Para fazer covas não deve ter mais de 15 cm de profundidade, o melhor é escolher uma distância de 70 cm entre os arbustos e plantá-los enfileirados, se possível. Isso facilitará a colheita e abrirá o acesso de todos os lados ao mato. Isso tornará mais fácil amarrar os arbustos a estacas ou treliças.
Crescendo e cuidando
Para que o rendimento seja bom, alguns pontos agrotécnicos devem ser observados.
- Imediatamente na hora do plantio das mudas no solo, as mudas são aprofundadas no solo até a primeira folha. Isso é necessário para que o sistema radicular se enraíze melhor e se fortaleça.
- A variedade deve ser regada no horário, ou seja, 2 a 3 vezes por semana. A rega é necessária abundante e profunda, o solo deve ser molhado 20 cm para baixo. Toda a água deve ser concentrada na raiz. As folhas não devem ser derramadas, pois podem se queimar.
- Se os verões são secos, você pode usar uma cobertura feita de serragem, turfa, grama seca ou palha. A cobertura morta impedirá a evaporação excessiva de umidade no solo e reterá água.
- A Grasshopping é feita regularmente, pois o arbusto cresce rapidamente.
- Você pode amarrar um caule e galhos nas estacas. Isso ajudará a evitar quebras.
- A cobertura é realizada várias vezes por temporada. A primeira é realizada uma semana após o plantio das mudas no solo. É melhor usar minerais contendo nitrogênio ou nitroammofos. Durante a formação dos ovários, o potássio e o fósforo são usados para aumentar os rendimentos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Na maioria das vezes, a variedade real De Barao sofre uma invasão:
- Besouro da batata do Colorado;
- mosca branca;
- podridão superior.