- Autores: Chulkov N.I., Popova L.N., Arinina L.P., Popov V.I.
- Ano de aprovação: 1992
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 103-109
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Alto
A variedade de tomate alface Dar Zavolzhya foi aprovada para uso em 1992 e, desde então, ganhou popularidade especial tanto entre os proprietários de fazendas subsidiárias pessoais quanto em grandes complexos agrícolas. Seu valor especial é atribuído à sua capacidade de um rendimento da safra harmonioso, boa comercialização e transportabilidade. A coleta de frutas não requer visitas frequentes à estufa ou ao local.
Descrição da variedade
A dádiva da região Trans-Volga pertence às variedades universais de tomate, voltadas para o cultivo em campo aberto. Os arbustos são subdimensionados, atingindo não mais que 50-70 cm de altura. Os rebentos são cobertos por folhas verdes claras de tamanho médio. Os ramos do arbusto são baixos. As inflorescências são simples, são colocadas a partir da área acima das 6 a 7 folhas, depois alternam em 1 ou 2 folhas.
A variedade forma folhagem de acordo com o tipo de batata. Floresce junto, independentemente das condições de cultivo. Plantar em estufa ou sem abrigo também não afeta a frutificação.
As principais qualidades da fruta
Os tomates maduros desta variedade são cobertos por uma casca lisa de cor laranja avermelhada. Frutos grandes e arredondados atingem um peso de 75 a 102 g A polpa sob a pele é densa.
Características do sabor
As frutas frescas desta variedade de tomate têm bom sabor, que não se perdem na hora do enlatamento. Doçura moderada é combinada aqui com a suculência e leve acidez de um tomate maduro. As frutas são amplamente utilizadas na produção industrial de alimentos enlatados, na fabricação de ketchups e molhos, frescos utilizados em saladas.
Amadurecimento e frutificação
A variedade intermediária amadurece em 103-109 dias. As datas de colheita variam de 1 a 30 de agosto, dependendo da região.
Produção
Até 5 kg de tomates são obtidos do mato. Com o cultivo industrial, o rendimento é de 308-472 c / ha.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A variedade permite começar a semear de 10 a 20 de março. Eles são transferidos para campo aberto após cerca de 55 dias. Nesse caso, as datas de desembarque devem ser orientadas para 10 a 20 de maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A dádiva da região do Volga forma arbustos que não se espalham muito. Sua densidade de plantio chega a 4-5 plantas por 1 m2. O padrão é o esquema com distância de 60 × 40 cm.
Crescendo e cuidando
A variedade Dar Zavolzhya é adequada para cultivo tanto em campo aberto como em casa de vegetação. Recomenda-se colocar composto e cinzas de madeira nos buracos (cerca de 1 colher de sopa. L.). Além disso, a frequência da alimentação varia de 14 a 30 dias. É melhor alternar a introdução de substâncias orgânicas e minerais, sem esquecer a saturação do solo com nitrogênio.As plantas precisam ser pinçadas à medida que se desenvolvem. Normalmente não é necessária uma liga, mas pode ser feita com frutificação abundante para aliviar o estresse no arbusto.
Nas regiões do sul da Federação Russa, a semeadura direta em campo aberto é praticada. Em climas mais frios, eles são plantados em um substrato de solo especial. Recomenda-se não usar um recipiente comum, mas semear imediatamente em recipientes individuais. Até o surgimento dos brotos, as plantas são mantidas sob uma película, regadas periodicamente. Nesta fase, é importante manter um nível de umidade de cerca de 70-80% na sala a uma temperatura de +20 graus.
As mudas são regadas com água morna, mantendo uma umidade moderada do solo. Ao compactar o solo na zona da raiz, o afrouxamento é executado. As mudas são fertilizadas com soluções líquidas especiais para tomates em intervalos de 10-14 dias. Se no futuro as plantas forem colocadas em campo aberto, a partir do início de maio elas gradualmente começam a endurecer.
Após o plantio em um local permanente, os tomates Dar Zavolzhie requerem rega regular em intervalos de 2-3 dias. Você só pode usar água de poço aquecida ao sol ou água da torneira decantada. Usar fibra agrícola ou cobertura morta pode ajudar a reduzir a frequência de rega.
A fertilização é feita regularmente, mas sem o uso de esterco de vaca - estimula muito o crescimento da massa verde. Você pode substituí-lo por húmus, usando para cada alimentação pelo menos 1-2 kg de substrato nutritivo em combinação com 200 g de cinzas. Então, após 2 semanas, você pode fertilizar com um complexo de potássio-fósforo. O superfosfato e a ureia também são adequados.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade de tomate é resistente à Alternaria, é tolerante à Septoria. Em geral, a imunidade é avaliada como boa, só é importante prestar atenção à prevenção da requeima. Os arbustos são examinados regularmente, quando aparecem os primeiros sinais de escurecimento das folhas, são borrifados com os preparados Fitosporin, Fundazol. Como medida preventiva, vale a pena utilizar a ventilação regular da estufa, recusa de adensamento excessivo das plantações. Para reduzir o risco de infecções fúngicas, a descontaminação obrigatória do inóculo também é praticada.
Regiões em crescimento
Os criadores declaram a variedade como zoneada para cultivo na Região Central da Terra Negra, no Extremo Oriente, na região do Baixo Volga e no Norte do Cáucaso.
Visão geral da revisão
De acordo com os jardineiros, o Dar da região do Volga pode ser descrito como uma variedade que pode facilmente suportar qualquer capricho do clima. Os arbustos praticamente não são afetados por doenças, crescem bem ao sol e em sombra moderada. Os frutos são elogiados pelo sabor agradável, mantendo a qualidade e maturando com sucesso mesmo em campo aberto. Note-se que os tomates não racham, permanecendo adequados para enlatar ou rechear. Os frutos dão sementes suficientes para a reprodução independente, não aparecem sinais de degeneração da cultura nesse material.
As desvantagens da variedade são chamadas de alta necessidade de fertilização. Além disso, o crescimento do rebento desacelera com o tempo frio, o que pode afetar a velocidade de formação do ovário.